Croácia 🆚 Albânia | Jogo empolgante acaba em empate

-

Mais um jogo de nervos neste EURO 2024, que nos tem presenteado com alguns excelentes jogos e finais impróprios para cardíacos. A Croácia voltou a mostrar-se uns furos abaixo do seu habitual e deixou-se empatar, nos descontos, por uma Albânia que tem dado muito boa conta de si.

GoalPoint-2024-06-19-Croatia-Albania-EURO-2024-Ratings

Final frenético

Num EURO que arrisca a ser um dos que mais surpresas nos oferece, a Albânia começou por causar sensação logo aos 11 minutos, com um golo de cabeça ante a favorita Croácia, da autoria de Qazim Laçi. Os croatas atacaram muito, em especial através de cruzamentos, dada a dificuldade em entrarem na área albanesa, mas chegaram ao intervalo apenas com quatro remates, nenhum enquadrado. Só que no segundo tempo, e com várias alterações pelo meio, a pressão croata acabou por dar frutos, ante uma Albânia que “deu o berro” fisicamente. Andrej Kramarić empatou e Klaus Gjasula fez autogolo, só que nos descontos, o mesmo Gjasula redimiu-se e empatou.

[ Só um croata atrás da linha de meio-campo no posicionamento médio ]

GoalPoint-2024-06-19-Croatia-Albania-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Aposta no “bombardeamento” aéreo – Perante uma Albânia muito fechada, a Croácia apostou nos cruzamentos de bola corrida e terminou com 26, novo máximo deste EURO, batendo os 24 de Portugal ante a Chéquia. Em consequência, os croatas terminaram a partida com oito remates de cabeça, também valor mais alto da prova.

Dribles e mais dribles – A Croácia não teve problemas em recorrer ao drible para encontrar espaços e tentou-o 21 vezes, tendo tido sucesso em extraordinários 15 (novo recorde), com Kramarić a contribuir com quatro.

Pontaria afinada – Este foi um jogo com atacantes com a pontaria afinada. Ao todos foram 16 os remates enquadrados, mais do que em qualquer outra partida deste EURO, e foi bem distribuído, com a Croácia a somar nove e a Albânia sete.

Strakosha em grande – O guarda-redes da Albânia, Thomas Strakosha, foi o herói da sua selecção. Não só conseguiu o melhor rating albanês, um excelente 7.4, como registou sete defesas, quatro a remates na sua área, e evitou 1,2 golos (defesas – xSaves).

Modrić em acção – O “velho” Luka Modrić não só criou uma ocasião flagrante e somou o máximo de passes completos (104) e tentados (117), como acumulou impressionantes 140 acções com bola, igualando o máximo do italiano Giovanni Di Lorenzo.

MVP GoalPoint: Andrej Kramarić 👑

Não foi por ele que a Croácia empatou. Andrej Kramarić lutou muito, marcou o golo do empate croata, fez três passes para finalização (um dos máximos), completou quatro de cinco tentativas de drible e registou duas conduções progressivas. Melhor em campo, terminou com um GoalPoint Rating de 7.8.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.