A 27ª jornada da Liga bwin foi de “clássico” entre Benfica e Porto e de jogo de “hóquei em patins” entre o Casa Pia e o Sporting, pelo número pouco habitual de golos, nada menos que sete. Nestes encontros estiveram dois jogadores que a EA Sports destaca na equipa da semana Ultimate Team do FIFA 23. São eles Matheus Uribe, do Porto, e Francisco Trincão, do Sporting.
Na sexta-feira, o Benfica recebeu o Porto no Estádio da Luz com ideia de aumentar ou, pelo menos, manter a vantagem no topo da classificação, mas os “dragões” tinham outros planos e ganharam a partida, reduzindo a diferença para sete pontos. Uribe foi uma das figuras do desafio, tal como o foi Trincão no Jamor, no triunfo suado do Sporting por incríveis 4-3 ante os “gansos”.
Trincão fez nada menos que três golos, sendo o segundo jogador a conseguir um “hat-trick” esta temporada na Liga portuguesa – o primeiro foi Mehdi Taremi, na recepção ao Arouca. Esta foi a primeira vez que o extremo apontou três golos ao mais alto nível, tendo terminado o desafio com o pleno de remates enquadrados, tendo recebido 12 passes progressivos.
Uribe não foi MVP na Luz, mas foi decisivo. Foi dele o excelente remate que colocou o jogo empatado 1-1, ao cair do pano da primeira parte. Depois, o colombiano foi importante na luta do meio-campo, que os portistas ganharam às “águias”, com o médio a registar nove recuperações de posse e três desarmes. Uma exibição competente, mesmo que não exuberante, fundamental no triunfo “azul-e-branco”.
Épocas muito positivas
A temporada de Trincão no Sporting pode ter iniciado com algumas oscilações, mas o extremo vai ganhando confiança e começa a ser um elemento verdadeiramente desequilibrador no “leão”, registando já oito golos e uma assistência. Uribe, em final de contrato com os portistas e ainda com o seu futuro por revelar, volta a ser um elemento muito importante na manobra o Porto, em especial pela sua capacidade defensiva e “pulmão” para percorrer grandes áreas do terreno de jogo.