Sporting 🆚 Marítimo | Emoção termina em “tugão”

-

Que grande confusão. O Marítimo marcou cedo em Alvalade e aguentou-se na frente até aos minutos finais, altura em que o Sporting empatou e deu a volta, nos descontos, por Coates. O pior veio depois, com o Marítimo a empatar 2-2, mas a ver o seu golo anulado depois de uma grande confusão e análise do VAR. Entretanto já Adán tinha sido expulso (falha o dérbi) e Paulinho acabou o jogo na baliza leonina. Os lisboetas ganharam e continuam na luta pelo terceiro lugar da Liga bwin, os madeirenses continuam em apuros.

GoalPoint-2023-05-13-Sporting-Maritimo-Liga-Bwin-202223-Ratings

Quase surpresa até à confusão final

Quase só deu Sporting no primeiro tempo, mas quem chegou ao descanso em vantagem foi o Marítimo. Os “leões” de Lisboa atingiram os 77% de posse de bola, dez remates, mas só por uma vez alvejaram a baliza de Marcelo Carné. A iniciativa era dos de Alvalade, que pressionavam e iam ocupando o meio-campo contrário, mas aos dez minutos, Félix Correia recolheu a bola e assistiu o ala Vitor Costa, que subiu e rematou cruzado para o 1-0.

Este foi o único remate dos insulares em toda a primeira parte, enquanto o Sporting ia criando perigo, tendo estado perto de marcar por Pedro Gonçalves perto do descanso. Ao intervalo, o colombiano Moises Mosquera era o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.9. O central acumulava já nove acções defensivas, com destaque para quatro desarmes.

 

Os comandados de Rúben Amorim continuaram a pressionar no segundo tempo, mas com menos lucidez do que na primeira metade. O Marítimo aproveitou para controlar melhor os acontecimentos, numa fase com muitas paragens e visível (e audível) impaciência dos adeptos leoninos. Contudo, a pressão acabou por dar frutos.

Aos 85 minutos, Pedro Gonçalves trabalhou bem na área, cruzou tenso e Matheus Costa colocou a bola no fundo da própria baliza. Estavam lançados minutos finais loucos e muito confusos. Coates colocou o Sporting na frente aos 90’+3′, mas quando todos pensavam que a vitória já não fugia, o Marítimo marcou, aos 90’+7′, por Riascos. Muitos protestos dos jogadores leoninos levaram à expulsão de Adán… antes de o árbitro Tiago Martins anular o tento maritimista por falta de Paulinho (o do Marítimo) sobre Nuno Santos. Contudo, o cartão vermelho (segundo amarelo) a Adán (que falha o dérbi com o Benfica) manteve-se e foi Paulinho (o do Sporting) a acabar o jogo na baliza leonina.

Resumindo, o Sporting continua na luta pelo terceiro lugar, o Marítimo ainda tem muito para correr atrás da manutenção.

[ Sporting sempre em cima do Marítimo no posicionamento médio ]

GoalPoint-2023-05-13-Sporting-Maritimo-Liga-Bwin-202223-pass-network

MVP GoalPoint: Vitor Costa 👑

Jogo inglório do latera-esquerdo maritimista. O brasileiro foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5. Não só marcou o golo dos insulares, num belo remate cruzado, como esteve praticamente intransponível a defender, terminando com 14 acções defensivas, com destaque para quatro intercepções e sete alívios, ambos máximos.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do Sporting

Coates 7.0

Não é apenas defesa, é também construtor de jogo e avançado. Com a sua equipa a perder desde cedo, acabou, mais uma vez, como ponta-de-lança, marcando mesmo o golo que seria o da vitória leonina. Registou o máximo de passes certos (92) e tentados (102), de acções com bola (110) e ganhou dois de três duelos aéreos ofensivos.

Paulinho 6.8

Com a lesão de Chermiti, foi titular e um dos protagonistas. Não porque tenha marcado, mas assistiu Coates para o 2-1 e, com a expulsão de Adán, acabou o jogo na baliza do Sporting.

Pedro Gonçalves 6.7

Um dos mais esclarecidos do Sporting, terminou o jogo com o máximo de passes para finalização (4), um passe de ruptura, dois cruzamentos de bola corrida eficazes em cinco e somente três passes falhados em 39. Foi o jogador com mais acções com bola na área contrária (8)

Gonçalo Inácio 6.1

Entrado ao intervalo, o central esteve bem no passe, com 90% de eficácia, fez seis recuperações de posse e quatro acções defensivas. 

Nuno Santos 6.0

Outro elemento entrado ao intervalo. O ala completou a totalidade dos 24 passes que realizou e integrou-se bem no ataque, terminando com quadro acções com bola na área contrária.

Edwards 5.6

Muitas dificuldades do inglês perante a solidez de Vitor Costa, pelo que teve de flectir muitas vezes para o meio, onde quase nunca encontrou espaço. Terminou com dois passes para finalização, oito ofensivos valiosos e dois dribles eficazes em quatro.

Ugarte 5.4

Ajudou a equipa leonina a empurrar o Marítimo para a sua retaguarda, tendo fixado o máximo de recuperações de posse (7). Esteve intratável no passe, com apenas dois falhados em 75.

Destaques do Marítimo

Mosquera 7.0

O central foi o melhor do primeiro tempo e manteve o nível no segundo. Destaque para 13 acções defensivas, com realce para cinco desarmes, um dos máximos do desafio.

Diogo Mendes 5.8

O outro jogador com cinco desarmes foi Diogo Mendes, médio maritimista que acumulou ainda três alívios.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.