A equipa da 26ª Jornada da Liga 23/24

-

Três MVPs da jornada, todos do mesmo clube e todos com nota máxima. Nunca tal aconteceu na Primeira Liga desde que há GoalPoint, vai fazer 10 anos. Esta é uma equipa amplamente dominada pelos três “grandes”, com três de Sporting e Porto, dois do Benfica, e mais dois nomes a saírem dos restantes protagonistas da jornada.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 26

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-26-Primeira-Liga-202324-infog

Jhonatan Siqueira 7.2
MVP do #SCFRAFC

Prossegue a grande temporada do guarda-redes do Rio Ave. O brasileiro foi a figura do empate em Faro, Com seis defesas, quatro a remates na sua grande área, e um golo evitado (defesa – xSaves).

João Mário 7.0 

Belíssimo jogo do lateral portista, que fez dois passes para finalização, dois cruzamentos certos em sete, errou somente dois de 41 passes e recebeu oito progressivos. Uma exibição muito ofensiva.

GoalPoint-2024-03-16-Porto-Vizela-Home-João-Mário-Primeira-Liga-202324-MVP

António Silva 6.8

Boa partida do jovem central frente ao Casa Pia, que acabou por ser admoestado com um amarelo que irá deixá-lo fora de acção para a recepção ao Chaves e que prejudicou o seu rating, embora não ao ponto de falhar mais uma presença no “onze”. Na folha de serviços registou três remates, uma ocasião flagrante desperdiçada, três passes falhados em 66 (eficácia de 95%), seis passes progressivos, quatro acções com a bola na área adversária, 14 recuperações de posse (máximo no jogo), três perdas e oito acções defensivas.

GoalPoint-2024-03-17-Casa-Pia-Benfica-Away-António-Silva-Primeira-Liga-202324-MVP

Nermin Zolotić 7.0 

Foi o patrão da defensiva dos “gansos” frente ao Benfica, com 19 acções defensivas (máximo do jogo), das quais 13 foram alívios.

GoalPoint-2024-03-17-Casa-Pia-Benfica-Home-Nermin-Zolotić-Primeira-Liga-202324-MVP

Nuno Santos 10.0 MVP semanal 👑

Com pezinhos de lã, Nuno Santos foi subindo nos ratings e terminou também ele com nota máxima. O ala-esquerdo fez um golo, duas assistências, incríveis dez passes para finalização, dois cruzamentos eficazes em nove, só um passe falhado em 57, assinou 14 progressivos, cinco super progressivos, dez progressivos recebidos, 97 acções com bola (máximo) e seis recuperações de posse. Estupendo.

Tiago Silva 8.1
MVP do #GDCVSC

Mais um brilharete do “patrão” do meio-campo do Vitória. No triunfo em Chaves foi fulcral, com um golo, excelentes seis passes para finalização, sete passes longos certos em oito, 13 passes progressivos, cinco super progressivos e três intercepções, tudo máximos da partida.

Pepê 7.6 

O brasileiro está a atravessar uma grande fase. Pepê fez mais um golo, cinco remates, três passes para finalização, somou 11 progressivos e quatro super progressivos, oito acções com bola na área contrária e completou três de cinco tentativas de drible. Os 14 passes falhados (máximo) afectam-lhe a nota.

GoalPoint-2024-03-16-Porto-Vizela-Home-Pepê-Aquino-Primeira-Liga-202324-MVP

Francisco Conceição 8.2
MVP do #FCPFCV

Velocidade, drible, garra, confiança e uma grande atitude vão descrevendo as características de Francisco Conceição, que foi o melhor em campo na goleada ao Vizela. Chico fez um grande golo, o do empate, foi o mais rematador do jogo, com sete disparos, três enquadrados, e esteve envolvido nos melhores lances portistas: sete cruzamentos eficazes em 15, três passes super progressivos, dez progressivos recebidos, 17 acções com bola na área contrária (máximo), seis dribles eficazes em 11 (também valores mais altos) e duas conduções super progressivas. De negativo uma ocasião flagrante falhada e 25 perdas de posse.

Paulinho 10.0 MVP semanal 👑
MVP do #SCPBFC

Se o algoritmo do nosso Antunes não tivesse um “tecto”, Paulinho teria terminado com 10.7, umas décimas acima de Nuno Santos e Gyökeres. Assim, o avançado registou “só” um 10.0. Paulinho fez dois golos, em quatro remates, dois enquadrados, fez uma assistência e criou uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, somou dez progressivos, recebeu 12, acumulou oito acções com bola na área boavisteira e completou as duas tentativas de drible. 

Viktor Gyökeres 10.0 MVP semanal 👑

Segunda nota máxima para o sueco esta temporada na Liga. Gyökeres fez um “hat-trick” em incríveis nove remates, cinco enquadrados, e não tivesse falhado uma flagrante, estaríamos a falar de um “poker”. Viktor somou ainda uma assistência, acumulou 18 acções com bola na área contrária (máximo) e completou duas de três tentativas de drible. Recebeu 24 passes progressivos, novo recorde da Liga.

Arthur Cabral 7.3
MVP do #CPACSLB

A gestão dos minutos do avançado por parte da equipa técnica do Benfica tem sido um dos quebra-cabeças desta temporada. Numa altura em que parecia ter conquistado uma vaga no ataque, foi remetido para o banco, passando de primeira para terceira e última opção. Neste domingo, saiu do banco aos 59 minutos e aproveitou a oportunidade para se reivindicar com três remates, dois enquadrados e um golo – o quinto na Liga e o décimo em todas as provas –, 14 passes recebidos, sete dos quais progressivos, 23 acções com a bola – cinco na área contrária, venceu três duelos, perdeu dois, acumulou três perdas de bola, três acções defensivas e duas conduções super progressivas.

Outros jogadores à porta do “onze”

João Neves (Benfica) 7.2

João Moutinho (Braga) 7.1

Evanilson (Porto) 7.1

Ángel Di María (Benfica) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 26ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J26SUMGPRMVPPASXG
1-0
0-0
2-1
1-1
4-1
1-2
1-0
0-1
6-1

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.