As cinco jornadas da Primeira Liga que se realizaram em Outubro e Novembro trouxeram excelentes desempenhos e ratings muito altos. O destaque vai para dois emblemas que colocam três elementos cada no “onze” do mês GoalPoint, Braga e Benfica, sendo que os minhotos dominam no ataque e têm o MVP da ronda.
Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 300 minutos na prova, entre as jornadas sete e 11. Vamos aos detalhes.
O XI de Outubro/Novembro de 2023 da Primeira Liga
Vinicius Silvestre 6.62
O Portimonense está numa boa fase e o seu guarda-redes tem contribuído para isso. Com 25 defesas, máximo destas cinco jornadas, a par de Ricardo Batista, do Casa Pia, Vinicius evitou 2,1 golos (defesas – xSaves), tendo travado 71,4% dos remates enquadrados que enfrentou. Está em grande forma.
🇵🇹 Portimonense 🆚 Chaves
Vinicius Silvestre 🇧🇷 não parou a bomba de Benny mas foi travando muitos remates colocados até esse momento ⭐️#LigaPortugal #PSCGDC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/0IqooXZSDi
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 11, 2023
Fredrik Aursnes 6.42
O norueguês joga em todo o lado, inclusive a defesa-direito. Nesta posição foi o melhor destas cinco rondas, com registo de um golo marcado, duas assistências (peso de 43% nos golos do Benfica consigo em campo), 3,6 acções com bola na área contrária por 90 minutos (segundo valor mais alto entre laterais) e média de dois passes para finalização.
António Silva 6.42
Segunda presença seguida do central benfiquista no “onze” do mês. António Silva marcou um golo neste período, foi o quarto central com mais recuperações de posse (6,8), o terceiro com mais acções defensivas no meio-campo contrário (1,2), ganhou os cinco duelos aéreos defensivos que disputou na grande área e foi o jogador com melhor eficácia de passe (92%).
🇵🇹 Estoril Praia 🆚 Benfica
Quando o nulo já espreitava, foi o oportunismo de António Silva a dar os muito sofridos 3 pontos, e foi ele a segurá-los com um corte nos últimos segundos ⭐️#LigaPortugal #EPFSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/xnvdCOB9AE
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 7, 2023
Kialonda Gaspar 6.40
Uma das boas surpresas deste campeonato. O defesa do Estrela da Amadora utiliza como poucos a sua capacidade física para se impor, tendo acumulado uma média de 1,8 desarmes por 90 minutos, 2,0 intercepções (segundo valor entre centrais) e ganhou 77% dos 2,9 duelos aéreos defensivos em que participou.
🇵🇹 Casa Pia 🆚 Estrela Amadora
Não que o trabalho tenha sido muito, mas Kialonda Gaspar 🇦🇴 lidou bem com tudo o que lhe foi aparecendo no raio de ação ⭐️#LigaPortugal #CPACCFEA #RatersGonnaRate pic.twitter.com/2W59bAWLjz
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 8, 2023
Sandro Cruz 6.49
Os flavienses podem estar em crise, sofrendo uma grande quantidade de golos, mas o seu lateral-esquerdo tem fugido aos problemas e foi o melhor da posição. Dono de um golo e uma assistência, foi o lateral com mais alívios (5,4), juntando a isso 1,7 desarmes e 1,7 intercepções.
João Neves 6.94
Um dos homens do momento. O golo e exibição no dérbi contra o Sporting estão na memória de todos, mas João Neves tem vido a espalhar qualidade ao longo da Liga, em especial nestes dois meses. Nestas cinco rondas foi o jogador com mais acções com bola (100,9), o terceiro médio com melhor eficácia de passe (89,3%), o segundo jogador de todas posições com melhor média de desarmes (4,0) e o líder em acções defensivas no meio-campo contrário (2,1).
🇵🇹 Benfica 🆚 Sporting
Brutal exibição de João Neves 🇵🇹 foi coroada com o golo que iniciou a reviravolta ⭐️
Miúdo acabou o jogo com 17 duelos ganhos#LigaPortugal #SLBSCP #RatersGonnaRate pic.twitter.com/KC0pd9uB05
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 12, 2023
Mattheus Oliveira 7.04
O brasileiro está novamente num percurso ascendente da carreira. Mattheus está em grande forma e foi um dos melhores jogadores da Liga neste período, levando o Farense “às costas”. Autor de três golos, incluindo dois ao Sporting, foi o terceiro médio com mais passes para finalização por 90 minutos (2,8).
🇵🇹 Boavista 🆚 Farense
Mais uma bela exibição de Mattheus Oliveira 🇧🇷, um dos médios em melhor forma no campeonato ⭐️#LigaPortugal #BFCSCF #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Cs1Um1i9yK
— GoalPoint (@_Goalpoint) November 12, 2023
Álvaro Djaló 7.39
O extremo está num momento de grande exuberância, pelo que registou o segundo rating mais elevado deste período. Nestas cinco rondas fez quatro golos, sendo um dos segundos melhores marcadores desta fase, foi o segundo jogador com mais remates por 90 minutos (4,5), o quarto de bola corrida (3,3), fez 2,3 passes para finalização, foi o sétimo em dribles tentados (5,5) e o quarto em completos (3,0, ou 54,5% de eficácia).
João Mendes 7.16
Grande época está a fazer João Mendes pelo Vitória minhoto. O atacante fez também quatro golos nesta fase, acrescentou uma assistência, foi o segundo extremo com mais passes para finalização (2,4), e o quarto entre todas as posições em ocasiões flagrantes criadas (0,8).
Ricardo Horta 7.38
Numa frente de ataque 100% minhota, Ricardo Horta voltou às grandes exibições e é o terceiro rating mais alto. O capitão bracarense fez dois golos e uma assistência nestas cinco rondas, foi o quinto jogador em acções com bola na área contrária (6,3), o quarto em remates (4,0) e o segundo em ocasiões flagrantes criadas (1,0).
Simon Banza 7.59 MVP mensal 👑
O MVP dos meses de Outubro e Novembro. Todos os seus principais dados de desempenho podem ser consultados no artigo dedicado (link).
Menções honrosas
Rodrigo Zalazar (Braga) 7.00
O médio bracarense teria desalojado João Neves de uma das posições do meio-campo, mas fica de fora das contas devido ao critério de minutos (jogou 293). Acumulou 3,7 passes para finalização por 90 minutos e criou quase uma ocasião flagrante.
Marcus Edwards (Sporting) 6.97
Dono do maior número de assistências (3) nesta fase e de passes de ruptura (6), Edwards ficou de fora devido ao excelente momento de Djaló.
Ricardo Velho (Farense) 6.58
A luta pela baliza foi grande e Ricardo Velho somou o máximo de 25 defesas nesta fase. Ficou, no entanto, tapado por Vinicius.
Marcelo Carné (Estoril Praia) 6.58
Outro guardião em destaque, com 81,5% de remates enquadrados defendidos, Carné também viu a entrada no “onze” tapada por Vinicius.
Jean Felipe (Estrela da Amadora) 6.58
O lateral brasileiro fez um golo e teria nota para entrar no “onze”, mas disputou apenas 254 minutos nestas cinco jornadas.
Ricardo Mangas (Vitória SC) 6.52
O ex-Boavista tem sido uma das figuras da boa campanha do Vitória, com uma assistência nesta fase, mas jogou somente 255 minutos.
Maracás (Moreirense) 6.48
Grande fase do Moreirense no campeonato, sustentada, em grande parte, pela consistência defensiva. Maracás tem estado em grande e entraria de caras nesta equipa, não tivesse jogado só 270 minutos.
Aderllan Santos (Rio Ave) 6.37
O experiente central continua em grande e tem sido, talvez, o melhor jogador dos vila-condenses. Contudo, os desempenhos de António Silva e Kialonda Gaspar tapam-se a entrada no “onze”.
Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.
Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 300 minutos na Primeira Liga, no período em questão.