A equipa da 20ª Jornada da Liga bwin 22/23

-

A 20ª jornada ficou marcada pelo “clássico” entre Sporting e Porto. Os homens da Invicta saíram por cima no embate de Alvalade, com um 2-1 final, numa partida que teve poucos desempenhos individuais de grande monta, como é normal nestes jogos. Ainda assim, os “dragões” colocam dois elementos no “onze” GoalPoint Ratings, num lote de nomes que tem ainda quatro saídos do encontro antecipado da ronda, entre Paços de Ferreira e Benfica, disputado a 26 de Janeiro.

O XI GoalPoint Ratings da Liga bwin 22/23: Jornada 20

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-20-Liga-Bwin-202223-infog

Fabijan Buntić 7.4
MVP do #FCVGDC 

Mais um jogo de grande qualidade do guardião vizelense. Perante um Chaves desfalcado, mas que sabe, como poucos, jogar fora de casa, o Vizela sofreu alguma pressão ofensiva e Buntić teve de se aplicar, com cinco defesas, quatro a remates na sua grande área, tendo evitado 1,2 golos (defesas – xSaves).

GoalPoint-2023-02-10-Vizela-Chaves-Home-Fabijan-Buntić-Liga-Bwin-202223-MVP

Juan Delgado 7.0

O lateral-direito pacense foi o melhor dos anfitriões, forte a defender, mas também a atacar. O chileno fez um passe de ruptura, teve sucesso em dois de três cruzamentos, somou dois passes super aproximativos, sofreu o máximo de faltas no jogo (5) e acumulou dez acções defensivas, com destaque para três desarmes e três bloqueios de passe/cruzamento.

GoalPoint-2023-01-26-Pacos-Benfica-Home-Juan-Delgado-Liga-Bwin-202223-MVP

Carlos Ponck 7.1

Exibição determinada do central flaviense. Com muitas baixas para a visita a Vizela, o Chaves, ainda assim, realizou um belo jogo e Ponck foi um dos responsáveis pelo nulo. O defesa esteve muito bem nos lances pelo ar, com quatro duelos aéreos ganhos em cinco, e somou 13 acções defensivas, com destaque para cinco intercepções e dois bloqueios de remate.

GoalPoint-2023-02-10-Vizela-Chaves-Away-Carlos-Ponck-Liga-Bwin-202223-MVP

René Santos 7.4
MVP do #CSMSCB

O Marítimo perdeu 2-1, continua em situação muito complicada, mas deu muito trabalho ao Braga, terminando mesmo com números globais superiores. No que faltou em capacidade ofensiva, sobrou em defensiva, em especial por René Santos. O central fez a assistência para o golo insular, fixou o máximo de desarmes (6) e alívios (7), num total de 18 acções defensivas, e registou também o número mais alto de recuperações de posse (14).

Álex Grimaldo 7.1

As notícias apontam cada vez mais para o adeus do espanhol no final da temporada, mas até lá vai espalhando qualidade. Desta feita mais um golo de livre directo, a inaugurar o marcador, ao qual juntou sete passes ofensivos valiosos e seis cruzamentos, embora nenhum eficaz.

Dani Silva 6.9
MVP do #VSCPSC 

O Vitória minhoto está a atravessar um bom momento e o médio foi o MVP do triunfo sobre o Portimonense. Além de dominar nos lances pelo ar, com seis duelos aéreos ganhos em nove, somou ainda o máximo de desarmes (4) e de bloqueios de passe/cruzamento (3).

Matheus Uribe 7.7
MVP do #SCPFCP

O melhor em campo em Alvalade foi o homem que começou a decidir o “clássico”. Matheus Uribe não só marcou o golo inaugural, como esteve incansável defensivamente, com seis recuperações de posse e 11 acções defensivas, das quais destacamos três desarmes e um bloqueio de remate.

Alan Ruiz 8.2 MVP semanal 👑
MVP do #FCACDSC

A grande figura da jornada. O argentino, que já passou pelo Sporting, está a realizar uma grande época, é presença regular nestes “onzes”, com três selecções nas últimas quatro rondas, e brilhou ante o Santa Clara. Excelente o golo que marcou, mas Ruiz foi também o mais rematador do jogo, com cinco disparos, três enquadrados, completou seis de sete tentativas de drible, acumulou sete acções com bola na área contrária e ainda ganhou três de seis duelos aéreos defensivos.

João Mário 7.4
MVP do #FCPFSLB

Mais uma jornada, mais um grande jogo de João Mário. Por vezes não se dá por ele, com aqueles “pés de veludo”, mas a verdade é que o médio esteve em todo o lado, sendo peça fundamental em toda a manobra benfiquista em Paços de Ferreira. O rating é reflexo de um golo, 90% de eficácia de passe, 77 acções com bola, uma condução super aproximativa e quatro desarmes.

Fredrik Aursnes 7.3

Belíssimo jogo do norueguês, que conseguiu um excelente rating final, mesmo tendo desperdiçado uma ocasião flagrante – no lance que acabou por dar o 2-0. Aursnes fez três remates, dois enquadrados, sete passes ofensivos valiosos, falhou somente quatro de 71 passes (94% de eficácia), registou o máximo de acções com bola na área contrária (6), recuperou sete vezes a posse e realizou três desarmes. Está em todo o lado.

Pepê 6.8

Excelente jogo do brasileiro, um dos maiores focos de desestabilização no ataque portista, ora à direita, ora como elemento mais adiantado dos homens da Invicta, como actuou em diversos momentos do segundo tempo. Além do golo que marcou, enquadrou dois dos três remates que fez, completou cinco de oito tentativas de drible e fez uma condução super aproximativa.

Outros jogadores à porta do “onze”

Paulo Vítor (Chaves) 7.1

Habib Sylla (Chaves) 7.0

David Simão (Arouca) 6.9

Bruno Onyemaechi (Boavista) 6.9

Cristian Borja (Braga) 6.8

Os tops da jornada

São estes os melhores da 20ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J20SUMGPRMVPPASXG
0-2
0-0
1-0
1-0
0-1
1-2
1-2
2-0
0-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.