Áustria 🆚 Turquia | Demiral apura turcos “guerreiros”

-

Turquia nos quartos-de-final. A formação saída do grupo de Portugal chegou ao jogo com a Áustria como menos favorita, mas o golo que marcou aos 57 minutos condicionou todo o jogo e permitiu à equipa defender com tudo. O central herói Merih Demiral fez os dois golos da formação turca e, apesar da reacção por parte de Gregoritsch, foi mesmo a Turquia a seguir em frente. Num só dia tivemos os primeiros dois bis do torneio.

GoalPoint-2024-07-02-Austria-Turkiye-EURO-2024-Ratings

Jogo emotivo

O ex-Sporting, Merih Demiral, abriu o activo logo aos 57 segundos, no segundo golo mais rápido da História dos Europeus, num lance confuso em que a defesa da Áustria não foi lesta a afastar. Os austríacos reagiram e quase marcaram logo de seguida, mas a verdade é que os turcos mostraram uma consistência defensiva que impediu o adversário de dominar como queria. O segundo tempo voltou a ter emoção. Demiral cabeceou para o 2-0 perto da hora de jogo, ao mesmo tempo que os austríacos iam falhando golos, só que pouco depois, Michael Gregoritsch reduziu e lançou minutos finais tensos. Porém, a formação turca aguentou a pressão, inclusive com uma defesa incrível de Mert Günok a remate de Christoph Baumgartner no último lance. Nos quartos-de-final irá defrontar os Países Baixos.

[ Quase só deu Áustria, mas quem marca, ganha ]

GoalPoint-2024-07-02-Austria-Turkiye-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Muito jogo de cabeça – Este foi o segundo encontro do EURO com mais remates de cabeça, nada menos que dez (oito da Áustria), destronado apenas pelos 11 do Croácia-Albânia.

Austríacos sem soluções – A Áustria rematou 21 vezes, mas soluções para dar a volta à Turquia nem velas. Isto porque os turcos acumularam 116 acções defensivas, mais oito que a Eslovénia frente a Portugal, segunda partida com mais.

Para as couves se for preciso – A Turquia não foi de modas perante a pressão contrária e sempre que era necessário recorria ao alívio para afastar o perigo. Foram 55 ao todo, mais 13 que a segunda equipa com mais, a Geórgia contra a Chéquia.

A arte de bem defender – Apesar do recorde em acções defensivas, os turcos foram mestres nessas acções quase sem cometer infracções. A equipa cometeu apenas cinco faltas, um dos mínimos da prova. Incrível.

Áustria ineficaz – Os austríacos construíram lances muito perigosos, que permitiram à equipa registar 2,9 Golos Esperados (xG) no final do encontro. Stefan Posch criou mesmo três ocasiões flagrantes (máximo do EURO) e 1,5 Assistências Esperadas (xA), também valor mais alto.

MVP GoalPoint: Merih Demiral 👑

Jogo de sonho do central turco, que já passou pelo Sporting. Demiral marcou logo aos 57 segundos, ampliou no arranque da segunda parte e foi o melhor em campo com um extraordinário GoalPoint Rating de 9.4. Realce também para dois remates enquadrados em três, qual avançado, 25 passes certos em 27, seis duelos aéreos ganhos em dez e incríveis 24 acções defensivas, novo máximo deste EURO, com destaque para pouco vistos 17 alívios, três intercepções e quatro bloqueios de remate. Uma exibição de luxo.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.