A equipa da 19ª Jornada da Liga 23/24

-

Jornada de goleadas, em Alvalade, Reboleira, Arouca e no Bessa. O destaque maior vai para o Sporting e para os seus oito golos ao Casa Pia, que ajudaram a colocar três “leões” no “onze” GoalPoint Ratings da ronda, um deles com nota máxima. Porém, só mesmo o emblema de Alvalade empresta mais de um jogador a esta equipa, numa ronda muito “democrática” e, apesar dos 4-1 contra o Estrela, sem a presença de qualquer elemento dos “encarnados”. Vamos aos detalhes.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 19

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-19-Primeira-Liga-202324-infog

Hugo Souza 7.1 

No fecho da jornada, o aflito Chaves foi a Braga arrancar um ponto e pode agradecer ao guarda-redes Hugo Sousa. O brasileiro realizou sete defesas, máximo da jornada, seis delas a remates na sua grande área e evitou 1,5 golos (defesas – xSaves).

Rodrigo Gomes 7.6
MVP do #RAFCEPF

O lateral não jogou a final da Taça da Liga, por estar emprestado pelo Braga, pelo que surgiu fresco e com energia em Vila do Conde, ao ponto de ser a figura do empate dos “canarinhos”. Rodrigo enquadrou dois dos seus três remates, criou duas ocasiões flagrantes, completou quatro de sete tentativas de drible, somou oito conduções progressivas e três super progressivas.

Sebastián Coates 8.8

Na partida oficial número 350 de leão ao peito, o capitão deu o mote, culminando a exibição com dois golos em três tentativas, oito passes progressivos, três super progressivos, 110 acções com a bola, sete recuperações de posse, nove perdas e quatro acções defensivas.

Filipe Relvas 7.4
MVP do #BFCPSC

Os algarvios foram ao Bessa golear, mesmo não tendo necessitado de grande caudal ofensivo. Assim, tiveram apenas de ser coesos na defesa e aproveitar as oportunidades. Na retaguarda, Filipe Relvas esteve intransponível, com 17 acções defensivas, entre elas quatro intercepções (máximo do jogo), nove alívios, dois bloqueios de remate e um corte decisivo.

Leonardo Buta 7.2
MVP do #GVFCVSC

Triunfo gilista no dérbi com o Vitória e grande exibição de Buta. O lateral-esquerdo ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou e acumulou 13 acções defensivas, entre elas três intercepções e outros tantos bloqueios de passe/cruzamento.

Rodrigo Zalazar 9.3
MVP do #SCBGDC

O Braga empatou em casa, mas o médio uruguaio espalhou classe na Pedreira. O rating é o segundo mais alto da ronda, nada podendo contra a nota máxima de Gyökeres. Zalazar fez o golo dos minhotos ante o Chaves, enquadrou três de quatro remates, somou cinco passes para finalização (máximo da ronda), um de ruptura, acumulou sete passes longos certos em oito, dez progressivos, quatro super progressivos (ambos valores mais alto do encontro), assinou incríveis 120 acções com bola (… máximo), 12 recuperações de posse (valor mais elevado), sete desarmes (recorde da jornada com Guima, do Chaves) e cinco acções defensivas no meio-campo contrário. Estupendo.

Mirko Topić 7.3
MVP do #MFCFCF

O Famalicão perdeu, mas o médio sérvio fez de tudo para mudar o rumo dos acontecimentos. Topić falhou apenas quatro de 62 passes e esteve impecável defensivamente, com 11 recuperações de posse (máximo do jogo), cinco desarmes e seis intercepções (recorde da jornada).

Cristo González 8.9
MVP do #FCAFCV

Mais um desempenho de craque por parte do espanhol. Cristo bisou na goleada ao Vizela, enquadrou três de quatro remates, ganhou uma grande penalidade e, não fosse uma flagrante falhada, e a sua nota teria disparado.

Francisco Trincão 8.8

Com alegria nas pernas, tem estado em “ponto rebuçado”. Marcou pela quarta jornada de rajada numa partida em se destacou com quatro remates, dois golos, oito passes progressivos recebidos, foi assertivo em dois dos cinco dribles tentados, ganhou cinco duelos, perdeu quatro, somou quatro recuperações de bola e oito perdas da posse. Está no quarto “onze” da jornada consecutivo.

Evanilson 8.7
MVP do #SCFFCP

O brasileiro está em grande forma e já leva oito tentos na Liga, tendo facturado quatro golos nos últimos três jogos, incluindo dois em FaroEvanilson foi o melhor em campo graças ao bis, mas também a dois remates enquadrados em quatro, uma ocasião flagrante criada e sete acções com bola na área contrária.

Viktor Gyökeres 10.0 MVP semanal 👑
MVP do #SCPCPAC

Segunda nota máxima da época na Liga, depois de Ricardo Velho na Luz, pelo Farense. Gyökeres continua “on fire” e voltou a ser decisivo, deixando a defensiva contrária à deriva. O sueco, que assumiu a liderança dos goleadores do campeonato com 15 golos, fechou o encontro com três remates, dois golos, quatro passes para finalização, 18 passes progressivos recebidos (máximo no duelo), 42 acções com a bola – 14 na área adversária -, cinco conduções progressivas, outras tantas super progressivas, acumulou ainda quatro recuperações de posse, dez perdas e três acções defensivas e ganhou dez de 15 duelos.

Outros jogadores à porta do “onze”

Rafa Mujica (Arouca) 8.0

Pedro Gonçalves (Sporting) 7.6

Pepê (Porto) 7.6

Pedro Malheiro (Boavista) 7.4

Jason Remeseiro (Arouca) 7.3

Arthur Cabral (Benfica) 7.3

Ángel Di María (Benfica) 7.3

Ricardo Horta (Braga) 7.3

Geny Catamo (Sporting) 7.2

Joe Mendes (Braga) 7.2

Os tops da jornada

São estes os melhores da 19ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J19SUMGPRMVPPASXG
1-4
1-0
1-3
5-0
1-0
1-4
8-0
1-1
1-1

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.