Atalanta 🆚 Leverkusen | Lookman esgota aspirinas ao Bayer

-

Tratado à italiana. A Atalanta venceu pela primeira vez a Liga Europa, na final ante um favorito Bayer Leverkusen que chegou a este jogo invicto em jogos oficiais esta temporada, mas que não teve arte nem engenho para travar uma formação transalpina tacticamente perfeita. Gian Piero Gasperini “velha raposa” do futebol italiano, enredou a equipa do jovem Xabi Alonso num “espartilho” de pressão e praticamente não deixou os alemães criarem perigo. Depois foi dar a bola a Lookman, atacante nigeriano que fez implodir o Bayer, que irá precisar de uma dose reforçada de aspirina para tratar de uma dor de cabeça que teve origem em três golos.

GoalPoint-2024-05-22-Atalanta-Leverkusen-Europa-League-202324-Ratings

Tacticamente perfeito

Surpreendente. Não pela vantagem italiana propriamente dita, mas pela naturalidade e lógica como foi alcançada, perante um Leverkusen que tem arrasado esta época e ainda não havia perdido qualquer jogo até esta final. A Atalanta estudou bem os alemães, povoou o meio-campo e antecipou as diagonais dos alas, fechando a “torneira” ofensiva do Bayer. Depois foi dar a bola a Ademola Lookman.

O nigeriano bisou na partida, o primeiro (12′) a antecipar-se à defesa contrária ao segundo poste, após cruzamento de Zappacosta da direita. Depois, Lookman trabalhou bem da esquerda para a direita, deixou Xhaka pelo caminho e rematou colocado (26′) de pé direito para o segundo da partida. Por este motivo, o atacante era o MVP ao descanso, com um GoalPoint Rating de 8.6, registando, igualmente, quatro dribles completos em seis tentados.

No segundo tempo, Xabi Alonso foi realizando algumas alterações de forma a dar outra amplitude atacante à sua equipa. A espaços conseguiu equilibrar a contenda em ocasiões, mesmo que não sendo muitas, mas no balanceamento ofensivo abriu espaços na retaguarda e Lookman não perdoou. Aos 75 minutos recebeu a bola de Scamacca e arrancou um pontapé indefensável para o 3-0, sentenciando uma final surpreendente pelo desequilíbrio do marcador, face ao que havia sido as temporadas das duas equipas.  

[ A pressão dos homens da frente da Atalanta cortou as transições alemãs ]

GoalPoint-2024-05-22-Atalanta-Leverkusen-Europa-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Ademola Lookman 👑

Esta foi a segunda vez que se verificou uma nota máxima numa final europeia, após a de Thibaut Courtois na final da Champions ante o Liverpool, em 2021/22. Lookman arrasou por completo a defesa do Leverkusen, com dois golos na primeira parte e mais um na segunda. Velocidade, explosão, repentismo e uma eficácia aterradora garantiram um GoalPoint Rating de 10.0, fruto do “hat-trick”, alcançado em três remates. No drible esteve intratável, com quatro completos em oito tentados, e ainda registou nove recuperações de posse e sofreu quatro faltas. Noite de sonho para o nigeriano.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques da Atalanta

Éderson 6.7

O médio foi fundamental no anular do “miolo” alemão. O brasileiro terminou com seis acções defensivas, seis recuperações de posse, e ainda completou as duas tentativas de drible e ganhou os dois duelos aéreos ofensivos em que participou.

Sead Kolašinac 6.6

Um autêntico “armário”, que anulou Adli e, em especial, Frimpong, a quem ganhou quatro de cinco duelos. O bósnio terminou com sete duelos ganhos em nove e terminou com o máximo de desarmes (6). E tudo em 45 minutos, pois saiu ao intervalo, lesionado.

Giorgio Scalvini 6.5

O jovem Scalvini substituiu Kolašinac e prosseguiu o excelente trabalho do colega de equipa, registando sete acções defensivas.

Gianluca Scamacca 5.8

O ponta-de-lança não marcou, mas fez girar toda a equipa e foi um quebra-cabeças. O mais rematador do jogo, com quatro disparos, dois enquadrados, assistiu Lookman para o 3-0 e ganhou três de quatro duelos aéreos ofensivos.

Destaques do Leverkusen

Exequiel Palacios 6.8

O melhor elemento do Leverkusen. O argentino lutou muito no meio-campo, registando dez recuperações de posse e três desarmes, ganhou dez de 12 duelos e esteve muito bem no passe, com 58 certos em 63.

Piero Hincapie 6.7

O central equatoriano registou o máximo de acções com bola (113), ganhou quatro de sete duelos aéreos defensivos e acumulou excelentes 12 acções defensivas, com destaque para cinco desarmes e um corte decisivo.

Edmond Tapsoba 6.7

O ex-Vitória SC e Leixões teve muito trabalho perante Lookman, mas acaba por ser dos menos culpados, uma vez que ganhou cinco de oito duelos com o nigeriano. Terminou com um passe de ruptura, cinco desarmes e um corte decisivo.

Álex Grimaldo 5.3

Noite pouco brilhante do ex-Benfica. Grimaldo desperdiçou mesmo uma ocasião flagrante, isolado perante Musso, não fez qualquer passe para remate e completou duas de duas tentativas de drible.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.