Eslováquia 🆚 Portugal | Aniversariante Bruno oferece três pontos

-

Mais três pontos para Portugal. O jogo em Bratislava não foi brilhante, muito longe disso, o futebol de Eslováquia e da formação lusa foi pobre, as ocasiões escassearam, mas um golo de grande categoria de Bruno Fernandes, ao cair do pano da primeira parte, assegurou que a turma das “quinas” se mantivesse 100% vitoriosa neste Grupo J de qualificação para o EURO 2024.

GoalPoint-2023-09-08-Slovakia-Portugal-EURO-2024-Qualifiers-Ratings

Sono imperou em Bratislava

Portugal surgiu com um figurino táctico diferente, assente num 4-3-3 em vez do tradicional 3-4-3 utilizado por Roberto Martínez. Se o objectivo era dar dinâmica ao futebol luso, essa meta falhou por completo. A turma das “quinas” foi melhor, teve mais bola e iniciativa, mas chegada ao último terço, os passes raramente saíam bem e as jogadas de perigo eram escassas. Ao invés, os eslovacos iam ameaçando e até acertaram uma vez no poste, porto do intervalo.

Só que aos 43 minutos, o aniversariante Bruno Fernandes pegou na bola, progrediu face à movimentação errada da defesa contrária, entrou na área pela direita e, de ângulo apertado rematou cruzado para o 1-0. O médio do United era o melhor em campo ao descanso, com um GoalPoint Rating de 6.6, fruto do seu golo e de dois remates, ambos enquadrados. Uma ocasião flagrante falhada afectou-lhe a nota.

O segundo tempo não melhorou. Os eslovacos tentaram atacar mais e até criaram um bom lance aos 56 minutos, com Schranz a atirar ao lado. Portugal passou a jogar mais em contra-ataque, mas sempre com controlo do jogo, e aos 61 minutos, Ronaldo quase chegou a uma bola perdida, mas fez falta sobre o guardião Dúbravka e viu amarelo, que o afasta do jogo com o Luxemburgo. 

Os homens da casa terminaram o jogo em cima de Portugal que, contudo, manteve-se sempre muito concentrado e conseguiu segurar uma vantagem magra, mas fundamental para a qualificação para o EURO 2024. Segue-se o Luxemburgo, na segunda-feira, no Algarve.

[ António Silva (3) na maioria das ligações de passe ]

GoalPoint-2023-09-08-Slovakia-Portugal-EURO-2024-Qualifiers-pass-network

MVP GoalPoint: Bruno Fernandes 👑

Parabéns Bruno Fernandes. Pelos 29 anos, completados esta sexta-feira, e pelo golo que marcou e deu mais três pontos a Portugal. Bruno foi o MVP da partida, com um GoalPoint Rating de 7.8. Além de do tento, rematou duas vezes, ambas enquadradas, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização e realizou um passe de ruptura.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques da Eslováquia

Dúbravka 7.1

O guardião eslovaco acabou por ter algum trabalho, em especial na segunda parte, quando a sua equipa deu espaços na retaguarda. Foi, por isso, o melhor dos homens da casa, com seis defesas e um golo evitado (defesas – xSaves).

Pekarík 6.6

O lateral-direito da casa meteu Rafael Leão (e quem lhe aparecia no flanco) “no bolso”, terminando com seis acções defensivas e quatro recuperações de posse.

Destaques de Portugal

Bernardo Silva 6.3

Jogo competente, mas sem grandes rasgos de Bernardo, a partir do flanco direito. Foi dele a assistência para o golo de Bruno Fernandes, criou uma ocasião flagrante e bloqueou três passes.

Dalot 6.3

Tentou imprimir alguma velocidade e intensidade pelo lado direito de Portugal. Destaque para duas conduções super progressivas e seis recuperações de posse.

Rúben Dias 6.1

Muito ligado aos colegas de sector através do passe, o central do City completou 76 das 83 entregas realizadas, acertou sete de oito passes longos, fixou o valor mais alto de acções com bola (95) e ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou.

António Silva 5.9

Ao seu lado, o central do Benfica também esteve bem no passe (93% de eficácia) e realizou sete alívios, máximo do encontro.

João Cancelo 5.7

Longe dos melhores dias, Cancelo errou cinco passes de risco, máximo do jogo. De positivo duas conduções super progressivas e três bloqueios de passe/cruzamento.

Rafael Leão 5.7

Faltou explosão ao atacante do Milan e combinação de qualidade com os colegas de equipa, em especial Cancelo e Ronaldo. Destaque apenas para dois dribles completos em quatro e para quatro conduções progressivas.

Cristiano Ronaldo 5.3

Jogo desinspirado do capitão. Foi de longe o mais rematador, com seis disparos, enquadrou três, mas desperdiçou duas ocasiões flagrantes. Destaque ainda para uma flagrante criada, oito acções com bola na área contrária e quatro conduções progressivas.

Vitinha 4.9

Foi titular, mas nunca entrou verdadeiramente no jogo, destacando-se apenas um passe para finalização e um remate.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.