A equipa da 17ª Jornada da Liga 24/25

-

A ronda trouxe-nos muitos golos, jogos de grande nível, como o Vitória-Sporting, uma surpresa das grandes, que foi a vitória do Braga no Estádio da Luz, e um jogo adiado na Choupana devido ao nevoeiro, algo que já é tudo menos uma novidade. Nesta jornada tivemos o quarto 10.0 da época, um atacante que fez um “hat-trick”, mas no geral, os GoalPoint Ratings até foram modestos.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 24/25: Jornada 17

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-17-Primeira-Liga-202425-1-infog

Patrick Sequeira 10.0 MVP semanal 👑
MVP do #CPACFCF

A quarta nota máxima da temporada na Primeira é de Patrick Sequeira. O guarda-redes costa-riquenho do Casa Pia realizou uma exibição portentosa na recepção ao Famalicão, batendo os recordes da prova de defesas (13) e defesas a remates na grande área (10), travou cinco disparos a menos de oito metros, parou três ocasiões flagrantes e evitou 1,3 golos (defesas – xSaves). Incrível.

Víctor Gómez 6.7 

Com Horta em terrenos mais interiores, jogou aberto na direita para fazer todo o corredor do Braga. O lateral-direito espanhol fez um bom jogo defensiva e ofensivamente, assistindo Fran Navarro para o golo inaugural dos minhotos numa das duas ocasiões que criou.

GoalPoint-2025-01-04-Benfica-Braga-Away-Víctor-Gómez-Primeira-Liga-202425-MVP

João Goulart 7.0

A ajudar Sequeira na retaguarda do Casa Pia esteve João Goulart. O central não só marcou o golo da sua equipa, como ganhou nove de 15 duelos, incluindo os três aéreos ofensivos, e somou oito acções defensivas.

GoalPoint-2025-01-05-Casa-Pia-Famalicao-Home-João-Goulart-Primeira-Liga-202425-MVP

Cláudio Falcão 7.4 

O brasileiro vai na quinta presença nos “onzes” da jornada esta temporada. No empate algarvio ante o Santa Clara, Falcão ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou, fez quatro intercepções e bateu o recorda da Liga em acções defensivas, com nada menos que 24, fruto, sobretudo, dos incríveis 19 alívios (também máximo da prova).

GoalPoint-2025-01-05-Santa-Clara-Farense-Away-Cláudio-Falcão-Primeira-Liga-202425-MVP

Robson Bambu 7.5
MVP do #SLBSCB

O central brasileiro foi decisivo para o triunfo dos bracarenses, ao marcar o primeiro golo da carreira num canto onde conseguiu cabecear sozinho para o fundo das redes de Trubin, deixando o resultado em 0-2 já perto do intervalo. Não foi só determinante ofensivamente, mas também defensivamente, tendo começado a partida como central do lado direito, teve de ocupar a posição central, na sequência da saída por lesão de Niakaté aos 31 minutos, passando a assumir a liderança do trio de centrais. Foi o jogador que completou mais alívios na partida (7), com mais remates bloqueados (3) e ganhou três dos quatro duelos aéreos defensivos que disputou. Nenhum jogador completou mais acções defensivas (15) na partida.

Rafa Soares 6.8

O lateral-esquerdo foi um dos principais catalisadores da avalancha ofensiva do Famalicão que esbarrou no “muro” Patrick Sequeira. Rafa criou uma ocasião flagrante em sete passes para finalização (segundo valor mais alto da Liga), teve sucesso em três de seis tentativas de drible e registou três bloqueios de passe/cruzamento.

GoalPoint-2025-01-05-Casa-Pia-Famalicao-Away-Rafa-Soares-Primeira-Liga-202425-MVP

Facundo Cáseres 6.9
MVP do #GVFCRAFC

O médio argentino foi a figura do empate entre Gil Vicente e Rio Ave. Cáseres ganhou 11 de 16 duelos, erro apenas três de 62 passes, acumulou nove recuperações de posse e trabalhou muito, assinando cinco desarmes (máximo do jogo) e dois bloqueios de remate.

Jaume Grau 7.4
MVP do #MFCAVS

O jogo em Moreira de Cónegos esteve longe de ser brilhante e terminou em empate. O MVP desse jogo foi o espanhol Jaume Grau, que fez o golo dos avenses, somou três recuperações de posse e registou o máximo (partilhado) de recuperações de posse (6).

Xeka 7.9
MVP do #CFEAEPF

Assolado por lesões nos últimos anos, Xeka regressou, finalmente, na sua melhor condição e fez logo a diferença, na grande vitória do Estoril Praia por 4-2 na reboleira. O médio fez um golo, uma assistência e recuperou nove vezes a posse de bola.

Óscar Aranda 7.1 

No ataque do Famalicão, Aranda esteve em grande destaque. O espanhol marcou o golo da sua equipa e esteve sempre irrequieto, com dois dribles completos em quatro tentados.

GoalPoint-2025-01-05-Casa-Pia-Famalicao-Away-Óscar-Aranda-Primeira-Liga-202425-MVP

Viktor Gyökeres 9.0
MVP do #VSCSCP

Após fechar 2024 como o melhor marcador a nível mundial com 62 golos, o sueco fez “reset” ao contador para 2025 e reabriu as hostes com um “hat-trick” em três remates, uma eficácia de 2,2 (golos – xG)Recebeu 13 passes progressivos, máximo dos “leões” (menos um que Kaio César, máximo da partida), a maioria pelo corredor central, e “sacou” dois cartões amarelos.

Outros jogadores à porta do “onze”

Ricardo Velho (Farense) 7.5

Alexander Bah (Benfica) 6.6

Os tops da jornada

GoalPoint-Tops-Jornada-17-Primeira-Liga-202425-infog

São estes os melhores da 17ª jornada da Primeira Liga 24/25, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 24/25 | J17SUMGPRMVPPASXG
4-4
1-1
1-2
1-3
0-0
1-1
2-4
1-1
-----

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.