Paços 🆚 Sporting | Goleada de olhos postos no Braga

-

O Sporting deu novo ânimo às suas aspirações de chegar à Liga dos Campeões. A 31ª jornada da Liga bwin foi boa para o “leão”, que viu o Braga perder com o Benfica na Luz e depois foi ganhar a Paços de Ferreira por 4-0, passando a ter quatro pontos de distância para os minhotos. Um caricato autogolo de Marafona abriu a contagem na primeira parte, Nuno Santos (ainda no primeiro tempo) e Francisco Trincão ampliaram com “nota artística”, Chermiti fechou a contagem nos descontos.

GoalPoint-2023-05-07-Pacos-Sporting-Liga-Bwin-202223-Ratings

Superioridade nunca esteve em causa

Nos primeiros dois minutos o Sporting teve duas excelentes ocasiões, a primeira por Pedro Gonçalves e a segunda por Diomande, central que desperdiçou mesmo uma ocasião flagrante. O jogo era do “leão”, que chegou ao golo num lance caricato. Luiz Carlos (7′) atrasou de forma disparatada para a baliza, onde não estava Marafona, o guardião bem correu, mas a bola bateu no poste e no pé deste, entrando na baliza. O autogolo foi de Marafona, mas o erro crasso foi do médio.

Aos 26 minutos, finalmente a resposta do Paços, com Alexandre Guedes a rematar pouco ao lado da baliza de Adán, mas o jogo era dos homens de Alvalade, que chegaram ao 2-0 aos 33 minutos, num chapéu fantástico de Nuno Santos a Marafona. E era precisamente Nuno Santos o MVP ao intervalo com um extraordinário GoalPoint Rating de 7.3, graças ao golo, dois remates enquadrados e uma ocasião flagrante criada em dois passes para finalização.

O Paços bem tentou reagir, mas o Sporting tinha o jogo na mão e chegou ao 3-0 aos 62 minutos. Francisco Trincão trabalhou com técnica e mestria na área pacense e, perante Marafona, não desperdiçou. Um golo que deu a estocada final nas aspirações pacenses. Os anfitriões sentiram o golo e como que desistiram de ir atrás do prejuízo, estando o “leão” mais parto de ampliar do que de sofrer. 

[ Sporting com muitos passes entre os centrais ]

GoalPoint-2023-05-07-Pacos-Sporting-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Francisco Trincão 👑

Em jogo com diversas exibições muito boas de jogadores do Sporting, Francisco Trincão acabou por arrecadar o melhor GoalPoint Rating da noite, um 8.2 apenas duas centésimas acima da nota de Pedro Gonçalves. O extremo emprestado pelo Barcelona fez um grande golo, enquadrou dois de quatro remates, fez uma assistência em três passes para finalização e completou todas as seis tentativas de drible. Excelente, e poderia ter sido ainda melhor, caso não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Paços de Ferreira

Marafona 5.4

O guardião do paços fez autogolo – ainda que sem grandes culpas – e, mesmo assim, foi o melhor do Paços, com sete defesas, cinco a remates na sua grande área, três a disparos de perto

Nuno Lima 5.4

O central esteve bem no passe, com seis longos certos em nove e sete progressivos, e somou o máximo de alívios (6).

Luís Bastos 5.3

O lateral-esquerdo teve muito trabalho e acumulou oito acções defensivas, registando ainda quatro recuperações de posse.

Destaques do Sporting

Pedro Gonçalves 8.2

Estupenda exibição de “Pote”, que foi o mais rematador do jogo, com seis remates, três enquadrados. Não marcou – desperdiçou mesmo uma ocasião flagrante -, mas fez uma assistência em três passes para finalização, sete passes ofensivos valiosos, recebeu 11 passes progressivos, acumulou o máximo de acções com bola na área contrária (9) e quatro acções defensivas no meio-campo contrário.

Nuno Santos 7.8

Que chapelada do ala leonino para o 2-0. Nuno Santos registou o máximo de passes para finalização do jogo (4), criou uma ocasião flagrante e fez seis recuperações de posse.

Gonçalo Inácio 6.8

Grande parte da inoperância dos “castores” no ataque deveu-se ao acerto de Inácio, que completou 95% dos passes que realizou, somou 99 acções com bola e sete recuperações de posse.

Arthur Gomes 6.3

O brasileiro entrou aos 75 minutos e mexeu com o jogo, tendo, inclusive, estado perto de marcar. Não o fez, mas realizou a assistência para o golo de Chermiti e acertou os dez passes que realizou.

Ugarte 6.3

O esteio do costume. Praticamente sem peso ofensivo, o uruguaio falhou somente dois dos 48 passes que tentou, acumulou o máximo de recuperações de posse (11) e ainda fez três desarmes e outras tantas intercepções.

Edwards 6.2

Bem nos 65 minutos em que esteve em campo (saiu para o regresso de Paulinho), o inglês criou duas ocasiões flagrantes, fez seis passes ofensivos valiosos e realizou uma condução super aproximativa.

Coates 5.7

Discreto, mas eficaz, o central acertou 92% dos seus passes e realizou três super progressivos.

Diomande 5.7

O central começou por desperdiçar uma ocasião flagrante logo no arranque da partida, mas depois esteve muito bem. Assinou o máximo de passes certos (99) e tentados (106), completou sete de nove longos, fez três super progressivos e acumulou o valor mais alto de acções com bola (115).

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.