A equipa da 14ª Jornada da Liga Bwin 22/23

-

A última jornada do ano de 2022, a 14ª da Liga bwin 2022/23, trouxe a primeira derrota do líder Benfica no campeonato – e em jogos oficiais -, por esclarecedores 3-0, algo que por si só explica a ausência de jogadores “encarnados” no último “onze” GoalPoint Ratings do ano agora findo. Ao mesmo tempo comprovou a grande forma de FC Porto, Sporting e do próprio Braga, o que promete uma segunda metade da temporada de grande emoção. Bom Ano a todos os GoalPointers.

O XI GoalPoint Ratings da Liga Bwin 22/23: Jornada 14

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-14-Liga-Bwin-202223-infog

Luiz Júnior 7.4 

O primeiro triunfo fora de casa do Famalicão aconteceu em Chaves e com baliza inviolada. Um dos responsáveis pelo sucesso da equipa foi o guardião Luiz Júnior, que realizou uma extraordinária exibição, pautada por três defesas, uma delas a travar uma grande penalidade. Ao todo, o brasileiro evitou 1,5 golos (defesas – xSaves).

GoalPoint-2022-12-30-Chaves-Famalicao-Away-Luiz-Júnior-Liga-Bwin-202223-MVP

Pedro Porro 7.9

O espanhol também tem pilhas que nunca mais acabam. Frente ao Paços esteve em foco com um golo, uma assistência, cinco cruzamentos, quatro passes progressivos, quatro acções com a bola na área adversária, três desarmes, três acções defensivas no meio-campo contrário e sofreu quatro faltas. Está numa excelente fase.

Aderllan Santos 7.3

Muito bem o experiente central dos vila-condenses. Não só esteve impecável a defender, com oito recuperações de posse e 12 acções defensivas (destaque para quatro desarmes), como fez, de cabeça, o golo do empate da sua equipa.

GoalPoint-2022-12-23-Rio-Ave-Maritimo-Home-Aderllan-Santos-Liga-Bwin-1-202223-MVP

Iván Marcano 6.7

Exibição sólida do central, que registou (a par de Fábio Cardoso) o máximo de passes certos (65), mas também de tentados (74), acumulou oito acções defensivas, entre elas dois bloqueios de remate, e ganhou os três duelos aéreos em que participou. Somou o máximo de acções com bola (89) da partida.

GoalPoint-2022-12-28-Porto-Arouca-Home-Iván-Marcano-Liga-Bwin-202223-MVP

Nuno Santos 8.2
MVP do #SCPFCPF

Está a voar no flanco esquerdo leonino e, neste momento, é uma peça imprescindível para Rúben Amorim. Sempre ligado à corrente, brilhou com um golo, uma assistência, criou duas ocasiões flagrantes, carimbou cinco cruzamentos, tendo ainda contabilizado cinco acções com a bola na área contrária, nove recuperações de posse e sofreu duas faltas. Jogo de mão meia cheia.

Santi Colombatto 7.8
MVP do #GDCFCF

O médio-defensivo do “Fama” salta regularmente para a ribalta com excelentes exibições. Foi o que voltou a fazer, desta feita na vitória dos minhotos em Chaves, graças a uma exibição que contou com uma assistência, muita competência no passe e números defensivos incríveis.

Guga Rodrigues 7.9
MVP do #RAFCCSM

O melhor em campo no empate do Rio Ave em casa com o Marítimo. Guga rematou, assistiu para o golo de Aderllan, na sequência de um canto da esquerda, esteve muito bem no capítulo defensivo, com nove recuperações e quatro desarmes, e brilhou com seis passes para finalização.

Samu 7.9
MVP do #FCAVSC

O médio tem sido a grande figura do Vizela esta temporada, arrancando regularmente exibições de grande nível. Na categórica vitória ante o… Vitória de Guimarães fez dois golos, um de penálti, outro através de um extraordinário “chapéu” a Bruno Varela, e ainda deixou marca no trabalho defensivo.

Otávio Monteiro 8.1

Mais um jogo extraordinário do médio portista, que fez um golo super sónico, aos 23 segundos, criou duas ocasiões flagrantes, fez dois passes de ruptura, quatro super progressivos e ainda quatro desarmes.

Ricardo Horta 8.0
MVP do #SCBSLB

Muito se falou da possível ida de Ricardo Horta no Verão para o Benfica, do negócio que caiu por terra. Muitos afirmaram que Horta iria “amuar” por não dar o salto, mas a época do internacional português tem contrariado esse vaticínio. No jogo desta 14ª jornada, frente ao emblema interessado nos seus serviços, o criativo deu um recital, com dois golos marcados em três remates, três passes para finalização, dez passes progressivos recebidos (máximo) e sete acções com bola na área contrária, além de oito recuperações de posse.

Mehdi Taremi 10.0 MVP semanal 👑
MVP do #FCPFCA

Portentosa exibição de Taremi. O atacante iraniano fez três golos, naquele que foi o primeiro “hat-trick” registado na Liga bwin 22/23, e alcançou um 10.0, a terceira nota máxima de Mehdi esta temporada, após a conseguida na Supertaça Cândido de Oliveira e na goleada ao Club Brugge, na Liga dos Campeões, e a segunda consecutiva para jogadores do Porto na prova, após a conseguida por Galeno no Bessa. Taremi enquadrou todos os cinco remates que realizou, criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização e acumulou o máximo de acções com bola na área adversária (11).

Outros jogadores à porta do “onze”

Paulinho (Sporting) 7.8

Neto (Casa Pia) 7.8

Iván Jaime (Famalicão) 7.7

Gabriel Veron (Porto) 6.9

João Mário (Porto) 6.9

Os tops da jornada

São estes os melhores da 14ª jornada da Liga bwin 22/23, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga bwin! Podes também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA BWIN 22/23 | J14SUMGPRMVPPASXG
1-1
1-2
5-1
1-0
3-0
0-2
3-0
3-0
-----

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.