Real Madrid 🆚 Man City | Jogo de golos incríveis no Bernabéu

-

Tudo empatado na autêntica final antecipada no Santiago Bernabéu, naquela que foi a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões 2022/23. Numa partida muito disputada, em especial no segundo tempo, o City mandou por completo na primeira metade, altura em que… o Real marcou. Na segunda, os “merengues” espevitaram e foi a vez do City facturar. Dois golos incríveis, um de Vinícius Jr. e outro de Kevin De Bruyne, dignos deste palco. 

GoalPoint-2023-05-09-Real-Madrid-Man-City-Champions-League-202223-Ratings

Duelo de grande nível

A primeira parte foi como que uma fotografia do que tem sido a Liga dos Campeões nos últimos anos. O Manchester City entrou com tudo, a dominar a posse de bola, muito subido no terreno, perante um campeão Real à espera, a dar a ideia de não ter argumentos, mas a encetar algumas transições rápidas. Numa delas, aos 36 minutos, Camavinga fugiu pela esquerda, serviu Vinícius Jr. e este, com um pontapé fulminante de fora da área, fez o 1-0. Estava-se mesmo a ver, como a sequência abaixo de tweets o comprova.

O domínio era total por parte dos ingleses, mas a Champions é o “quintal” do Real, que assim se colocou na frente. E também não espanta que o melhor ao intervalo fosse o guarda-redes dos “blancos”. Thibaut Courtois registava um GoalPoint Rating de 6.7, com quatro defesas e 0,7 golos evitados (defesas – xSaves).

No segundo tempo, o cenário como que se inverteu. O Real passou a ter mais bola e iniciativa, e a criar alguns lances muito interessantes no ataque, e foi nessa fase que o City empatou. Aos 67 minutos, Kevin De Bruyne não quis ficar atrás de Vinícius e também ele arrancou um pontapé espectacular de fora da área para o empate, batendo Courtois, que o havia negado já anteriormente.

A segunda parte foi bem mais equilibrada, as equipas repartiram ocasiões de golo e o Real acabou em cima do City (que não realizou qualquer substituição…), mas não houve mais golos e tudo será decidido em Manchester.

MVP GoalPoint: Vinícius Jr. 👑

Grande jogo do brasileiro, que começou por marcar um golo incrível numa fase em que o Real Madrid ainda não tinha entrado verdadeiramente no jogo. Vinícius terminou com um GoalPoint Rating de 7.4, graças ao tento, mas também a seis acções com bola na área contrária, 11 tentativas de drible, cinco eficazes (ambos máximos) e sofreu três faltas.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Real Madrid

Eduardo Camavinga 6.6

O francês nem sempre esteve ao seu melhor, mas foi subindo de produção. Excelente a investida pelo franco esquerdo (foi lateral nesta partida), que culminou com a assistência para o golo de Vinícius. Camavinga fez três passes para finalização, sete recuperações de posse e cinco desarmes (segundo valor mais alto). De negativo as cinco perdas de posse no primeiro terço, três dribles consentidos, dois no primeiro terço.

Thibaut Courtois 6.5

O melhor do primeiro tempo, o belga manteve o nível (apesar de ter tido menos trabalho) na etapa complementar, e terminou com cinco defesas.

Destaques do Manchester City

Kevin De Bruyne 7.3

A grande figura do City foi o seu “maestro”. O belga marcou um grande golo, enquadrou os seus três remates, todos de fora da área, e fez oito passes ofensivos valiosos.

Rúben Dias 7.1

Jogo incrível do central português, que “secou” Benzema, completou 95% dos passes, registou o máximo de acções com bola (94), registou quatro conduções progressivas, quatro desarmes e realizou um corte decisivo.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.