Nacional 🆚 Braga | Simon deixa insulares Banzados e “saca” 10

-

On Braga tem praticamente assegurada a presença na final da Taça de Portugal 2022/23. Na visita ao Nacional da Madeira, na primeira mão das meias-finais, os minhotos aplicaram “chapa 5”, numa demonstração de total superioridade, com Simon Banza e Uroš Račić a bisarem e Pizzi também a marcar. O atacante francês fez muito mais do que apenas marcar dois golos e sacou um merecido 10.0.

GoalPoint-2023-04-12-Nacional-Braga-Taca-de-Portugal-202223-Ratings

Total superioridade

Desde os primeiros minutos os minhotos mostraram-se superiores, com mais bola, iniciativa e remates. Aos 21 minutos, contrariedade para o técnico Artur Jorge, que teve de tirar André Castro, lesionado e lançar Uroš Račić “a frio”. Porém, há males que vêm por bem e, indiferente às “temperaturas”, apenas cinco minutos volvidos o sérvio trabalhou bem à entrada da área e rematou em jeito de pé esquerdo para um grande golo.

Também excelente foi o 2-0, uma “picadinha” de Pizzi perante Lucas França, um tendo que teve de esperar por validação do VAR, por possível fora-de-jogo. Contudo, o melhor na primeira metade era mesmo Račić, com um GoalPoint Rating de 6.8.

No arranque do segundo tempo o árbitro assinalou falta de Clayton sobre Simon Banza na grande área e correspondente grande penalidade. Račić (53′) não desperdiçou e fez o 3-0. A eliminatória estava mais do que encaminhada para os bracarenses, muito superiores aos insulares. E da mesma forma, de penálti, após falta de Lucas França sobre Banza, o francês ampliou para 4-0, aos 76 minutos.

O quinto surgiu já nos descontos, de novo por Banza, num pontapé acrobático após primorosa assistência de Pizzi. Os “guerreiros” do Minho estão com pé e meio na final da Taça. A segunda mão, na Pedreira, está marcada para o dia 25 desde mês.

[ Paulo Oliveira (15) e Tormena (3) trocaram 43 passes entre si ]

GoalPoint-2023-04-12-Nacional-Braga-Taca-de-Portugal-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Simon Banza 👑

Que exibição do ponta-de-lança francês, daquelas raras que valem um GoalPoint Rating de 10.0. Nota máxima para um jogador que esteve em todos os golos “arsenalistas”. Marcou dois, assistiu outros dois e foram sobre ele cometidas as duas grandes penalidades que os minhotos beneficiaram. Banza enquadrou dois dos três remates que realizou e acumulou 11 acções com bola na área contrária. Estupendo.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Nacional

Vladan Danilović 6.3

O médio bósnio foi o melhor dos nacionalistas, com qualidade no passe (93% de eficácia), três dribles completos em quatro, quatro desarmes e outras tantas intercepções (ambos máximos).

João Aurélio 5.9

Jogo interessante do experiente lateral, que fez dois passes para finalização e acumulou extraordinárias 14 acções defensivas. A nota teria disparado se não tivesse falhado uma ocasião flagrante.

Destaques do Braga

Paulo Oliveira 7.7

O central bracarense foi um dos principais motivos pelo qual os diversos ataques madeirenses não deram em nada. Sim, o Nacional atacou bastante, mas não teve eficácia, e Paulo Oliveira terminou com o máximo de passes certos (65), de acções com bola (95) e acumulou excelentes 18 acções defensivas, entre elas oito alívios e quatro intercepções.

Uroš Račić 7.6

O sérvio começou no banco, entrou aos 21 minutos para o lugar do lesionado André Castro e, cinco volvidos, abriu o activo. Grande jogo do médio, autor de um bis, com três remates enquadrados em três tentados, um passe de ruptura e três desarmes contabilizados.

Matheus 7.4

Quando a defesa bracarense não conseguia travar o ataque madeirense, o guarda-redes dos minhotos brilhava. Matheus fez sete defesas, três a remates na sua grande área, e evitou 0,7 golos (defesas – xSaves)

Pizzi 7.3

Exibição a fazer lembrar os melhores períodos da carreira de Pizzi. O médio fez um belo golo, somou uma assistência em três passes para finalização, recebeu 11 passes progressivos e sete acções com bola na área contrária.

Borja 6.7

Jogo competente do lateral-esquerdo dos minhotos. Completou 45 de 50 passes, realizou três desarmes e também um corte decisivo.

André Horta 6.5

O médio-ofensivo saiu perto da hora de jogo com dois passes para finalização, 95% de eficácia de passe, dez passes progressivos (máximo) e três dribles completos em três tentados.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.