O XI GoalPoint de Março 2024 da Primeira Liga

-

A s decisões estão cada vez mais perto e, após o potencialmente decisivo dérbi entre Sporting e Benfica, ganho pelos “leões”, é tempo de fechar a contabilidade de Março com o “onze” GoalPoint Ratings do mês findo. O destaque vai para o Porto, com quatro representantes, muito por culpa da goleada por 5-0 ante o Benfica, que assegurou alguns desempenhos de grande nível. A seguir vem o Sporting, com três elementos, e há só uma “águia” na contabilidade.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova, entre as jornadas 24 e 27. Vamos aos detalhes.

O XI de Março de 2024 da Primeira Liga

GoalPoint-Onze-Mês-Março-Primeira-Liga-202324-infog

Jhonatan Siqueira 6.79

A excelente época de Jhonatan teve mais um capítulo em Março, mês no qual terminou com a melhor percentagem de remates enquadrados defendidos, extraordinários 93,8%, e com o número mais alto de golos evitados (defesas – xSaves), nada menos que 2,5.

Tomás Silva 6.87

Numa temporada difícil para o Vizela, Tomás Silva vai somando exibições de qualidade na lateral-direita e foi o melhor da posição em Março, mesmo sem qualquer golo ou assistência. Destaque para os 3,1 desarmes por 90 minutos, terceiro valor mais alto do mês na posição, mas também para as 1,7 intercepções e os 1,7 passes para finalização.

Pepe 6.24

Mais um período de grande fulgor de Pepe. O portista foi o terceiro central com mais acções com bola (89,3), o jogador da posição com mais passes para finalização (1,3), o terceiro em eficácia de passe (93,1%), o segundo em passes progressivos (8,8) e o líder em recuperações de posse (8,8).

Miguel Lopes 6.38

O experiente defesa foi o melhor central de Março. Extraordinária a média de desarmes a cada 90 minutos, nada menos que 4,3, máximo da posição, mas o destaque vai também para o valor mais alto de bloqueios de remate (2,2) entre centrais.

Nuno Santos 8.00

Por uma centésima, Nuno Santos não foi o jogador do mês. O ala leonino está em grande forma, “sacou” mesmo um 10.0, ante o Boavista, e em Março marcou dois golos, fez duas assistências, foi o lateral com mais acções com bola na área contrária por 90 minutos (5,0), e, entre todas as posições, o que registou mais passes para finalização, extraordinários 5,3.

João Neves 6.86

O único representante das “águias”, e com justiça. O jovem médio voltou a viver um mês de Março de grande qualidade. Marcou um golo, foi o segundo jogador com mais acções com bola (97,5), o segundo médio com melhor eficácia de passe (91,9%), o terceiro de todas as posições com melhor média de desarmes (4,4) e o segundo em recuperações de posse (9,2).

Daniel Bragança 7.41

Está a atravessar o melhor momento da carreira, com exibições adultas, com boas decisões, visão de jogo, qualidade geral nos seus desempenhos e o terceiro melhor rating do mês findo. Daniel fez um golo, foi o quarto jogador com mais desarmes (4,4 por 90m), o oitavo em intercepções (1,9) e o segundo em acções defensivas no meio-campo contrário (4,1).

Pepê 7.17

A melhor fase da época para Pepê. O brasileiro fez três golos neste período, incluindo um no “clássico” com o Benfica, e foi o segundo médio mais rematador da Liga em Março (2,9, sendo 2,1 de bola corrida).

Francisco Conceição 6.89

O extremo continua a jogar em alta rotação, com imprevisibilidade, velocidade, drible e, acima de tudo, com boas decisões. Em Março fez apenas um golo, mas foi o segundo, logo atrás (e muito perto) de Gyökeres, com melhor média de acções com bola na área contrária (11,0). Foi também o quinto jogador mais rematador (4,2, todos de bola corrida), o quinto em passes para finalização (2,6) e o líder em dribles tentados (9,2) e completos (3,9).

Wenderson Galeno 7.11

No mês que assinalou a estreia pela “canarinha”, Galeno voltou a estar em grande, com grande destaque para o brilharete no “clássico”, onde bisou e fez uma assistência. O brasileiro fez três tentos e dois passes para golo em Março, foi o terceiro em acções com bola na área contrária (10,6), o jogador mais rematador da Liga (5,3, sendo 3,8 de bola corrida), o sétimo em passes para finalização (2,4) e o que mais conduções progressivas (5,3) acumulou.

Viktor Gyökeres 8.01 MVP mensal 👑

O sueco foi o MVP de Março. Sobre Gyökeres escrevemos um artigo dedicado, com as principais estatísticas, o qual pode ler neste link.

GoalPoint-POM-Marco-2024-Gyokeres-Sporting-infog

Menções honrosas

Paulinho (Sporting) 8.33

Autor de três golos e duas assistências em Março, Paulinho não foi o MVP mensal por ter jogado somente 222 minutos.

Morten Hjulmand (Sporting) 7.10

O critério dos minutos tira também Hjulmand desta equipa, pois o dinamarquês completou apenas 202. Fez um golo em Março.

Morlaye Sylla (Arouca) 6.85

O extremo, em grande forma no Arouca, fez um golo e esteve muito bem no passe e no drible, mas não conseguiu desalojar Francisco Conceição.

Jota Silva (Vitória SC) 6.82

No mês em que se tornou internacional português, Jota fez quatro golos, sendo o segundo melhor marcador destas quatro jornadas, mas ficou tapado por Gyökeres.

Carlos Ponck (Moreirense) 6.23

O central do Moreirense foi um dos mais sólidos em Março, mas tanto Miguel Lopes como Pepe tapam-lhe o caminho para o “onze”.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.