Festa rija em Alvalade. O Sporting fechou a sua participação na Liga com mais uma vitória, terminou com o máximo de pontos da sua História no campeonato (90) e sem perder qualquer ponto em casa. Ante o Chaves, os “leões” fizeram um excelente jogo, em especial na primeira parte, altura em que Gyökeres bisou. Paulinho fechou as contas com um golo estupendo. No fim houve entrega do troféu de campeão.
Mais um triunfo anunciado
Dia de festa em Alvalade e o futebol leonino apareceu para participar com alguns belos lances de futebol. Trocas de bola, movimentações imparáveis para os espaços, inspiração individual e ocasiões de golo foram surgindo com naturalidade e o primeiro apareceu aos 23 minutos, por Gyökeres, de grande penalidade, após mão na bola de Ricardo Guima. O segundo surgiu numa extraordinária jogada colectiva, com as tais desmarcações, trocas de bola rápidas e um grande trabalho de Gyökeres na área, a fazer o seu segundo da tarde.
O terceiro surgiu já nos descontos num lípico lance de… Gyökeres, mas este foi anulado por falta num momento anterior, senão teria sido o “hat-trick”. E ainda antes do apito para o intervalo, Junior Pius foi expulso por vermelho directo. O atacante sueco do Sporting era o melhor ao descanso, com um GoalPoint Rating de 7.2. Gyö fez os dois golos, enquadrou dois de três remates, criou uma ocasião flagrante e somou sete acções com bola na área contrária.
🇵🇹 INTERVALO | Sporting 2-0 Chaves
— GoalPoint (@_Goalpoint) May 18, 2024
🟢 Intenso domínio leonino e vantagem confortável
🟢 Leão com mais bola, ataques e belos lances colectivos
🟢 Gyökeres 🇸🇪 fez os 2 golos#LigaPortugal #SCPGDC pic.twitter.com/bzsfGgWe0x
🇵🇹 Sporting 2-0 Chaves
— GoalPoint (@_Goalpoint) May 18, 2024
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Viktor Gyökeres 🇸🇪 7.2 🔝
🥈 Hidemasa Morita 🇯🇵 6.1
🥉 Luís Neto 🇵🇹 5.9
🔻 Junior Pius 🇳🇬 3.6#LigaPortugal #SCPGDC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/dFK1aFg4yo
A segunda parte começou com um lance de muito perigo dos flavienses, mas foi sol de pouca dura. Aos 55 minutos, Nuno Santos conseguiu um cruzamento bem junto à linha e Paulinho, de primeira, de pé esquerdo, fez um grande golo. Um momento que teve o condão de tirar um pouco de ritmo ao jogo, com o Sporting a esperar por um Chaves sem grandes argumentos e a solicitar Gyökeres, que procurou o “hat-trick” com grande vontade. O resultado, porém, não sofreu alterações e o destaque vai para estreia de Francisco Silva na baliza leonina, sagrando-se, por isso, campeão.
[ Flavienses com pouca bola e poucos passes (só 188) ]
MVP GoalPoint: Viktor Gyökeres 👑
Nada mais apropriado que a grande figura deste Sporting campeão tenha sido o MVP no derradeiro jogo da equipa na Liga, algo que aconteceu pela 13ª vez (recorde). Gyökeres terminou com um GoalPoint Rating de 7.8, fruto de dois golos (fez 29 na prova), cinco remates, três enquadrados (máximos), uma ocasião flagrante criada, 15 passes progressivos recebidos (valor mais alto) e nove acções com bola na área contrária.
🇵🇹 Sporting 🆚 Chaves
— GoalPoint (@_Goalpoint) May 18, 2024
Pela 13ª(!) vez esta temporada, Viktor Gyökeres 🇸🇪 foi o melhor em campo num jogo da Liga Portuguesa ⭐️
Veremos se terá sido a última#LigaPortugal #SCPGDC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/5DgLEJDyob
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Sporting
Paulinho 7.5
A época de Paulinho foi de grande qualidade, tal como o golo que marcou. Entrado ao intervalo, enquadrou os dois remates que realizou.
Morita 7.1
Grande jogo do nipónico, um verdadeiro “patrão” do meio-campo, com belos números, apesar de ter saídos aos 73 minutos. Além de dois passes para finalização, somou sete acções defensivas, com destaque para três desarmes, e cinco delas aconteceram no meio-campo contrário (máximo).
Nuno Santos 6.9
Mais um jogão do ala, que chegou às dez assistências no campeonato (o segundo lateral nas principais Ligas europeias com mais passes para golo, apenas atrás das 13 de Grimaldo, mas com menos 758 minutos nas pernas). Realizou também seis passes super progressivos, terceiro valor mais alto da prova, somou três passes para finalização, dez passes progressivos e recebeu 12.
🇵🇹 88' | Sporting 3-0 Chaves
— GoalPoint (@_Goalpoint) May 18, 2024
Os 6 passes super progressivos de Nuno Santos (3º melhor registo do campeonato)#LigaPortugal #SCPGDC pic.twitter.com/8vDwnmxiCo
🇵🇹 61' | Sporting 3-0 Chaves
— GoalPoint (@_Goalpoint) May 18, 2024
Laterais com mais assistências nas principais ligas europeias 🏴🇪🇸🇩🇪🇮🇹🇫🇷🇵🇹:
1⃣ Alejandro Grimaldo 🇪🇸 (Leverkusen 🇩🇪) 13 em 2768'
2⃣ Nuno Santos 🇵🇹 (Sporting 🇵🇹) 10 em 2010'
3⃣ Kieran Trippier 🏴 (Newcastle 🏴) 10 em 2220'
4⃣ Franck Honorat 🇫🇷… pic.twitter.com/iIurJM89RA
Ricardo Esgaio 6.2
O ala fez uma assistência em dois passes para finalização, sete passes progressivos, mas pecou com três dribles consentidos.
Francisco Trincão 6.0
O extremo arrasou no drible, com cinco completos em nove tentados (todos na primeira parte), acumulou o segundo valor mais alto de acções com bola na área contrária (8), mas a nota é afectada devido a uma flagrante falhada.
🇵🇹 42' | Sporting 2-0 Chaves
— GoalPoint (@_Goalpoint) May 18, 2024
Trincão já acumula 5 dribles eficazes, tantos como os outros 21 jogadores juntos#LigaPortugal #SCPGDC pic.twitter.com/GGn0oBy8yq
Luís Neto 5.9
Alvalade despediu-se da melhor forma de Neto, que disse adeus ao Sporting com o seu derradeiro jogo. A ocasião flagrante que desperdiçou impediu um adeus ainda mais condizente, mas destaque para os 44 passes certos em 47 (94%), os sete passes progressivos e as excelentes quatro conduções progressivas.
Coates 5.8
Muito consistente, o uruguaio completou 92% dos passes realizados, fez 11 passes progressivos e três super progressivos e ganhou os quatro duelos aéreos defensivos em que participou.
Destaques do Chaves
Gonçalo Pinto 6.1
O guardião flaviense não teve culpa nos golos sofridos e, aliás, fez seis defesas, cinco a remates na sua grande área.
Jô Batista 5.6
A nota do atacante brasileiro não é alta, pois o jogo não lhe foi favorável, mas a verdade é que criou uma ocasião flagrante, recebeu 12 passes progressivos, ganhou quatro de nove duelos aéreos ofensivos e sofreu cinco faltas. A nota baixa devido aos cinco maus controlos de bola (máximo).