Polónia 🆚 Países Baixos | “Armário” Weghorst entra para decidir

-

Os Países Baixos sofreram a bom sofrer para vencerem a Polónia por 2-1. A “laranja” atacou sempre muito, mas de forma lenta e previsível, e quando criava perigo falhava na finalização. Os polacos marcaram primeiro, os neerlandeses empataram pouco depois, mas foi só na recta final que a equipa de Ronald Koeman garantiu os três pontos, num golo do “armário” Weghorst, entrado dois minutos antes.

GoalPoint-2024-06-16-Poland-Netherlands-EURO-2024-Ratings

Laranja lenta lá conseguiu o triunfo

A Polónia pouco fez na primeira parte para chegar ao golo, mas numa das poucas ocasiões colocou-se na frente, num belo golo de cabeça de Buksa. Os neerlandeses atacavam e rematavam muito e lá conseguiram empatar num remate de Gakpo que ainda desviou num defesa. Só que, curiosamente, os polacos fecharam-se, a partir daqui, ao ponto dos os neerlandeses não saberem muito bem o que fazem em ataque continuado, e foi só quando o “armário” Wout Weghorst entrou, aos 81 minutos, para lutar contra os “armários” da defesa polaca é que a “laranja” garantiu a vitória, por… Weghorst, dois minutos após ser lançado.

[ Países Baixos sempre mais envolventes ]

GoalPoint-2024-06-16-Poland-Netherlands-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

“Laranja” ineficaz – A selecção dos Países Baixos teve mais bola, atacou muito, rematou quase o dobro das vezes, mas criou os mesmos Expected Goals (xG) que os polacos (1,3) e enquadraram menos disparos, somente quatro contra sete.

Salvador na baliza neerlandesa – Outro dado que explica o jogo. Apesar do domínio, o guardião neerlandês, Bart Verbruggen, fez seis defesas -máximo até agora no EURO 2024 – e foi salvador.

Weghorst era a solução – Perante a solidez defensiva de uma Polónia muito fechada, faltava presença física no ataque da “laranja”. Quando ela apareceu, aos 81 minutos, com a entrada de Weghorst, tudo mudou. Dois minutos depois o atacante marcou. O jogador do Hoffenheim fez um único remate, somente sete acções com bola e recebeu apenas dois passes. Por vezes o futebol é lógica pura. 

Muitos remates dos Países Baixos – A “laranja” fez 21 remates, 14 deles dentro da área polaca. Ambos são máximos do EURO até agora.

Frankowski o elo mais fraco – O ala-direito da Polónia, Przemysław Frankowski, foi o elo mais fraco dos polacos e o pior rating do jogo. Foi driblado quatro vezes, todas no primeiro terço e perdeu 12 de 13 duelos. Tudo máximos negativos da prova até ao momento.

MVP GoalPoint: Cody Gakpo 👑

Jogo tremendo do atacante do Liverpool. Gakpo fez o empate para a “laranja”, foi o mais rematador, com cinco disparos, dois enquadrados, somou três passes para finalização, recebeu oito passes progressivos, acumulou oito acções com bola na área contrária, teve sucesso nas quatro tentativas de drible, assinou seis conduções progressivas, ganhou três de quatro duelos aéreos ofensivos e venceu 15 de 20 duelos em termos globais. Foi o MVP com um GoalPoint Rating de 8.4, que poderia ter sido bem maior não tivesse falhado uma ocasião flagrante.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.