Croácia 🆚 Albânia | Jogo empolgante acaba em empate

-

Mais um jogo de nervos neste EURO 2024, que nos tem presenteado com alguns excelentes jogos e finais impróprios para cardíacos. A Croácia voltou a mostrar-se uns furos abaixo do seu habitual e deixou-se empatar, nos descontos, por uma Albânia que tem dado muito boa conta de si.

GoalPoint-2024-06-19-Croatia-Albania-EURO-2024-Ratings

Final frenético

Num EURO que arrisca a ser um dos que mais surpresas nos oferece, a Albânia começou por causar sensação logo aos 11 minutos, com um golo de cabeça ante a favorita Croácia, da autoria de Qazim Laçi. Os croatas atacaram muito, em especial através de cruzamentos, dada a dificuldade em entrarem na área albanesa, mas chegaram ao intervalo apenas com quatro remates, nenhum enquadrado. Só que no segundo tempo, e com várias alterações pelo meio, a pressão croata acabou por dar frutos, ante uma Albânia que “deu o berro” fisicamente. Andrej Kramarić empatou e Klaus Gjasula fez autogolo, só que nos descontos, o mesmo Gjasula redimiu-se e empatou.

[ Só um croata atrás da linha de meio-campo no posicionamento médio ]

GoalPoint-2024-06-19-Croatia-Albania-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Aposta no “bombardeamento” aéreo – Perante uma Albânia muito fechada, a Croácia apostou nos cruzamentos de bola corrida e terminou com 26, novo máximo deste EURO, batendo os 24 de Portugal ante a Chéquia. Em consequência, os croatas terminaram a partida com oito remates de cabeça, também valor mais alto da prova.

Dribles e mais dribles – A Croácia não teve problemas em recorrer ao drible para encontrar espaços e tentou-o 21 vezes, tendo tido sucesso em extraordinários 15 (novo recorde), com Kramarić a contribuir com quatro.

Pontaria afinada – Este foi um jogo com atacantes com a pontaria afinada. Ao todos foram 16 os remates enquadrados, mais do que em qualquer outra partida deste EURO, e foi bem distribuído, com a Croácia a somar nove e a Albânia sete.

Strakosha em grande – O guarda-redes da Albânia, Thomas Strakosha, foi o herói da sua selecção. Não só conseguiu o melhor rating albanês, um excelente 7.4, como registou sete defesas, quatro a remates na sua área, e evitou 1,2 golos (defesas – xSaves).

Modrić em acção – O “velho” Luka Modrić não só criou uma ocasião flagrante e somou o máximo de passes completos (104) e tentados (117), como acumulou impressionantes 140 acções com bola, igualando o máximo do italiano Giovanni Di Lorenzo.

MVP GoalPoint: Andrej Kramarić 👑

Não foi por ele que a Croácia empatou. Andrej Kramarić lutou muito, marcou o golo do empate croata, fez três passes para finalização (um dos máximos), completou quatro de cinco tentativas de drible e registou duas conduções progressivas. Melhor em campo, terminou com um GoalPoint Rating de 7.8.

Pedro Tudela
Pedro Tudelahttps://goalpoint.pt/
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.