O XI GoalPoint de Dezembro 2023 da Primeira Liga

-

O derradeiro mês do ano de 2023 trouxe-nos um “onze” GoalPoint Ratings virado para os mais “pequenos”. O foco esteve, como sempre, na luta pelo título e nos desempenhos dos chamados “grandes”, mas feitas as contas ao desempenho dos protagonistas, a equipa de Dezembro destaca sete atletas fora da luta pelo primeiro lugar, com destaque para o Arouca, formação que definhava no último lugar antes da chegada de Daniel Sousa e de um período de grande brilhantismo e excelentes resultados. Por isso mesmo empresta-nos três dos seus craques.

Nas contas para esta equipa cabem apenas os jogadores que disputaram mais de 240 minutos na prova, entre as jornadas 12 e 15. Vamos aos detalhes.

O XI de Dezembro de 2023 da Primeira Liga

Ricardo Velho 6.79 

O Farense vai fazendo uma época de grande qualidade, mas mesmo quando as coisas não correm bem tem Ricardo Velho em quem confiar. O GoalPoint Rating de 10.0 que arrancou no Estádio da Luz, apenas a segunda nota máxima de um guardião na Liga portuguesa, tem um peso grande na presença de Velho nesta equipa, mas em Dezembro foi quem mais defesas fez na prova (20) e o que, de longe, mais golos evitados (defesas – xSaves) registou neste período, nada menos que 4,5 – o segundo, Ignacio De Arruabarrena, curiosamente o outro guardião com nota máxima, teve 2,4.

Rodrigo Gomes 7.27

Dois golos e três assistências para um lateral em quatro jogos é algo extraordinário, mesmo tendo em conta que Rodrigo joga também, não raras vezes, a extremo. O estorilista está numa forma assinalável, ao ponto de despertar o interesse do Wolves, da Premier League. Em Dezembro foi o jogador da posição com mais alta média de acções com bola na área contrária (5,1), mais remates (2,0) e o terceiro em conduções progressivas (2,4) por 90 minutos.

Gonçalo Silva 6.92

A veterania por vezes é boa conselheira. O central do Farense está numa excelente fase da carreira, ao ponto de ter sido o melhor da posição no mês de Dezembro. Foi o central com mais intercepções por 90 minutos (2,8), mais alívios (10,0) e o quarto em bloqueios de remate (1,5).

Nicolás Otamendi 6.83 

O argentino tem estado em bom plano e esteve sólido no mês findo. De longe o central com mais passes para finalização por 90 minutos (2,0, o segundo tem 0,9), Otamendi liderou também a posição em flagrantes criadas (0,3), foi o terceiro em passes super progressivos (1,3), o segundo em intercepções (2,7) e dominou em recuperações de posse (7,7).

Tiago Esgaio 6.90

Na esquerda está Esgaio, não o Ricardo do Sporting, mas o “mano” Tiago do Arouca, que está em crescendo nesta fase de exuberância dos arouquenses. O lateral foi o quinto da posição (esquerda ou direita) em passes para finalização (1,8), o quarto em ocasiões flagrantes criadas (0,8), o líder em passes de ruptura (0,5), o quarto em desarmes (3,0, oitavo em todas as posições) e o líder em recuperações de posse (8,5, quinto em todas as posições). Excelente.

Tiago Silva 7.59 MVP mensal 👑

O MVP do mês que passou e para quem escrevemos uma peça dedicada que pode consultar aqui (link).

GoalPoint-POM-Tiago-Silva-Vitoria-SC-Dezembro-2023-1-infog

Stephen Eustaquio 7.01

Talvez o jogador do Porto em melhor forma, o patrão de toda a manobra da equipa “azul-e-branca”. Em Dezembro foi autor de duas assistências, foi o terceiro jogador da Liga em passes para finalização (3,7) e o quarto em acções defensivas no meio-campo contrário (2,4).

Ángel Di María 7.58

Por muito pouco o craque do Benfica não foi a figura do mês, terminando a “morder os calcanhares” a Tiago Silva. O facto torna-se ainda mais relevante tendo em conta que não marcou nem assistiu neste período. Porém, o argentino foi o terceiro mais rematador do mês (4,6), o quarto em bola corrida (3,5), o líder destacadíssimo em passes para finalização (6,4, tendo o segundo registado 4,0), o dominador (neste caso a par de Pedro Gonçalves, do Sporting) em ocasiões flagrantes criadas (1,4), foi o que mais passes de ruptura realizou (2,5), o que mais cruzamentos de bola corrida realizou (9,2, com excelente 30% de eficácia), o que mais dribles tentou (7,8) e o que mais concluiu (4,3). Incrível.

Rafa Mujica 7.07

O espanhol está “on fire” desde a chegada de Daniel Sousa ao Arouca. Em Dezembro foi o melhor marcador da Liga, com cinco golos, incluindo um “hat-trick” na 14ª jornada ao Gil Vicente. Mujica foi o quinto jogador da Liga em acções com bola na área contrária (7,7), e o líder fora do G4, e foi também o sexto em remates (4,0) e o quinto de bola corrida (3,4).

Cristo González 7.28

No apoio a Mujica esteve Cristo González, formando uma dupla espanhola demolidora. Nesta fase, Cristo fez três golos e duas assistências, foi o mais rematador da Liga (5,4), o segundo de bola corrida (4,2) e foi o segundo em passes de ruptura (1,8). Um dos mais entusiasmantes jogadores da prova.

Viktor Gyökeres 7.36

Omnipresente quando se fala dos melhores da Liga. O sueco do Sporting está em grande e em Dezembro fez quatro golos (segundo melhor marcador) e uma assistência, foi o segundo jogador com mais acções com bola na área contrária (9,3), o que melhor conversão de remate (40%) atingiu entre atletas com mais de 1,4 remates por 90 minutos (fez 2,5), foi também o ponta-de-lança que mais ocasiões flagrantes criou (0,8) e, pouco visto num jogador das suas características, foi o segundo jogador em Dezembro em dribles tentados (7,3) e completos (3,5). Estupendo.

Menções honrosas

Rafa Silva (Benfica) 7.18

O atacante benfiquista está num grande momento, fez dois golos e duas assistências em Dezembro, mas fica de fora, tapado por Gyökeres e Cristo.

Fredrik Aursnes (Benfica) 7.01

Não é um lateral de raiz, mas Aursnes tem estado muito bem do lado direito da defesa benfiquista, tendo registado uma assistência, 1,8 passes para finalização, 2,4 desarmes e 1,3 intercepções. Fica tapado por Rodrigo Gomes.

André Luís (Moreirense) 6.70

As notícias dão conta de que estará a caminho da Liga chinesa e para tal muito contribuíram os dois golos e duas assistências. Porém, a concorrência foi forte demais e fica de fora.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Primeira Liga, no período em questão.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.