Janeiro foi mês calmo na praia dos treinadores. A Primeira Liga não teve qualquer mudança de timoneiro e, na Segunda, apenas Carlos Fangueiro substituiu Pedro Ribeiro no Leixões. Foi também o mês do segundo troféu da época (para Artur Jorge), mas de pontuações baixas, no geral.
Primeira Liga: Taça da Liga não estragou contas de Roger
Num mês com pontuações relativamente baixas, Roger Schmidt destacou-se dos demais e garantiu o prémio de melhor de Janeiro. Depois de uma fase mais conturbada, o treinador dos “encarnados” venceu cinco dos seis jogos disputados no mês, empatando apenas um, com o Estoril para a Taça da Liga, que valeu a não chegada à final. A goleada fora contra um Arouca que tem estado bem, mas, acima de tudo, a vitória contra o Braga na Taça de Portugal, foram os pontos altos do mês para o alemão, que subiu sete lugares na classificação geral e já começa a espreitar o pódio.
O Chaves de Moreno continua com dificuldades para vencer, mas teve um mês bastante melhor do que tem sido habitual. Em quatros jogos só conheceu o sabor da derrota frente ao líder Sporting e somou três empates nos restantes, com destaque para dois fora de casa, em Braga e Famalicão. Moreno, que vai no segundo clube e parece estar a viver uma temporada agitada, acaba por registar pontuação positiva no RTG até ao momento.
Rúben Amorim fecha o pódio mensal. Tal como Roger Schmidt, houve pleno de vitórias no campeonato e na Taça, mas a derrota contra o Braga na Taça da Liga acabou por prejudicar o “mister” leonino. Ainda assim, subiu um lugar na classificação geral e já começa a fazer sombra a Rui Borges, que segue na liderança.
Curiosamente, Vasco Seabra esteve na berlinda pela presença na final da Taça da Liga, mas teve um Janeiro para esquecer fora isso. O Estoril fez sete jogos e não venceu nenhum no tempo regulamentar, tendo até registado derrotas caseiras contra Moreirense e Arouca.
Segunda Liga: Jorge Simão estabilizou o Académico
Na Segunda Liga, Jorge Simão manteve o seu início positivo e foi o melhor do mês em Janeiro. O Académico não perdeu (duas vitórias e dois empates) e foi vencer fora à casa do Länk Vilaverdense. Este bom início de Jorge Simão já lhe rende um top-5 na classificação geral de treinadores da Segunda Liga.
Nélson Veríssimo venceu três dos seus quatro jogos pelo Benfica B, um deles por 3-0 na casa do Porto B, e ficou na segunda posição do mês, com Hélder Cristóvão (um ex-Benfica B, agora no Penafiel) a fechar o pódio após um mês positivo com três vitórias, uma delas em casa do Leixões.
Eis o resumo do RTG de Janeiro:
Nota metodológica: O RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) mede o desempenho dos treinadores à luz das probabilidades (odds) médias atribuídas pelo mercado de apostas a cada jogo oficial disputado, nas provas nacionais e internacionais em disputa. Para mais informações confira a explicação introdutória dada aquando do lançamento deste ranking, em 2015, neste link.