Espanha 🆚 Alemanha | Fúria de Merino fulmina germânicos

-

ADDIO, adieu, aufwiedersehen, goodbye! A Alemanha despediu-se do EURO 2024 e Toni Kroos realizou a última partida da carreira. Os anfitriões caíram perante a fúria espanhola. O duelo começou morno, foi aquecendo com o decorrer dos minutos e teve um final de cortar a respiração. Dani Olmo deixou os espanhóis na dianteira, no último suspiro Wirtz prolongou o “partidazo” e, já com o desempate pela marca dos 11 metros a pairar, Mikel Merino vestiu a pele de herói e colocou os espanhóis na rota das meias-finais…

GoalPoint-2024-07-05-Spain-Germany-EURO-2024-Ratings

Clássico de cortar a respiração…

No espaço de sete minutos, Kroos entrou, em duas ocasiões, com tudo sobre Pedri e deixou o jovem médio fora de combate com uma uma entorse lateral interna no joelho esquerdo. Foi o mote para uma primeira parte intensa, nem sempre bem jogada e com os níveis de agressividade nos píncaros. Os espanhóis visaram mais vezes a baliza contrária, ao passo que os anfitriões tentaram ferir o opositor em lances de contragolpe. Ambas as estratégias não resultaram: as 11 tentativas – oito espanholas e três alemãs – redundaram em apenas um 0,6 de golos esperados (xG). No reatamento, a Espanha apertou, Morata avisou e Dani Olmo marcou naquele que foi o décimo remate (quinto no alvo). Encostados à parede, os alemães ripostaram, construíram uma série de ocasiões, até que Wirtz deixou tudo empatado.

No tempo extra, Oyarzabal e Wirtz criaram as situações mais perigosas em cada uma das áreas. As emoções ficaram guardadas para a segunda metade do tempo extra, quando já se faziam as contas para os penalties: Füllkrug obrigou Simón a uma enorme defesa, Merino voou para a glória e colocou a “la roja” na dianteira, a Alemanha foi em busca do empate, Ferrán não “matou” o duelo e, no último suspiro, Füllkrug ficou a milímetros da festa, Carvajal foi expulso e os espanhóis festejaram a viagem até às meias-finais…

[ Empate nos posicionamentos médios ]

GoalPoint-2024-07-05-Spain-Germany-EURO-2024-pass-network

O Jogo em 5 Factos

Herói Merino – O “box-to-box” foi uma cartada decisiva de De la Fuente. Lançado aos 78′ fez o golo decisivo, gizou dois passes para remate, 36 acções com a bola, três recuperações de posse, nove perdas e quatro acções defensivas.

Chuva de… faltas – Duelo intenso e marcado pelo número de faltas. Foram ao todo 39, 17 dos espanhóis e 22 dos alemães. O duelo acabou com 16 cartões – 15 amarelos e o vermelho de Carvajal.

Flagrantes desperdiçadas – Sem ocasiões claras na primeira metade, o encontro terminou com oito ocasiões flagrantes – cinco para os anfitriões. Os golos esperados (xG) germânicos foram de 2,01 e os dos espanhóis 1,50.

“Puto” Yamal  – Voltou a fazer história com a terceira assistência para golo na prova. Saiu cedo, aos 63′, destacando-se com dois remates, um passe decisivo, 32 acções com a bola – quatro na área adversária -, cinco duelos vencidos, outros tantos perdidos, apenas um drible eficaz em cinco tentados, 11 perdas da bola, cinco acções defensivas e um rating de 7.0.

Maestro Kroos – No jogo da despedida, protagonizou as duas entradas que deixaram Pedri K.O. – foi o mais faltoso em campo com cinco faltas -, carimbou dois passes para remate, 60 passes recebidos, 102 acções com a bola, cinco duelos vencidos, oito perdidos, seis recuperações de bola, 12 perdas, seis acções defensivas e um rating de 6.3.

MVP GoalPoint: Joshua Kimmich 👑

Liderou a reviravolta incompleta dos alemães com uma assistência, num total de três ocasiões flagrantes criadas (igualou máximo da prova), acertou três dos sete centros que registou, falhou apenas seis passes em 61 tentados (eficácia de 90%), chegou às 91 acções com a bola, venceu nove duelos, perdeu cinco, foram seis as recuperações de posse, dez as perdas da posse e sete as acções defensivas. Exibição completíssima e apenas “manchada” pelo “score” final. O polivalente foi o MVP com um GoalPoint Rating de 8.5

Outros Ratings 🔺🔻

Dani Olmo 8.0

Aproveitou o azar de Pedri para entrar em cena e ser decisivo com três remates, um golo, uma assistência, 66 acções com a bola, quatro das quais na área contrária, venceu oito duelos, perdeu sete, foi eficaz em quatros dos sete dribles feitos, acumulou seis conduções progressivas, perdeu a bola em 18 ocasiões, conquistou dois cartões e sofreu quatro faltas.

Florian Wirtz 7.5

Revolucionou a dianteira alemã com três remates, um golo, uma ocasião flagrante criada, cinco acções com a bola na área adversária, quatro recuperações de posse e 11 perdas de bola.

Unai Simón 7.1

Ainda tremeu e quase oferecia o golo a Havertz, mas esteve num bom plano com cinco defesas – ao todo, evitou 0,9 golos (defesas – xSaves), e carimbou 12 passes progressivos (recorde na prova).

Leonel Gomes
Leonel Gomeshttps://goalpoint.pt/
Amante das letras, já escreveu nos jornais A Bola, Público e o O Jogo, dedicando-se também ao Social Media Management desde 2014. Tornou-se GoalPointer na "janela de mercado" do verão de 2019.