A equipa da 16ª Jornada da Primeira Liga 23/24

-

A 16ª jornada foi de boas notícias para os “grandes” de Lisboa, com FC Porto e Braga empataram os seus jogos. O Sporting foi o mais exuberante da ronda, com uma goleada sobre o recentemente sensacional Estoril Praia por 5-1, com exibições de grande nível que se reflectem nos cinco “leões” que integram o “onze” GoalPoint Ratings da semana, com o Rio Ave a reforçar a onda “verde-e-branca” nos destaques da semana.  

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 16

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

Ricardo Velho 7.7 

O guarda-redes do Farense continua em grande. Após integrar o “onze” do mês de Dezembro, Ricardo Velho não foi de modas e impediu o Gil Vicente de marcar, com seis defesas e 1,8 golos evitados (defesas – xSaves).

GoalPoint-2024-01-06-Farense-Gil-Vicente-Home-Ricardo-Velho-Primeira-Liga-202324-MVP

João Costinha 8.2
MVP do #RAFCPSC

Associado ao Olympiacos, Costinha não perdeu o foco em Vila do Conde e foi o MVP na vitória sobre o Portimonense. O lateral fez uma assistência e criou uma ocasião flagrante em cinco passes para finalização, realizou um passe de ruptura, três passes super progressivos e ganhou quatro de seis duelos aéreos ofensivos. Foi também o jogador mais carregado em falta (5). Não tivesse desperdiçado uma flagrante e a nota teria disparado.

Eduardo Quaresma 6.9

Jogo sólido do central, responsável por uma ocasião flagrante criada, cinco duelos ganhos, dois perdidos, quatro recuperações de posse, cinco perdas e sete acções defensivas. Está a ganhar confiança.

Aderllan Santos 7.6 

O central vila-condense leva já quatro presenças nos “onzes” semanais, sendo o terceiro com mais destaques. Ante o Portimonense esteve sólido, com cinco duelos aéreos ganhos em cinco, nove recuperações de posse (máximo), três intercepções e um corte decisivo.

Kiko Pereira 7.9
MVP do #SCFGVFC

O Gil bem tentou marcar no Algarve e pontuar pela primeira vez fora de casa, mas ainda não foi desta. Kiko foi o motor dos gilistas, com duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização, duas conduções super progressivas, cinco duelos aéreos ganhos em seis e excelentes sete desarmes (máximo da jornada). Pecou com quatro perdas de posse no primeiro terço.

Samu 7.6
MVP do #CFEAFCV

O médio do Vizela está de regresso às boas exibições e golos de bolo efeito. Foi dele o tento do Vizela na Reboleira, onde acumulou quatro passes para finalização, um de ruptura e 71 acções com bola (máximo). De negativo as 24 perdas de posse, valor mais alto do jogo.

Pedro Gonçalves 7.9 

Visou o alvo contrário com cinco remates, marcou um golo, falhou apenas três passes em 40 passes, fez cinco progressivos, quatro conduções progressivas, seis recuperações de posse, sete perdas e três acções defensivas. Uma bela partida de “Pote”.

Marcus Edwards 9.5 MVP semanal 👑
MVP do #SCPEPF

O veloz ala entendeu-se às mil maravilhas com Gyökeres, sendo que desta feita foi ele a finalizar aproveitando as “ofertas” do sueco para chegar aos quatro tiros certeiros na prova. Edwards foi o MVP da partida e da jornada graças a quatro remates, dois tentos – golos esperados (xG) de 1,56 -, duas ocasiões flagrantes criadas, seis acções com a bola na área contrária, cinco conduções progressivas, cinco recuperações de posse, oito perdas e dois desarmes sofridos.

Francisco Trincão 8.5 

Aproveitou os minutos de qualidade – entrou aos 52′ – para se reivindicar com dois remates, um golo, três passes progressivos, seis conduções progressivas (máximo) e três conduções progressivas.

Felippe Cardoso 8.4
MVP do #MFCCPAC

A jornada fechou com um brilharete do Casa Pia em Moreira de Cónegos e uma exibição de grande nível do ponta-de-lança. Felippe fez dois golos em três remates, com uma eficácia de remate (golos – xG) de 1,5, enquadrou todos os seus disparos e ganhou dois de quatro duelos aéreos ofensivos.

Viktor Gyökeres 8.7

É uma dor de cabeça constante para os defensores contrários. Não marcou – desperdiçou duas ocasiões flagrantes -, mas foi decisivo com quatro assistências para golo (a Liga considerou apenas três mas no dia de jogo a Opta Stats Perform considerou o “poker), contabilizando nove passes certeiros e 11 tentos na prova. Ao todo fez seis passes para remate, recebeu 18 progressivos – recorde no jogo -, acumulou nove acções com a bola na área adversária – mais um número que ninguém atingiu -, cinco conduções progressivas e dois cartões conquistados.

Outros jogadores à porta do “onze”

Rafa Silva (Benfica) 7.9

Ángel Di María (Benfica) 7.5

Marko Grujić (Porto) 7.3

João Gonçalves (Boavista) 7.3

Pepê (Porto) 7.3

Emmanuel Boateng (Rio Ave) 7.3

João Mendes (Vitória SC) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da xª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J16SUMGPRMVPPASXG
5-1
1-1
1-0
1-1
0-3
1-1
2-0
2-2
1-4

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.