A equipa da 13ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

Derrota do Sporting em Guimarães e empate do Benfica em casa com o Farense. Esta foi uma jornada boa para Porto e Braga, que venceram os seus jogos e aproveitaram os deslizes dos rivais. Ainda assim, pelas características especiais do encontro (vide tweet após o parágrafo), o Benfica é o emblema que mais contribui para o “onze” GoalPoint Ratings da semana, que tem sete nomes do chamado G4.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 13

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-13-Primeira-Liga-202324-infog

Ricardo Velho 10.0 MVP semanal 👑
MVP do #SLBSCF

Exibição de sonho do guarda-redes dos algarvios, que foi brilhante na Luz, graças a intervenções para todos os gostos e feitios. Culminou o encontro com 13 defesas, novo máximo desta Liga, nove a remates na sua grande área e sete a disparos a menos de oito metros de distância. No computo geral negou 2,7 golos (defesas – xSaves). Por tudo isto, deveras assinalável, o guardião foi o MVP com uma extraordinária nota máxima!

Fredrik Aursnes 8.8

Qual ala direito, o dinamarquês foi uma locomotiva pelo flanco e esteve em bom plano com uma assistência, três ocasiões flagrantes criadas, cinco passes para remate, dez passes progressivos, seis acções com bola na área algarvia, nove recuperações de posse, oito perdas e sete passes progressivos recebidos.

GoalPoint-2023-12-08-Benfica-Farense-Home-Fredrik-Aursnes-Primeira-Liga-202324-MVP

Pepe 7.5

Belíssimo jogo do central, que está a atravessar uma excelente fase. Muito focado e sólido a defender, destaque para três intercepções, sendo que Pepe subiu para fazer o 3-0 e terminou com 99 acções com bola.

Nicolás Otamendi 8.5

O capitão tentou dar o exemplo com dois remates, um embateu nos ferros, quatro passes para finalização, cinco passes de risco falhados, seis acções com a bola na área adversária, 12 recuperações de posse, 15 acções defensivas e 11 perdas.

GoalPoint-2023-12-08-Benfica-Farense-Home-Nicolás-Otamendi-Primeira-Liga-202324-MVP

Gonçalo Inácio 7.9
MVP do #VSCSCP

Sem Coates, Gonçalo Inácio assumiu a liderança da defesa leonina e destacou-se em diversos parâmetros. No ataque foi o autor do primeiro golo em Guimarães, tendo ainda contabilizado uma eficácia de 89% no capítulo do passe – 14 falhados em 131 feitos, entre os quais cinco de risco. Somou 13 passes progressivos, 150 acções com a bola – recorde na prova até ao momento -, ganhou oito duelos, perdeu cinco, chegou aos 301 metros em progressão com a bola, recuperou a posse por nove vezes, perdeu-a por 15 e atingiu as dez acções defensivas.

Tomás Händel 7.7

Jogatana do médio de 23 anos. Muito criterioso, não falhou nenhum passe nos 34 que fez, entre os quais seis longos, seis progressivos e dois super progressivos, venceu oito duelos, não perdeu nenhum e chegou às 12 recuperações de posse.

GoalPoint-2023-12-09-Vitoria-SC-Sporting-Home-Tomás-Händel-Primeira-Liga-202324-MVP

Stephen Eustaquio 7.9
MVP do #FCPCPAC

Grande jogo do médio que, mesmo não dando muito nas vistas, foi fundamental para o triunfo portista. O internacional pelo Canadá somou duas assistências, cinco passes para finalização, três passes super progressivos, completou duas de três tentativas de drible e assinou quatro acções defensivas no meio-campo contrário. De negativo os três dribles consentidos, dois no primeiro terço.

Theo Fonseca 7.2

Bom jogo do Famalicão, apesar do empate. O ala minhoto esteve muito bem em Portimão e foi o melhor da sua equipa, apesar de ter saído aos 67 minutos lesionado. Foi dele o golo do “Fama”, tendo enquadrado ainda os seus dois remates.

GoalPoint-2023-12-09-Portimonense-Famalicao-Away-Theo-Fonseca-Primeira-Liga-202324-MVP

Ángel Di María 9.7

Realizou a partida mais completa desde que regressou. Assumiu o jogo e foi a partir do corredor direito que ele e Aursnes gizaram as situações mais claras da equipa. Ao todo, o argentino construiu seis remates (dois enquadrados), 1,2 assistências esperadas (xA), nove passes para finalização (novo máximo da Liga), 21 cruzamentos (cinco eficazes), 17 passes progressivos, 109 acções com a bola, recebeu dez passes progressivos, orquestrou dez conduções progressivas, 11 acções na área contrária, acertou quatro dos nove dribles tentados, acumulou 46 perdas de bola e seis recuperações da posse.

Rodrigo Gomes 8.4
MVP do #EPFGDC

Que grande época está a fazer Rodrigo Gomes, seja a lateral ou a extremo. Na goleada “canarinha” sobre o Chaves esteve nos quatro golos, com dois concretizados e mais duas assistências. Enquadrou os três remates que realizou e a sua nota só não é épica porque falhou uma ocasião flagrante.

Simon Banza 8.0
MVP do #FCVSCB

A época de sonho de Banza prossegue. Mais dois golos do atacante do Braga, que já leva 13 no campeonato, mais uma assistência em três passes para finalização e cinco acções com bola na área contrária. Está em grande forma.

Outros jogadores à porta do “onze”

Vinicius Silvestre (Portimonense) 7.7

Emmanuel Boateng 7.4

Morato (Benfica) 7.3

André Luís (Moreirense) 7.2

Serdar (Braga) 7.2

Rafa Silva (Benfica) 7.2

Cristo González (Arouca) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 13ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J13SUMGPRMVPPASXG
1-3
1-1
1-1
3-2
3-1
3-1
2-2
4-0
1-1

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.