A equipa da 30ª Jornada da Liga 23/24

-

A ronda 30 traz-nos um “onze” GoalPoint Ratings que reflecte a excelente estreia de Tozé Marreco ao comando do Gil Vicente, a boa fase do Portimonense e a (esta época rara) importância que os laterais tiveram na vitória do Benfica em Faro. Porém, a figura da jornada é um suspeito do costume, que já vai no 11º destaque de MVP esta época na Primeira Liga.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 30

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-30-Primeira-Liga-202324-infog

Andrew Ventura 7.1 

A estreia de Tozé Marreco deu logo vitória fora ao Gil Vicente e Andrew teve papel decisivo. O guardião fez quatro defesas, três a remates na sua área, e somou três saídas pelo ar eficazes, mantendo a sua baliza inviolada. Um regresso ao seu melhor, bem merecido tendo em conta o momento que atravessa, no plano pessoal.

GoalPoint-2024-04-20-Moreirense-Gil-Vicente-Away-Andrew-Ventura-Primeira-Liga-202324-MVP

Alexander Bah 7.8
MVP do #SCFSLB

Grande jogo do lateral-direito, jogador fundamental no triunfo benfiquista. Se, do outro lado, Carreras marcou o golo da tranquilidade, a verdade é que foi dos pés de Bah que saíram as duas assistências para os primeiros dois golos lisboetas, ainda na primeira parte. Os números mostram ainda três passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em cinco, 33 passes certos em 35 (94%), ainda seis acções com bola na área contrária e o máximo de acções defensivas (15), com destaque para oito alívios.

Alemão 7.4

João Tornich, “aka” Alemão, voltou a fazer das suas no empate do Portimonense em Famalicão. O central marcou um golo e acumulou o máximo de acções defensivas na partida, nada menos que 13, com destaque para sete alívios.

GoalPoint-2024-04-21-Famalicao-Portimonense-Away-João-Alemão-Primeira-Liga-202324-MVP

Patrick William 7.4 

Travar o ataque do Arouca não é fácil. Os visitantes carregara e até marcaram, mas o central brasileiro esteve em plano de evidência, evitando males maiores. Além de ter acertado cinco de oito passes longos e realizado seis passes progressivos, ganhou os três duelos aéreos ofensivos em que participou, acumulou oito recuperações de posse, fez seis intercepções e um corte decisivo.

GoalPoint-2024-04-19-Rio-Ave-Arouca-Home-Patrick-William-Primeira-Liga-202324-MVP

Álvaro Carreras 7.8 

O lateral-esquerdo espanhol fez o seu melhor jogo pelo Benfica, estreou-se a marcar e ficou a uma centésima de Bah nos ratings. Além do tento, Carreras fez dois passes para finalização, registou o segundo valor mais alto de acções com bola (98), completou quatro de sete tentativas de drible, registou quatro conduções progressivas (máximo), ganhou três de quatro duelos aéreos defensivos, 13 de 19 duelos, acumulou dez recuperações de posse (valor mais alto) e quatro desarmes.

Mory Gbane 7.5
MVP do #MFCGVFC

A grande figura da vitória gilista em Moreira de Cónegos. O médio fartou-se de trabalhar no meio-campo, somando oito recuperações de posse, quatro desarmes e três bloqueios de remate, e ainda fez o golo decisivo.

Carlinhos Vinícios 7.8
MVP do #FCFPSC

Grande jogo de Carlinhos em Famalicão. O médio foi uma constante ameaça para as redes contrárias, fez um golo, enquadrou três de quatro remates, fez uma assistência, criou duas ocasiões flagrantes em cinco passes para finalização (máximo da ronda) e ainda recuperou oito vezes a posse de bola.

Wenderson Galeno 7.8
MVP do #CPACFCP

Bela exibição do dianteiro “canarinho”. Qual flecha, foi um perigo à solta e o principal motor do FC Porto, com quatro remates, um golo – o oitavo na Liga e o 15.º em todas as competições -, 11 passes progressivos recebidos, 44 acções com a bola, dez das quais na área adversária, quatro conduções progressivas, quatro recuperações de posse, oito perdas e três acções defensivas.

Orkun Kökçü 7.5 

O turco ganhou mais pontos na luta pela titularidade. Com Florentino e João Mário nas costas, Kökçü soltou-se, como gosta, marcou um golo, enquadrou dois de quatro remates, criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização (máximo) e só pecou pela ausência de acções defensivas.

Viktor Gyökeres 8.3 MVP semanal 👑
MVP do #SCPVSC

Já era estranho vermos tantos jogos (cinco em todas as competições) seguidos de Gyökeres sem marcar. O sueco até começou o jogo discreto, mas após o tento inaugural de Pedro Gonçalves, o atacante começou a ter espaços e, quando isso acontece, é letal. Viktor bisou, enquadrou dois de três remates, somou o máximo de acções com bola na área contrária (8) e completou quatro de seis tentativas de drible. Voltou a arrasar nos passes progressivos recebidos (15).

Rafa Mujica 8.0
MVP do #RAFCFCA

Mais um jogão de Mujica. O espanhol voltou a marcar, registou um dos máximos de remates da ronda (oito, a par de Banza), enquadrou dois, fez dois passes para finalização, recebeu 20 passes progressivos e a nota não foi maior porque falhou uma flagrante e sofreu três desarmes.

Outros jogadores à porta do “onze”

Francisco Moura (Famalicão) 7.6

Ángel Di María (Benfica) 7.4

Rodrigo Zalazar (Braga) 7.4

Pedro Gonçalves (Sporting) 7.2

Pedro Santos (Arouca) 7.2

João Moutinho (Braga) 7.2

Arthur Cabral (Benfica) 7.1

Zaydou Youssouf (Famalicão) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 30ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J30SUMGPRMVPPASXG
1-1
0-1
1-1
2-1
2-2
2-2
1-2
3-0
1-3

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.