A equipa da 15ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

Fim de ano, último “onze” de 2023. A 15ª jornada da Primeira Liga não trouxe surpresas no topo da classificação, com os integrantes do G4 a vencerem os seus jogos, pelo que o destaque da ronda vai para o Estoril Praia, que voltou a golear por 4-0 em casa e coloca dois representantes no “onze” GoalPoint Ratings da ronda, tantos quanto o Benfica. Vamos aos craques.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 15

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-15-Primeira-Liga-202324-infog

Rodrigo Moura 7.9
MVP do #FCPGDC 

O facto de o jogo no Dragão ter tido só um golo deveu-se, não só à boa organização defensiva dos flavienses, como também à grande exibição do guardião visitante. Rodrigo Moura foi o MVP do encontro, graças a seis defesas, quatro a remates na sua área, três a menos de oito metros e com 0,6 golos evitados (defesas – xSaves).

João Mário 7.4

O lateral saiu aos 87 minutos com queixas físicas, mas já tinha deixado uma marca forte no jogo. Foi ele o autor do único golo do desafio, registando também dois passes para finalização e seis recuperações de posse. De negativo os três dribles consentidos.

GoalPoint-2023-12-29-Porto-Chaves-Home-João-Mário-Primeira-Liga-202324-MVP

Gonçalo Silva 7.3

Mais um destaque para o veterano central do Farense. Apesar da goleada sofrida na Amoreira, Gonçalo exibiu-se a grande nível, com apenas dois passes falhados em 34, cinco longos certos em sete, oito passes progressivos e dois super progressivos, 14 acções defensivas – cinco desarmes, três intercepções e seis alívios, tudo máximos) e dois cortes decisivos.

GoalPoint-2023-12-30-Estoril-Farense-Away-Gonçalo-Silva-Primeira-Liga-202324-MVP

Miguel Nóbrega 7.4

Os vila-condenses venderam cara a derrota em Guimarães e o central terminou com números de grande qualidade. O destaque vai para 15 acções defensivas, entre as quais sete desarmes (máximo do jogo) e quatro intercepções.

GoalPoint-2023-12-23-Vitoria-SC-Rio-Ave-Away-Miguel-Nóbrega-Primeira-Liga-202324-MVP

Tiago Araújo 7.8

Os homens da Linha estão em grande forma e aplicaram a terceira “chapa quatro” consecutiva em jogos em casa. O lateral-esquerdo brilhou com um golo em dois remates (ambos enquadrados), três dribles eficazes em quatro tentados, cinco acções com bola na área contrária e sete recuperações de posse.

GoalPoint-2023-12-30-Estoril-Farense-Home-Tiago-Araújo-Primeira-Liga-202324-MVP

João Neves 8.6 MVP semanal 👑
MVP do #SLBFCF

Voltou a encher o campo e foi o principal dínamo dos “encarnados” e figura da jornada. Sempre em alta rotação, protagonizou mais uma grande “performance”, consubstanciada nos seguintes números: dois remates, uma eficácia de 89% no capítulo do passe – oito falhados em 74 feitos -, 108 acções com a bola (máximo no jogo), 12 duelos conquistados, dez perdidos, 17 recuperações de posse (mais um recorde), oito desarmes (máximo da jornada), 14 perdas de bola, três desarmes sofridos e 12 acções defensivas.

Tiago Silva 7.6
MVP do #VSCRAFC

A vitória dos vimaranenses saiu dos pés de Tiago Silva, que converteu com sucesso uma grande penalidade. Além do golo, Tiago Silva completou as três tentativas de drible e foi o jogador mais carregado em falta (4).

Rodrigo Zalazar 7.6
MVP do #CPACSCB

Os minhotos regressaram às vitórias em grande estilo, com um 3-1 na visita ao Casa Pia. Zalazar saltou do banco do Braga sensivelmente à hora de jogo para ser o melhor em campo, com um golo marcado, uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas e dois dribles eficazes em dois tentados.

João Marques 7.9
MVP do #EPFSCF

Mais um grande jogo do jovem estorilista. Desta feita, na goleada ao Farense, bisou, fez dois passes para finalização e sofreu quatro faltas, máximo do jogo. Um “diabo” à solta.

Viktor Gyökeres 7.6
MVP do #PSCSCP

Mais um jogo decisivo do sueco. O Sporting estava a sentir dificuldades para furar a defesa algarvia, mas na segunda parte, Gyökeres surgiu em velocidade nas costas dos homens mais recuados do Portimonense para inaugurar o marcador. O ponta-de-lança foi o melhor em campo em Portimão, com um golo, dois remates enquadrados em três, uma ocasião flagrante criada14 passes progressivos recebidos e nove acções com bola na área contrária. Pecou nos três desarmes sofridos.

Rafa Silva 8.1

Grande jogo. Não se escondeu e espalhou o perigo sempre que acelerou. Contabilizou dois remates – um golo e uma ocasião flagrante desperdiçada -, três flagrantes criadas – igualando o que Zalazar do Braga fez contra o Estrela da Amadora e Aursnes diante do Farense -, seis passes para finalização (máximo da jornada), sete progressivos, 13 passes progressivos recebidos, seis acções com a bola na área contrária, sete conduções progressivas (recorde no jogo) e 12 perdas de bola.

Outros jogadores à porta do “onze”

João Moutinho (Braga) 7.5

Tiago Esgaio (Arouca) 7.2

Zaydou Youssouf (Famalicão) 7.2

Orkun Kökçü (Benfica) 7.1

Luiz Júnior (Famalicão) 7.1

Zé Pedro (Porto) 7.1

Filipe Relvas (Portimonense) 7.1

Hidemasa Morita (Sporting) 7.0

Os tops da jornada

São estes os melhores da 15ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J15SUMGPRMVPPASXG
0-0
1-0
1-4
3-0
1-0
1-0
4-0
1-3
1-2

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.