P ela segunda vez desde que chegou a Portugal, Simon Banza é o Jogador do Mês GoalPoint. Na época passada, a de estreia ao serviço do Braga, o ponta-de-lança congolês chegou e arrasou logo a abrir( em Agosto), com golos e grande influência no extraordinário arranque dos “guerreiros”. Agora, em Outubro/Novembro – o goleador voltou a dar cartas, com várias exibições de grande categoria, uma delas a roçar a nota máxima, algo que já conseguiu por uma vez, na temporada transacta.
Banza não deu grandes hipóteses à concorrência, apesar de dois colegas de equipa terem tentado – é esperar pelo “onze” GoalPoint, que será revelado em breve -, e terminou este período com um magnífico GoalPoint Rating de 7.59, à frente de todos os futebolistas que jogaram mais de 300 minutos entre as jornadas sete e 11 da Primeira Liga. Vamos aos detalhes do desempenho de Simon.
[ O resumo do desempenho acumulado de Banza em Outubro e Novembro na Liga ]
Melhor marcador desta fase… e da Liga
Simon é o melhor marcador da Primeira Liga até ao momento, com dez golos marcados. No período em análise foi também o jogador mais prolífico a fazer abanar as redes contrárias, algo que fez por seis vezes, mais duas que outros quatro jogadores. O atacante congolês foi também o jogador com mais acções para golo nestas cinco rondas, nada menos que oito, juntando as duas assistências que realizou. Só o sportinguista Viktor Gyökeres se aproxima de Banza neste particular, com sete acções para golo (quatro tentos e três assistências).
[ Todos os remates de Banza nestas cinco jornadas, a amarelo os 6 golos, a azul os enquadrados ]
O “arsenalista” marcou nas primeiras quatro jornadas destes dois meses, só ficando em branco na última, em casa do Arouca, na única partida em que teve um desempenho modesto. De resto, Banza teve participação directa em 53,3% dos tentos que o Braga marcou cm ele em campo, mostrando uma grande capacidade de movimentação nas áreas contrárias, fugindo com facilidade às marcações.
Os mapas abaixo mostram o resultado dessa facilidade, definindo algumas das principais características de Banza e que o Braga tem explorado com qualidade. Nestas cinco rondas, Simon foi o terceiro jogador com mais acções com bola na área contrária por 90 minutos (7,3), algo que se pode constatar no mapa do meio. Não só permite ao avançado rematar e finalizar, como arrasta defesas e ajuda colegas de equipa, como Ricardo Horta ou Álvaro Djaló, a aproveitarem espaços e serem decisivos, como têm sido, aliás.
[ Os remates/xG (esq) – amarelo os golos, azul os enquadrados -, acções com bola e duelos aéreos ofensivos (dta) – a azul os ganhos ]
O franco-congolês foi, nesta fase, o quarto ponta-de-lança com mais remates (3,5, sendo 2,6 de bola corrida), com extraordinários 40% de conversão, tendo sido o segundo com mais disparos enquadrados (2,1). Foi também o futebolista que registou mais Expected Goals (xG), nada menos que 3,3, mas conseguiu os tais seis golos, pelo que atingiu uma extraordinária sobreprodução de 2,7 tentos a mais do que o esperado (todos estes detalhes estão patentes no mapa de cima à esquerda).
O avançado bracarense é também uma ameaça no jogo aéreo ofensivo (mapa da direita) e não se esquiva a estes lances, tendo sido nestes dois meses o segundo jogador com mais duelos aéreos ofensivos por 90 minutos (8,0), embora só tenha ganho 38,2% desses lances. Em específico as áreas contrárias, foi o terceiro com mais duelos aéreos ofensivos disputados (2,1), sendo o líder entre pontas-de-lança.
Os StatsCards de Banza em Outubro/Novembro
Estes são os statscards de Banza nas cinco jornadas em análise. Três excelentes desempenhos iniciais, com dois ratings de 7.1 e um de 6.2, antes de arrancar uma exibição estupenda na goleada por 6-1 sobre o Portimonense, com os seis golos desse encontro a serem todos marcados na segunda parte.
Nessa partida, o rating do nosso Antunes foi picuinhas (como é sempre, aliás) e Banza ficou a uma décima do 10.0, isto apesar de ter marcado três golos, enquadrado quatro de cinco remates, ter acertado o outro no ferro, ter feito uma assistência e ganho uma grande penalidade. O GoalPoint Ratings não passou do 9.9 devido ao facto de Simon ter desperdiçado uma ocasião flagrante de golo.
[ O resumo do Braga-Portimonense, com o festival de Banza]
Letal e sempre de olhos nas balizas
[ O StatsCard de Simon Banza na Primeira Liga 23/24 até agora ]
Estas são as principais estatísticas acumuladas de Banza na Primeira Liga 2023/24. São já dez golos, duas assistências, uma grande facilidade de remate e uma eficácia muito elevada no momento da finalização, como atentam os 73% de ocasiões flagrantes convertidas. O ponta-de-lança está bem e recomenda-se e arrisca-se a realizar a melhor temporada desde que está em Portugal.
Parabéns Simon!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.