A 26ª jornada confirmou um Sporting aterrador no ataque e na eficácia de finalização, fez soar os alarmes do Benfica em relação a Orkun Kökçü e às suas capacidades defensivas, acenou com um recorde de Nuno Santos para seleccionador ver, abriu as portas a uma avalancha ofensiva do Porto, que fixou novos máximos, e viu Zé Luís ganhar uma quantidade absurda de duelos.
1. Sporting arrasa Europa nos Golos Esperados (xG)
A ronda 26 teve mais um “amasso” leonino, com seis golos ao Boavista e novo “superavit” na relação entre tentos marcados (6) e xG, ou Golos Esperados (3,8, ou seja, mais 2,2). Esta foi, porém, apenas mais uma migalha no incrível saldo entre facturados e expectáveis. Na Europa, o “leão” arrasa neste detalhe, com mais 18,5 golos do que era suposto (75-56,5). A segunda equipa nas principais Ligas europeias (Top 5 + Primeira Liga) é a Roma, com mais 14,9, sendo a segunda melhor em Portugal o Estoril Praia (mais 8,6). No lado oposto, no que toca ao nosso campeonato, o Rio Ave, com menos 5,7 tentos (26-31,7), é a equipa que mais golos deve à sua contabilidade.
[ Os remates/xG de Sporting (à esquerda) e Rio Ave na Primeira Liga 23/24 ]
2. Kökçü não nasceu para defender?
Pelo menos é o que o médio turco do Benfica sustenta. Kökçü ficou de fora das opções de Roger Schmidt por protestar, em entrevista, contra as amarras tácticas do treinador alemão e, um olhar pelas acções defensivas dos médios do nosso campeonato, notamos que o ex-Feyenoord não está mesmo (pelo menos para já) talhado para o trabalho defensivo. O benfiquista é o quarto médio com menos acções defensivas (desarmes, intercepções, alívios, bloqueios de remate, de passe e cruzamento) no campeonato, com apenas 3,8 por 90 minutos. Libertem Orkun?
☯️ YIN & YANG ☯️
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 18, 2024
Médios com mais ações defensivas p/90m na #LigaPortugal 23/24:
1⃣ Cláudio Falcão 🇧🇷 (SCF) 10,4
2⃣ Gonçalo Franco 🇵🇹 (MFC) 7,9
3⃣ Lucas Ventura 🇧🇷 (PSC) 7,8
4⃣ Mory Gbane 🇨🇮 (GVFC) 7,6
5⃣ João Neves 🇵🇹 (SLB) 7,3
Médios com menos ações defensivas p/90m na… pic.twitter.com/djK32NBm4s
[ As acções defensivas de Kökçü na Liga 23/24 ]
3. Roberto, olha aí o que fez o Nuno Santos
O feito leonino de ter tido três GoalPoint Ratings de 10.0 ante o Boavista já era, por si só, inédito no nosso campeonato, mas inédito foi também, no caso em 2023/24, o número de passes para finalização que um dos “nota máxima” alcançou em Alvalade. Nuno Santos fez nada menos que dez passes para remate, novo recorde da presente Liga no só jogo. Nem assim, Roberto Martínez?
🎁🎁🎁🎁🎁🎁🎁🎁🎁🎁 E DÁ E DÁ E DÁ
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 17, 2024
Nuno Santos 🇵🇹 terminou o jogo de hoje com 10 passes para finalização!
É a primeira vez na Liga 23/24 que alguém atinge as 10 ocasiões criadas num jogo, e apenas a 3ª desde que existe GoalPoint!
Antes dele apenas 2… mexicanos (Miguel Layún… pic.twitter.com/RclJ0MpxV8
🇵🇹 Sporting 🆚 Boavista
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 17, 2024
Incrível! Impensável! Inédito!
Tripla de adjetivos para uma tripla de 10.0's, algo nunca visto no nosso campeonato
Uma vénia para Paulinho 🇵🇹, Nuno Santos 🇵🇹 e Viktor Gyökeres 🇸🇪#LigaPortugal #SCPBFC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/cwzpAGj4lB
4. Porto com novos máximos na carreira de tiro
O “dragão” goleou o Vizela por 4-1. Os minhotos começaram na frente, fruto de um autogolo de Pepe, mas nunca mais importunaram Diogo Costa, e a coesão defensiva caiu por terra com a expulsão de Matías Lacava. Se já estava difícil para os visitantes, a partir daqui foi o descalabro, com o Porto a apertar os forasteiros e a fixar dois novos máximos da Liga 23/24 no que toca finalização: o maior número de remates (38) e de disparos de fora da área (19).
🔫🔫🔫 PUM PUM PUM
— GoalPoint (@_Goalpoint) March 16, 2024
Incrível. O FCP terminou o jogo com 38 remates, novo máxima da Primeira Liga, desde que existe GoalPoint (época 14/15)!
Os maiores registos até hoje eram 37 do SLB, contra o Aves em 19/20 e contra o Farense esta temporada#LigaPortugal #FCPFCV pic.twitter.com/SaOZOUkPal
5. Zé Luís de volta aos bons velhos tempos?
O ponta-de-lança do Farense, Zé Luís, de 33 anos, que já passou por Porto e Braga, parece estar a voltar aos poucos à sua melhor forma. No empate algarvio 1-1 com o Rio Ave, o cabo-verdiano igualou o máximo de duelos individuais ganhos, nada menos que 18 (de 22), valor que pertencia já a Bruma (Braga) e Jajá Alves (Casa Pia). Destaque para os seis duelos aéreos ofensivos e os quatro defensivos que ganhou. Aderllan Santos, que perdeu nove de dez duelos com Zé Luís, ainda deve ter pesadelos com o atacante.
[ O desempenho de Zé Luís frente ao Rio Ave ]