Sporting 🆚 Famalicão | Leão sorri em noite de Esgaio

-

Jogo animado em Alvalade que acabou por dar vitória aos homens da casa, naquela que foi a partida de fecho da 30ª jornada da Liga bwin. O Sporting foi melhor na primeira parte, chegou a estar em vantagem por 2-0, mas acabou por perder um pouco o controlo do encontro nos últimos 20 minutos, pelo que o Famalicão ameaçou algumas vezes sair com um ponto no bolso. Não o conseguiu, pelo que ficaram a valer os tentos de Hidemasa Morita, Ricardo Esgaio e um autogolo de Sebastián Coates.

GoalPoint-2023-04-30-Sporting-Famalicao-Liga-Bwin-202223-Ratings

Jogo intenso desde o apito inicial

Jogatana bem animada na primeira parte entre duas equipas a jogar ao ataque. O Sporting foi tento mais bola e iniciativa e marcou cedo, aos 18 minutos, por Morita, que trabalhou bem na grande área e rematou forte. Contudo, os famalicenses acercavam-se com perigo da área leonina e, em cima da meia-hora, Colombatto rematou rasteiro para enorme defesa de Adán.

O melhor ao intervalo era Edwards. O extremo inglês dos “leões” contava com um GoalPoint Rating de 6.1, fruto de uma ocasião flagrante criada – que acabou no golo de Morita – e cinco passes ofensivos valiosos.

O “leão” intensificou o ascendente na segunda parte e chegou ao golo em cima da hora de jogo. Boa jogada de envolvimento, Chermiti serviu Edwards, que trabalhou muito bem, rematou, Luiz Júnior defendeu e Ricardo Esgaio, na recarga, não falhou. O “Fama” respondeu aos 69 minutos, com ajuda alheia. Leandro Sanca cruzou da direita e Coates, na tentativa de afastar, desviou para a própria baliza. E aos 77 o 2-2 esteve muito perto, com Jhonder Cádiz a rematar para grande defesa de Adán.

Os visitantes estavam perigosos, mas o Sporting sentiu a necessidade de cerrar fileiras e conseguiu fechar os caminhos para a sua baliza com competência, mantendo a vantagem até final.

[ Mais Sporting, mas o Famalicão não se escondeu ]

GoalPoint-2023-04-30-Sporting-Famalicao-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Ricardo Esgaio 👑

Primeiro golo com a camisola sénior do Sporting. Ricardo Esgaio, formado em Alvalade, nunca tinha feito abanar as redes na equipa principal dos “leões”, mas fê-lo este domingo, a concretizar uma recarga a remate de Edwards. O ala-direito foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.1, fruto do tento, mas também de cinco desarmes, o máximo deste encontro.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Adán 6.9

Belo jogo do guardião leonino, que terminou com três defesas, duas delas (uma em cada parte) de elevado nível de dificuldade. Somou quatro saídas pelo ar eficazes e terminou com um golo evitado (defesas – xSaves).

Edwards 6.6

Melhor elemento na primeira metade, o inglês esteve nos lances dos dois golos leoninos, no primeiro servindo Morita, que trabalhou bem e marcou, no segundo sendo dele o remate que Luiz Júnior defendeu, antes da recarga de Esgaio. O extremo terminou com três remates, duas ocasiões flagrantes criadas, oito passes ofensivos valiosos (máximo), três passes super progressivos (valor mais alto) e acumulou o máximo de acções com bola na área contrária (6).

Nuno Santos 6.6

Bela partida do ala-esquerdo, dono de dois passes para finalização, oito cruzamentos de bola corrida, seis conduções progressivas e duas super progressivas (máximos). Acumulou, contudo, 17 perdas de posse.

Gonçalo Inácio 6.3

Começou na esquerda do trio de centrais, terminou na direita, sempre com solidez. Assinou com o máximo de acções com bola (96), de passes certos (71) e tentados (86), mas também de falhados (15). Ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou, fez nove recuperações de posse e três intercepções.

Morita 6.3

Bom golo do japonês, lesto a receber e a rematar, rápido a pensar e a executar. Somou ainda três desarmes, todos no meio-campo contrário.

Trincão 5.9

O extremo tentou desequilibrar e conseguiu-o algumas vezes, com destaque para três dribles completos em quatro tentados. Porém, esteve pouco efectivo na frente, sem qualquer remate e apenas com um passe para finalização. Foi, com Gustavo Sá, do Famalicão, o jogador mais carregado em falta (5).

Ugarte 5.8

Jogo “bipolar” do médio uruguaio. Ugarte esteve em todo o lado, pressionou, recuperou jogo para o “leão”, mas também ficou aquém em diversos lances. Completou 33 de 36 passes (92%), registou o número mais alto de acções defensivas no meio-campo contrário (6) e de intercepções (4), mas foi driblado cinco vezes, três no primeiro terço (ambos máximos), foi um dos que mais faltas cometeu (4) e perdeu 12 de 21 duelos.

Pedro Gonçalves 4.3

Como referiu Rúben Amorim no final do jogo, há dias assim. Frente à sua antiga equipa, “Pote” foi o pior dos “leões” e o segundo rating mais baixo, terminando com apenas um enquadrado em três remates, nenhum drible completo em três tentados e ainda falhou uma ocasião flagrante.

Destaques do Famalicão

Zaydou 6.5

Entrou ao intervalo para o lugar de Colombatto e foi o melhor dos visitantes, com destaque para um passe de ruptura, três dribles completos em três tentados, uma condução super progressiva e quatro desarmes.

Rúben Lima 6.0

O lateral-esquerdo do “Fama” foi dos mais consistentes dos forasteiros, terminando com sete acções defensivas, e subiu para fazer um passes para finalização.

Luiz Júnior 6.0

O guardião não segurou o remate de Edwards que redundou no segundo golo leonino, mas esteve bem de forma global, com três defesas realizadas.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.