Sporting 🆚 Atalanta | Leão mostra garras mas não desata nó

-

QUATRO bolas nos ferros, dois golos e tudo por resolver na segunda mão que vai decorrer na próxima quinta-feira em Bérgamo. O “leão” foi felino nos instantes iniciais, aproveitou um lançamento preciso de Trincão dirigido a Paulinho para abrir a contagem e mostrar as garras, mas a Atalanta reagiu de forma célere, asfixiou a primeira fase de construção sportinguista e, após diversas tentativas, empatou por intermédio de Scamacca. Com as alterações promovidas ao intervalo, o Sporting equilibrou a balança, os lances de perigo rondaram as duas áreas, mas não se registaram mais golos e ainda não foi nesta terceira tentativa que a turma de Alvalade desatou o nó transalpino.

GoalPoint-2024-03-06-Sporting-Atalanta-Europa-League-202324-Ratings

Empate técnico deixa tudo por resolver

No reencontro entre Sporting e Atalanta, as expectativas não foram defraudadas neste terceiro “round”. O conjunto português entrou em campo com sete alterações no “onze” e a lição bem estudada. De forma organizada detalhou bem quando tinha de acelerar no ataque e de pressionar as marcações individuais do opositor. Edwards deixou o primeiro aviso e, dez minutos volvidos, Paulinho finalizou um contra-ataque conduzido por Trincão.

Os italianos sentiram o toque e partiram em busca da redenção, subiram o bloco, pressionaram de forma intensa e obrigaram a defensiva “verde-e-branca” a errar com frequência.

As situações de perigo foram se avolumando, com duas boas no poste direito, duas enormes intervenções de Franco Israel, até que aos 39 minutos, Scamacca aproveitou as veleidades concedidas por Eduardo Quaresma na primeira fase de construção para deixar tudo empatado. Embalada, a formação de Bérgamo ameaçou a remontada, mas o guardião leonino voou e defendeu o cabeceamento do ponta-de-lança visitante.

Gianluca Scamacca era a peça em evidência ao intervalo com três remates, um golo, cinco acções com a bola na área contrária, duas faltas sofridas e um GoalPoint Rating de 7.4. Do lado leonino, Coates impunha-se com três passes progressivos, quatro duelos ganhos, três recuperações, sete acções defensivas e um rating de 5.9.

No período de pausa, Rúben Amorim deixou Diomande, Koba Koindredi e Marcus Edwards nos balneários e refrescou a defesa, meio-campo e ataque com St. Juste, Morten Hjulmand e Viktor Gyökeres, respectivamente. A formação da casa conseguiu equilibrar mais um jogo, retendo a bola com mais critério, ao passo que a Atalanta continuou a ser perigosa nas incursões ofensivas. O poste direito da baliza de Israel deteve pela terceira vez os italianos, desta feita num tiro de Lookman, Coates ripostou e o esférico embateu nos ferros.

Na recta final, Kolasinac ficou próximo de marcar, Touré ainda festejou, mas estava em posição irregular e, no período de descontos, St. Juste surgiu na hora H para cortar um desvio perigoso de Koopmeiners. Pouco depois, soou o derradeiro apito no encontro.  

[ A Atalanta esteve sempre mais subida no terreno ]

GoalPoint-2024-03-06-Sporting-Atalanta-Europa-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Gianluca Scamacca 👑

O avançado tem dois golos nesta edição da Liga Europa e ambos foram marcados diante do Sporting. Neste encontro, funcionou como o “pivot” ofensivo dos transalpinos e foi bastante perigoso. Na folha de serviços carimbou quatro remates (máximo no duelo), um golo, 14 passes progressivos recebidos, sete acções com a bola na área adversária, levou a melhor em nove duelos, perdeu cinco, registou, ainda, nove perdas de bola, quatro acções defensivas e quatro faltas sofridas. O dianteiro foi o MVP com um GoalPoint Rating de 7.9.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Sebastián Coates 6.8

Foi o “patrão” e decisivo para o desfecho do jogo com seis passes progressivos, um remate que embateu nos ferros, venceu nove duelos, perdeu cinco, levou a melhor em quatro dos cinco duelos aéreos defensivos que protagonizou e liderou as acções defensivas com 13.

Trincão 6.1

Atravessa um excelente momento, é dele a assistência para o golo de Paulinho, coleccionou quatro passes para remate, quatro centros (nenhum eficaz), sete duelos ganhos, quatro perdidos, seis acções defensivas, dez perdas de bola e apenas foi eficaz num dos quatro dribles que arriscou.

Hjulmand 5.9

Não entrou bem, mas foi aquecendo e atingiu a bitola habitual com três duelos ganhos, um perdido, três recuperações de posse, nove perdas e seis acções defensivas.

Paulinho 5.7

Mostrou os dentes no único remate que fez na partida, chegando aos 14 golos esta temporada – festejou em todas as provas nas quais a equipa participa ou participou. Falhou quatro passes de risco em 22 feitos (55% de eficácia), ganhou oito duelos, perdeu outros tantos, sofreu quatro faltas e venceu dois dos cinco duelos aéreos ofensivos em que participou.

Franco Israel 5.7

Muito em foco, foi “traído” por Eduardo Quaresma no 1-1, realizou duas defesas, mas não esteve bem com a bola nos pés, com 12 perdas de bola, sendo que falhou dez dos 45 passes tentados, entre os quais quatro de risco.

Geny Catamo 5.6

Esteve próximo de marcar no único remate que fez, conquistou dez duelos, perdeu cinco, sofreu três faltas e foi eficaz em seis dos sete dribles que arriscou.

Marcus Edwards 5.4

Criou a primeira ocasião de perigo no encontro, mas foi perdendo fulgor, viu um amarelo e acabou por ser substituído ao intervalo com um remate, três acções com a bola na área adversária, venceu seis duelos, perdeu três, registou duas recuperações de posse, oito perdas de bola e três faltas sofridas.

Koba Koindredi 5.4

Estreou-se como titular. À excepção de uma perda de bola aos 26 minutos, bateu-se bem com 100% de eficácia no capítulo dos passes (13 tentados), 18 acções com a bola, três recuperações de posse e uma acção defensiva.

Viktor Gyökeres 5.0

Descansou durante a primeira parte e entrou na etapa final. Não fez nenhum remate, falhou seis dos 13 passes tentados (eficácia de 46%), foram 19 as acções com a bola, ganhou três duelos, perdeu outros tantos e acumulou dez perdas de bola.

Eduardo Quaresma 4.7

O lance do empate nasce num passe mal calculado do jovem defensor. Foram, ao todo, quatro os passes de risco falhados, ganhou seis duelos, perdeu quatro, recuperou a bola em nove ocasiões, perdeu-a em 12 e ainda registou dez acções defensivas.

Destaques da Atalanta

Éderson 6.4

O médio encheu o campo com um remate, uma ocasião flagrante criada, quatro recuperações de bola, oito perdas, oito acções defensivas e três faltas sofridas.

Ruggeri 6.2

Responsável por três passes para remate, oito duelos vencidos, sete perdidos, 11 recuperações de bola (máximo no jogo), 16 perdas e oito acções defensivas.

Leonel Gomes
Leonel Gomeshttps://goalpoint.pt/
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.