Um autêntico “bulldozer”, uma máquina de golos e potência. Viktor Gyökeres vem realizando um arranque de Primeira Liga 24/25 estratosférico, com golos (10), assistências (1) e desempenhos imparáveis, de força, técnica, inteligência e uma mobilidade que torna a tarefa dos seus adversários muito complicada. Apesar de um jogo menos conseguido na jornada 7, o sueco foi o Jogador do Mês GoalPoint Ratings de Setembro, com um magnífico 8.11, muito por conta da nota máxima que arrancou frente ao AVS – a primeira e, até agora, única da competição.
[ Os destaques de Setembro de Gyökeres, jornada a jornada ]
O mês de Setembro teve apenas três rondas contabilizáveis para este destaque, entre a quinta e a sétima, e o Prémio GoalPoint compreende apenas jogadores com mais de 180 minutos de utilização, ou seja, dois terços do total possível. E estes são alguns dos números que sustentam a eleição de Gyökeres. Ora vejamos:
1. Sempre envolvido com o golo – Neste período, o atacante leonino fez três golos, tendo sido o segundo melhor marcador da Liga, atrás do portista Samu (4), e apesar de não ter realizado qualquer assistência, foi o quinto jogador com mais acções para golo em Setembro. No contexto leonino, contribuiu com 37,5% dos tentos apontados pela equipa consigo em campo.
2. Muita presença na área – É sabido que Gyökeres tem uma grande mobilidade, fugindo muito para zonas laterais, mas isso não o impediu de ser o jogador com mais acções com bola na área contrária no mês findo, com 39, mais 15 que o segundo, o benfiquista Kerem Aktürkoğlu.
3. Segundo mais rematador – Apenas o seu colega de equipa, Francisco Trincão (12), rematou mais. Gyökeres fez 11 disparos, com uma taxa de conversão em golo de 27,3%, sendo oito de bola corrida.
4. “Rei” do passe progressivo recebido – Esta é uma estatística que já na época passada dominou em termos europeus. Viktor recebeu 53 passes progressivos (que permitem a aproximação à baliza contrária em pelo menos oito metros e 25%), pouco menos do dobro do segundo nesta variável, o benfiquista Vangelis Pavlidis (28).
5. Perito a progredir com a bola nos pés – A quantidade de passes que recebe dos colegas e o espaço que muitas vezes explora permitiu ao sueco registar excelentes 12 conduções progressivas (que permitem a aproximação à baliza contrária em pelo menos 25%), tendo sido o líder neste detalhe em Setembro.
6. Intratável nos duelos – Entre avançados-centro, Viktor foi aquele que mais duelos individuais ganhou, nada menos que 19, mais um dado que aponta à grande dificuldade que os defensas sentem para travar o nórdico.
Uma máquina de golos
O sueco terminou a temporada passada com 29 golos (melhor marcador), a um ritmo de quase um (0,9) tento por 90 minutos. Esta temporada, Gyökeres leva dez tentos, a uma cadência de 1,5 por 90 minutos. A continuar assim, o atacante arrisca-se a pulverizar alguns recordes ofensivos. Na luta por ser a figura da temporada parece estar desde o primeiro minuto da Liga.
[ O desempenho de Viktor Gyökeres na Liga 24/25 à sétima jornada ]
Parabéns Viktor!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.