Fim de festa no EURO 2024, realizado na Alemanha. A Espanha é a grande vencedora da competição, após vencer a final com a Inglaterra, conquistando assim o seu quarto troféu. Para trás ficam 51 jogos, alguns extraordinários, outros nem por isso, mas algumas exibições individuais que ficarão na memória dos adeptos.
Aqui fica o “onze” GoalPoint Ratings da competição, apenas com jogadores que disputaram mais de 360 minutos.
Se na baliza a discussão é… zero, com Giorgi Mamardashvili a encantar no EURO com exibições lendárias, já na defesa é bem natural a discussão e o debate. A Alemanha ficou-se pelo caminho, mas as exibições de Joshua Kimmich e Antonio Rüdiger ficaram na memória, o primeiro a realizar um desempenho incrível no jogo que ditou o afastamento germânico, contra Espanha, e o central a brilhar no empate com a Suíça. O esloveno Jaka Bijol foi uma das surpresas deste EURO, com exibições consistentes, inclusive na partida em que caiu, ante Portugal, e na lateral-esquerda, o turco Ferdi Kadıoğlu foi um catalisador ofensivo pelo seu flanco.





No “miolo” há menos dúvidas. Toni Kroos terminou a carreira com exibições e números estratosféricos, em especial nas acções com bola e na “impossível” qualidade de passe, enquanto Fabián Ruiz foi o motor de todo o futebol espanhol, com capacidade de trabalho e de organização, e o seu colega de equipa, Dani Olmo, contribuiu com técnica, visão de jogo, criatividade e golos.



Na frente, o destaque vai para os dois extremos de Espanha. Lamine Yamal já tem 17 anos, feitos há dias, mas toda a magia que espalhou nos relvados da Alemanha fê-lo com apenas 16 anos, enquanto o basco Nico Williams emprestou vertigem, drible, explosão e golos com desempenhos verdadeiramente imparáveis. Na frente, Cody Gakpo voltou a mostrar que é, provavelmente, o melhor jogador dos Países Baixos, com três golos marcados, assistências e uma qualidade como homem mais adiantado (a espaços) e livre a surgir nos corredores do ataque da “laranja”.



Os jogadores portugueses ficaram de fora? Podes conferir neste “tweet” o top dos “tugas”, entre aqueles que disputaram mais de 150 minutos.