Marítimo 🆚 Estrela | Amadorenses de primeira 14 anos depois

-

Dramático. Dois históricos dos futebol português, Marítimo e Estrela da Amadora, jogaram o play-off de subida/descida da Liga bwin. Ambos venceram 2-1 em casa, o que levou o jogo no Funchal a prolongamento e depois a desempate por grandes penalidades. Aqui, os homens da Reboleira foram mais fortes e aproveitaram os três pontapés falhados pelos insulares para regressarem, 14 anos depois, ao convívio dos grandes. Já o Marítimo caiu para a segunda divisão após 38 anos consecutivos na primeira.

GoalPoint-2023-06-11-Maritimo-Estrela-Amadora-PLAY-OFF-LIGA-202223-Ratings

Arranque bem animado

Excelente primeira parte no Cardeirão, com o Marítimo, em desvantagem, a ir em busca do golo, com um futebol intenso e de ataque. Ia respondendo o Estrela com contra-ataques rápidos e algum perigo, mas foram os insulares os primeiros a marcar, aos 18 minutos, num grande golo de Bruno Xadas, a rematar forte de pé esquerdo de fora da área. Os homens da Reboleira empataram aos 26, pelo veterano Miguel Lopes, a rematar forte uma bola perdida na área contrária após um lance confuso.

Perto do descanso, André Vidigal fez o 2-1, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo de dois centímetros, descortinados pelo VAR. Xadas, o marcador dos maritimistas, era o melhor ao descanso, com um GoalPoint Rating de 6.8.

O segundo tempo foi marcado por muitas paragens, menos intensidade e futebol com pouca cabeça e muito coração. Os insulares estancaram um pouco as transições dos visitantes, mas a verdade é que a equipa da Liga bwin também não conseguia expressar em golos o seu domínio… até aos descontos. Quando já toda a gente aguardava pelo final e pela festa amadorense, Cláudio Winck cruzou da direita e o recém-entrado Chuchu Ramírez, já na pequena área, saltou lá acima e cabeceou para o 2-1, que levou o jogo a prolongamento.

Já não houve pernas para decidir nada nos 30 minutos seguintes, pelo que tudo ficou definido nas grandes penalidades. Aqui, Diogo Mendes, Ramírez e Félix Correia desperdiçaram para os insulares e só Aloísio não converteu para os amadorenses, pelo que o Estrela garantiu assim o regresso à primeira divisão, 14 anos depois.

[ Marítimo sempre mais subido, mas Estrela esteve sólido ]

GoalPoint-2023-06-11-Maritimo-Estrela-Amadora-PLAY-OFF-LIGA-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Bruno Xadas 👑

Noite inglória para o talentoso médio dos maritimistas. Bruno Xadas marcou um grande golo, o 1-0, e foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.9 assente num desempenho de alto nível. Além do tento marcado, fez quatro remates, todos de fora da área, dois enquadrados, completou nove de 13 passes longos, fez dez progressivos e dois super progressivos, acumulou seis variações de flanco, 100 acções com bola e excelentes dez recuperações de posse. Merecia mais.

Bruno Brígido 7.2

O melhor elemento do Estrela. O guarda-redes Bruno Brígido realizou sete defesas (não contam as do desempate por penáltis), algumas de grande grau de dificuldade, registou três saídas pelo ar eficazes e evitou 0,6 golos (defesas – xSaves).

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.