A equipa da 14ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

A 14ª jornada ficou marcada por dois “clássicos”, o Braga-Benfica e o Sporting-Porto. Os emblemas lisboetas saíram a ganhar e fugiram aos seus rivais nortenhos na tabela, mas esta conjugação de jogos acaba por explicar a presença de apenas dois jogadores do G4 no “onze” GoalPoint Ratings da ronda, algo habitual quando se realizam este tipo de jogos. Contudo, esta foi uma jornada da Primeira Liga com excelentes desempenhos. Vamos aos detalhes.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 14

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-14-Primeira-Liga-202324-infog

Anatoliy Trubin 7.7
MVP do #SCBSLB

A segunda parte do Braga foi de grande pressão e ajudou a elevar a exibição de Trubin a patamares elevados. O guardião benfiquista esteve intransponível e foi o melhor em campo. O ucraniano fez seis defesas, quatro a remates na sua grande área, e evitou 0,9 golos (defesas – xSaves). É já o guardião o guardião com maior percentagem de golos evitados nas principais Ligas europeias (22%).

Gaizka Larrazabal 7.1

Excelente vitória do Casa Pia em Chaves e com o contributo importante de Larrazabal. O ala fez uma assistência, completou três de quatro tentativas de drible, somou oito recuperações de posse e fez três desarmes.

GoalPoint-2023-12-17-Chaves-Casa-Pia-Away-Gaizka-Larrazabal-Primeira-Liga-202324-MVP

Tiago Esgaio 8.1

O Arouca está numa extraordinária recuperação e com estrondo, com resultados gordos e um grande futebol. Na vitória sobre o Gil Vicente, Tiago Esgaio esteve em grande evidência, com uma assistência, um passe de ruptura, dez passes progressivos realizados (máximo do jogo) e quatro duelos aéreos ganhos em quatro (três deles ofensivos). Defensivamente esteve intransponível, com extraordinárias 15 recuperações de posse (valor mais alto) e 16 acções defensivas, com destaque absoluto para sete desarmes (valor mais elevado da jornada) e quatro intercepções.

GoalPoint-2023-12-17-Chaves-Casa-Pia-Away-Ângelo-Neto-Primeira-Liga-202324-MVP

Gonçalo Silva 7.1
MVP do #SCFCFEA

 O nulo imperou no Algarve, muito por culpa das defesas, e Gonçalo esteve acima de todos os outros. O central acertou nove passes longos, ganhou dois de quatro duelos aéreos defensivos, fez nove alívios e um corte decisivo.

Toni Borevković 6.7

Desta feita os vimaranenses não conseguiram vencer, mas Borevković esteve muito bem a travar as investidas do Boavista. O croata fez 13 acções defensivas, entre elas cinco intercepções (um dos máximos da ronda) e seis alívios.

GoalPoint-2023-12-16-Boavista-Vitoria-SC-Away-Toni-Borevković-Primeira-Liga-202324-MVP

João Talocha 7.1

O ala do Farense fez “piscinas” ante o Estrela. Além de uma ocasião flagrante criada e de dois cruzamentos eficazes em seis, Talocha somou 86 acções com bola, ganhou os três duelos aéreos defensivos em que participou e assinou três intercepções e seis alívios.

GoalPoint-2023-12-15-Farense-Estrela-Amadora-Home-João-Talocha-Primeira-Liga-202324-MVP

Ângelo Neto 7.5

Excelente jogo do médio dos “gansos”, em especial a defender. Ao todo acumulou 11 acções defensivas, entre elas três desarmes e dois bloqueios de remate.

GoalPoint-2023-12-17-Chaves-Casa-Pia-Away-Ângelo-Neto-Primeira-Liga-202324-MVP

Kelechi Nwakali 7.6
MVP do #GDCCPAC

O melhor em campo em Trás-os-Montes, apesar da derrota da sua equipa. O nigeriano fez uma assistência em quatro passes para finalização (máximo), acertou sete de nove passes longos, assinou 84 acções com bola (valor mais alto) e também fixou o registo mais elevado de recuperações de posse (12).

Rafa Mujica 9.6 MVP semanal 👑
MVP do #FCAGVFC

A grande figura da jornada, com uma exibição portentosa na recepção ao Gil Vicente. O atacante espanhol fez um “hat-trick”, sendo autor de todos os golos ante os homens de Barcelos. E conseguiu-o em cinco remates, todos enquadrados. Não fossem os cinco maus controlos de bola e um penálti cometido e teríamos, certamente, mais uma nota máxima.

Viktor Gyökeres 8.4
MVP do #SCPFCP

A grande figura e melhor em campo do “clássico” foi o atacante sueco do Sporting. Gyökeres abriu as hostilidades bem cedo, com um golo “inventado” num lance individual. Ao longo do encontro correu quilómetros, combinou e serviu colegas, assistiu Pedro Gonçalves para o 2-0, criou duas ocasiões flagrantes e fez um passe de ruptura. Foi o jogador com mais acções com bola na área contrária (9), completou quatro e nove tentativas de drible e sofreu duas faltas em zona de perigo.

André Luís 7.8
MVP do #MFCPSC

O Moreirense está a ser a sensação do campeonato e voltou a vencer com mais uma grande exibição de André Luís. Na chuva de golos ante o Portimonense (5-2), o brasileiro fez um golo, duas assistências, recebeu 12 passes progressivos e ganhou seis de oito duelos aéreos, entre eles quatro ofensivos.

Outros jogadores à porta do “onze”

Ignacio De Arruabarrena (Arouca) 7.7

Casper Tengstedt (Benfica) 7.5

Tiago Silva (Vitória SC) 7.0

Orkun Kökçü (Benfica) 7.0

Os tops da jornada

São estes os melhores da 14ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J14SUMGPRMVPPASXG
0-0
1-1
3-0
1-1
5-2
1-3
1-1
0-1
2-0

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.