A equipa da 34ª Jornada da Liga 23/24

-

A Liga terminou, o Sporting é campeão, o pano caiu e é hora de o nosso Antunes atribuir prémios anuais. No entanto, há ainda tempo para balanços, incluindo da última jornada, que definiu o terceiro classificado e a equipa que irá disputar o play-off de manutenção. Nesta 34ª ronda voltamos a ter um MVP habituado aos grandes momentos, num “onze” GoalPoint Ratings muito diversificado.

O XI GoalPoint Ratings da Primeira Liga 23/24: Jornada 34

[ A dourado os jogadores que foram eleitos MVP GoalPoint nos respectivos jogos. Tabela no final deste artigo ]

GoalPoint-Onze-Jornada-34-Primeira-Liga-202324-1-infog

Cezary Miszta 8.4
MVP do #RAFCSLB

No jogo de estreia no campeonato, o polaco de 22 anos brilhou com intensidade e foi um dos principais responsáveis pelo ponto arrecadado pela equipa da casa ante o Benfica. Olhando para a ficha, Miszta destacou-se com nove defesas (valor mais alto da jornada) – evitou 0,1 golos (defesas – xSaves) –, acumulou 11 acções defensivas e acertou 25 dos 30 passes tentados.

João Costinha 6.8 

Passou a época a confirmar talento para outros voos. Saiu de cena com dois remates, um golo, cinco centros (um eficaz), cinco passes progressivos, nove duelos vencidos, 11 perdidos, oito recuperações de posse, 16 perdas, cinco desarmes e um total de 12 acções defensivas.

GoalPoint-2024-05-17-Rio-Ave-Benfica-Home-João-Costinha-Primeira-Liga-202324-MVP

Manu Silva 7.3
MVP do #FCAVSC

Mais um excelente jogo deste jovem central que não pára de evoluir. Manu fez um dos golos vimaranenses em Arouca, enquadrou os dois remates que fez, ganhou dois dos três duelos aéreos ofensivos em que participou e realizou cinco recuperações de posse.

Rodrigo Abascal 7.8
MVP do #BFCFCV

Empolgante a forma como o Boavista garantiu a manutenção, num jogo que não foi nada fácil para os “axadrezados”. Reisinho foi o herói da equipa, mas a figura do jogo foi Rodrigo Abascal, central que terminou com números de avançado: duas ocasiões flagrantes criadas em quatro passes para finalização, três cruzamentos eficazes em oito, sete passes longos certos em dez, 13 passes progressivos (máximo da jornada), oito recuperações de posse e 12 acções defensivas (quatro no meio-campo contrário), com destaque para três bloqueios de remate.

Orest Lebedenko 7.0 

Excelente partida do lateral ucraniano do Vizela, autor de um dos golos da sua equipa, de cabeça. Destacou-se, ainda, com oito alívios, segundo valor mais alto da partida do Bessa.

GoalPoint-2024-05-18-Boavista-Vizela-Away-Orest-Lebedenko-Primeira-Liga-202324-MVP

Zaydou Youssouf 7.7
MVP do #FCFCPAC

Fecho de época a condizer para um dos excelentes médios do campeonato. Ante o Casa Pia, Zaydou não conseguiu evitar a derrota da sua equipa, mas marcou um excelente golo e terminou com números muito interessantes, como dez passes longos certos em 16, 11 progressivos, três dribles completos em três e outros tantos desarmes.

Carlinhos Vinícios 7.8
MVP do #SCFPSC

A época de Carlinhos tem sido em crescendo e o médio terminou em grande, com três presenças nos “onzes” nas últimas sete jornadas. Mais uma vez o brasileiro esteve em grande, sendo fundamental na vitória portimonense em Faro, com um golo, o máximo de remates (6), um aos ferros, e seis recuperações de posse.

Hildeberto Pereira 7.3

Importante também para o triunfo do Portimonense no dérbi foi o extremo Hildeberto, que foi dono de um golo, uma assistência e três passes para finalização.

GoalPoint-2024-05-18-Farense-Portimonense-Away-Hildeberto-Pereira-Primeira-Liga-202324-MVP

Orkun Kökçü 7.7 

Reivindicou mais liberdade nas acções de ataque e tinha razão. Num final de época tão atribulado, tem sido uma das unidades mais regulares da equipa. Fecha a temporada com três remates, um golo, cinco passes para remate (máximo da jormada), uma flagrante criada, cinco passes progressivos, 55 acções com a bola, esteve menos bem nos 11 passes falhados em 41 tentados e nas 15 perdas da posse acumuladas.

GoalPoint-2024-05-17-Rio-Ave-Benfica-Away-Orkun-Kökçü-Primeira-Liga-202324-MVP

Wenderson Galeno 9.0 MVP semanal 👑
MVP do #SCBFCP

De regresso a uma casa que tão bem conhece, o extremo voltou a brilhar e foi a figura da derradeira jornada. Sempre presente, foi derrubado por Víctor Gómez, numa das jogadas que marcaram este encontro, e “conquistou” um cartão amarelo, contabilizou quatro remates, um excelente golo (o 16.º esta temporada em todas as provas), recebeu dez passes progressivos, seis passes progressivos, 11 acções com a bola na área contrária (máximo no duelo), venceu oito duelos, perdeu nove, acertou três dos quatro dribles que arriscou, registou cinco recuperações de pose, 11 perdas  três faltas sofridas. 

Viktor Gyökeres 7.8
MVP do #SCPGDC

Nada mais apropriado que a grande figura deste Sporting campeão tenha sido o MVP no derradeiro jogo da equipa na Liga, algo que aconteceu pela 13ª vez (recorde). Gyökeres marcou dois golos (fez 29 na prova), somou cinco remates, três enquadrados (máximos), uma ocasião flagrante criada, 15 passes progressivos recebidos (valor mais alto) e nove acções com bola na área contrária.

Outros jogadores à porta do “onze”

Paulinho (Sporting) 7.5

Nuno Moreira (Casa Pia) 7.4

Nélson Oliveira (Vitória SC) 7.3

Jota Gonçalves (Vizela) 7.2

Aderllan Santos (Rio Ave) 7.1

Hidemasa Morita (Sporting) 7.1

Os tops da jornada

São estes os melhores da 34ª jornada da Primeira Liga 23/24, parabéns aos craques!
Clica aqui se quiseres revisitar o arquivo de equipas GoalPoint da jornada.

Confere, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento de jogos GoalPoint (homepage), actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Primeira Liga! Podes também encontrar todo o histórico da época passada neste “link”.

LIGA 23/24 | J34SUMGPRMVPPASXG
1-2
1-1
2-2
1-0
1-3
1-3
3-0
2-1
0-1

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.