Jogador do mês | O golo que faltava a Gyökeres ⚽️

-

O nosso Antunes andava algo arreliado com o seu próprio “monstro”. Viktor Gyökeres tinha terminado a primeira volta como melhor jogador da Liga do GoalPoint Ratings, continua a liderar os ratings, é presença regular nos “onzes” semanais e mensais, mas… ainda não tinha terminado um único mês no lugar cimeiro do algoritmo. Mas eis que o sueco decidiu tranquilizar o nosso homem, protagonizando um mês de Março à sua imagem: explosivo.

[ Março fica marcado por um “rating perfeito” para Gyökeres, num jogo onde Paulinho e Nuno Santos também fizeram história dos ratings ]

Antes de Abril, Viktor a mil

Viktor Gyökeres terminou o mês de Março com um GoalPoint Rating de 8.01. o mais elevado entre todos os jogadores que disputaram pelo menos 240 minutos no período em análise, entre a jornada 24 e a 27. Pelo caminho o sueco amealhou sete acções para golo (máximo do mês) em quatro vitórias, nas quais jogou todos os minutos sem descanso. E ainda se deu ao luxo de ficar um jogo em “branco”.

[ O “CV” essencial de Gyökeres em Março de 2024 ]

Tendo sido Viktor analisado em tanto detalhe aquando da sua eleição como Melhor Jogador GoalPoint Ratings da primeira volta, poupamos desta vez tempo ao leitor GoalPointer, elencando uma rápida lista de feitos que justificam o porquê do algoritmo não ter resistido à fúria sueca de Gyökeres em Março, isto apesar da forte concorrência de outros nomes (inclusive colegas), como iremos perceber aquando do anúncio do “onze” do mês.

  1. O mais mortífero (5 golos)
    Gyökeres marcou cinco golos nas quatro jornadas disputadas, mais um que Simon Banza e Jota Silva. O sueco fê-lo como é habitual, excedendo os Golos Esperados de que dispôs (4,1). Ou seja, marcou mais um golo do que lhe seria exigível, algo que, por ser tudo menos novidade, fundamenta o porquê de ser o jogador da Liga que mais suplanta os Expected Goals de que dispôs.
  2. O mais generoso (2 assistências)
    É certo que divide o topo com outros nove jogadores (incluindo colegas leoninos) mas ninguém fez mais assistências do que Viktor no último mês. A brincar, a brincar, o sueco de quem se espera sobretudo golos marcados já ofereceu 11 situações de golo consumadas pelos colegas, num total.
  3. O mais ameaçador (44 acções na área adversária, 20 remates)
    Já toda a gente sabe que Gyökeres não é um “pinheiro de área”, recuando no terreno para, aproveitando a profundidade e explosão, fazer estragos nas defesas adversárias, mas o facto é que o sueco também se faz sentir mais do que qualquer outro dentro da área adversária, tendo terminado o mês destacado na hora de contabilizar o total de serviço, com bola ou em função dela, na área adversária. Viktor foi também o jogador mais rematador do mês, com 20 disparos, mas esse é talvez o indicador que menos surpreende, de todos os que aqui listamos.
  4. O mais influente (41% de envolvimento directo nos remates criados pelo Sporting)
    Viktor esteve em campo em todos os minutos de Liga jogados pelos “leões” em Março logo esta estatística é ainda mais cristalina do que o habitual: o sueco esteve na origem de 41% dos remates somados pelo Sporting nas quatro jornadas em análise, assumindo-os ou oferecendo-os, através do passe. Tendo em conta que o líder da Liga somou 14 golos em quatro partidas está bom de ver a dimensão deste indicador
  5.  O mais disruptivo (44 conduções progressivas, 79 passes progressivos recebidos)
    A correr com bola e a encontrar o espaço para a receber em profundidade, não há outro como Gyökeres em Portugal. Alguns fazem muito bem uma das coisas (Rafa Silva, nas conduções, por exemplo) mas o sueco destaca-se em ambas, em particular na recepção de passes progressivos, onde se bate com figuras como Mbappé, nos totais da época. Por cá… é o que se vê. Viktor terminou Março com 79 passes progressivos recebidos, mais 38 que o segundo melhor (!), Cristo González do Arouca, que jogou quase tantos minutos como o sueco.

Março foi assim mais um mês imparável para Gyökeres, como têm sido todos mas desta vez com reflexo nos ratings, face aos demais. Fechamos com o statscard de Liga 23/24 do sueco até ao momento, e em vésperas de um dérbi que pode ser decisivo na corrida ao título.

Parabéns Gyökeres!

Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.

Notas metodológicas:

  1. O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
  2. Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.