A equipa da 5ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

A jornada 5 da Liga trouxe uma grande surpresa, a derrota do Braga por claros 3-1 em casa do Farense e também nos presenteou com algumas exibições de grande nível, nomeadamente de Gyökeres, Taremi e Boženík, este último um dos grandes responsáveis pela sensacional temporada do Boavista. Porém, há outros nomes em destaque. Segue o “onze” GoalPoint Ratings da ronda.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 5

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-5-Primeira-Liga-202324-infog

João Gonçalves 7.4 

O Boavista está em grande, é líder e voltou a golear. Ainda assim o seu guarda-redes teve bastante trabalho e mérito no segurar de uma vantagem construída em apenas 23 minutos e terminou com um excelente rating, fruto de oito defesas, máximo da jornada, tendo evitado 1,9 golos “certos” face ao esperado (defesas – xSaves).

Ousmane Diomande 7.9

Exibição para mais tarde recordar. O jovem central não só fechou a contagem de cabeça como ganhou três de cinco duelos aéreos defensivos, somando quatro desarmes.

Pepe 7.6

Foi o “patrão” e salvou a equipa em diversas situações, mormente na fase de maior ascendente do Estrela. O corte aos 80 minutos, que impediu que Ronald se isolasse perante Diogo Costa, foi disso exemplo. Acabou o jogo com 14 acções defensivas e dele a assistência para o único golo da noite.

João Tornich 6.9

Grande resultado do Portimonense em Guimarães. Os algarvios venceram de reviravolta e Tornich teve muito trabalho. Além dos três duelos aéreos defensivos ganhos (todos), acumulou 18 acções defensivas, com destaque para 14 alívios, máximo da jornada.

GoalPoint-2023-09-17-Vitoria-SC-Portimonense-Away-João-Tornich-Primeira-Liga-202324-MVP

João Reis 7.1

Foi a única novidade no “onze” e justificou a aposta com um remate, dois cruzamentos, cinco passes longos eficazes, seis passes progressivos, ganhou 17 duelos e carimbou 13 acções defensivas. Ao todo fez oito desarmes, máximo da jornada, e ainda quatro bloqueios de passe/cruzamento.

Pablo Roberto 7.6
MVP do #FCACPAC

Mais uma jornada, mais um desempenho de elevado nível. O médio dos “gansos” é um caso sério e voltou a ser MVP, desta vez em Arouca, com uma assistência e uma ocasião flagrante criada em cinco passes para finalização, dez passes progressivos, quatro dribles completos em sete tentados, quatro conduções progressivas, nove recuperações de posse, três desarmes e quatro intercepções. Impressionante.

Morten Hjulmand 7.6

Estreia a marcar do dinamarquês, através de um forte remate de fora da área. Hjulmand já antes havia ameaçado, com um disparo de longe ao ferro, e terminou com quatro desarmes e três intercepções.

Mohamed Belloumi 7.3
MVP do #SCFSCB

Mais um candidato a revelação da época. O argelino dinamitou o Braga com uma grande exibição em Faro, expressa em cinco remates, um golo, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e cinco bloqueios de passe/cruzamento.

Mehdi Taremi 9.0
MVP do #CFEAFCP

Saltou do banco ao quarto-de-hora e foi com ele em campo (descaído pela esquerda, como mostra o heatmap) que o ataque portista começou a ter outra fluidez. O iraniano baixava no terreno para organizar as movimentações ofensivas, muitas vezes a partir da esquerda, e depois aproximava-se das zonas de finalização. Aproveitou o lançamento de Pepe para fazer o primeiro golo nesta época. O avançado saiu de cena com dois remates, um golo, 48 acções com a bola, venceu dez duelos, perdeu oito, recuperou a bola em nove ocasiões, desperdiçou-a em outras tantas e foi responsável por excelentes 11 acções defensivas.

Viktor Gyökeres 9.3 MVP semanal 👑
MVP do #SCPMFC

A figura da jornada. A sua força e poder físico impressionam, quer nas arrancadas com bola quer nos duelos e jogo aéreo. Gyökeres marcou um golo, fez quatro remates, dois enquadrados, uma assistência, quatro passes para finalização (valor mais alto), 17 passes progressivos recebidos (máximo), nove acções com bola na área contrária, dois duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro, oito recuperações de posse e incríveis nove faltas sofridas, seis em zona de perigo e três que deram cartão amarelo para jogadores cónegos.

Róbert Boženík 8.6
MVP do #BFCGDC

Os “axadrezados” têm estado em grande e muito podem agradecer a Boženík. O eslovaco já leva cinco golos no campeonato e, na goleada ao Chaves, bisou (um dos golos foi de belo efeito), fez uma assistência, criou duas ocasiões flagrantes, e tudo tendo realizado apenas três passes!

Outros jogadores à porta do “onze”

João Marques (Estoril Praia) 7.4

Maxime Dominguez (Gil Vicente) 7.2

Kewin Silva (Moreirense) 7.2

Ricardo Batista (Casa Pia) 7.2

Morlaye Sylla (Arouca) 7.2

Rafa Silva (Benfica) 7.1

Carlinhos (Portimonense) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 5ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA PORTUGAL 23/24 | J5SUMGPRMVPPASXG
0-1
1-1
3-1
1-2
5-3
0-1
1-2
3-0
4-1

Placar imagens

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.