Atalanta 🆚 Sporting | Edwards dá safanão no jogo rumo ao play-off

-

O Sporting foi a Bérgamo empatar 1-1 com a Atalanta e garantir, desde já, o segundo lugar no Grupo D e a passagem à fase seguinte, devido aos resultados desta quinta-feira, perdendo, porém, a possibilidade de chegar ao primeiro posto. Os italianos marcaram primeiro, mas o “leão” reagiu, fez uma excelente segunda parte e igualou por Marcus Edwards, com Pedro Gonçalves a desperdiçar diversas ocasiões para assegurar a vitória. Segundo lugar e play-off garantidos.

GoalPoint-2023-11-30-Atalanta-Sporting-Europa-League-202324-Ratings

Desperdício na segunda parte

A Atalanta começou melhor, criou alguns lances e até viu um golo anulado aos sete minutos, mas Scamacca estava em posição irregular. O Sporting sentia dificuldades para sair a jogar e, quando o conseguiu, quase marcou, aos 20 minutos, por Gyökeres, que fugiu pela esquerda e rematou em jeito, rente ao poste esquerdo da baliza de Juan Musso.

Só que a ameaça de Scamacca acabou por dar frutos aos 23 minutos, com o atacante a isolar-se e a rematar colocado. O “leão” tentou reagir, mas com dificuldades, até que aos 35 minutos, Gyökeres isolou Pedro Gonçalves, mas este rematou fraco para defesa de Musso. Por tudo isto, o melhor ao intervalo era mesmo Scamacca, com um GoalPoint Rating de 6.4, fruto de um golo e de dois duelos aéreos ofensivos ganhos.

Scamacca regressou dos balneários ainda como protagonista, mas desta feita pelos piores motivos, falhando um golo de forma incrível aos 49 minutos, isolado perante Adán. Contudo, um pouco antes havia sido o recém-entrado Edwards a falhar o empate, algo que corrigiu aos 56 minutos. O extremo combinou com Gyökeres, entrou de rompante na área e rematou para o 1-1.

O “leão” entrou muito bem na segunda parte e Pedro Gonçalves teve nos pés o golo em duas ocasiões. Primeiro, aos 68 minutos, atirou ao poste direito, com a bola, caprichosamente, a viajar por cima da linha até embater no poste esquerdo. E a seguir, “Pote” atirou ao lado.

Foi o melhor período dos portugueses, mas até ao fim o desafio foi repartido e sem grandes lances de perigo. Com este resultado, o Sporting já não consegue chegar ao primeiro lugar e assegura desde já o segundo, que dá vaga no play-off.

[ Sporting com muita bola e passe ]

GoalPoint-2023-11-30-Atalanta-Sporting-Europa-League-202324-pass-network

MVP GoalPoint: Marcus Edwards 👑

O inglês começou no banco, mas quando entrou, na segunda parte, virou o jogo de pernas para o ar. Marcou um golo e agitou muito o futebol leonino, sendo o melhor em campo com um GoalPoint Rating de 7.3. Além do tento, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização e só não tem uma nota mais elevada porque desperdiçou uma ocasião flagrante.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques da Atalanta

Éderson 6.9

O médio brasileiro não só trabalhou muito, com 11 recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário e quatro desarmes, como subiu para criar uma ocasião flagrante e fazer um passe de ruptura.

Djimsiti 6.3

O central albanês esteve coeso, terminando com cinco de desarmes e três duelos aéreos defensivos ganhos em seis.

Scamacca 6.1

O atacante italiano marcou o golo dos homens da casa e surgiu muitas vezes nas costas da defesa leonina, mas aquela flagrante falhada na segunda parte acaba por lhe manchar a exibição.

Destaques do Sporting

Morita 7.0

Jogo impositivo do nipónico. Morita criou uma ocasião flagrante e fez um passe de ruptura, e trabalhou bastante em prol do colectivo, com oito recuperações de posse, quatro acções defensivas no meio-campo contrário, cinco desarmes e três intercepções.

Gyökeres 6.4

Trabalho incansável do sueco na frente. Na primeira parte esteve perto do golo, na segunda assistiu Edwards para o empate e terminou com duas ocasiões flagrantes criadas, dois dribles completos em quatro, três conduções super progressivas e três duelos aéreos ofensivos ganhos em seis. Terminou com inacreditáveis 32 passes progressivos recebidos. De negativo os quatro desarmes sofridos e os nove mais controlos de bola.

St. Juste 6.1

Bem no passe, com 62 completos em 65, o neerlandês completou os oito passes longos que realizou e acumulou sete acções defensivas.

Diomande 5.9

No eixo da tripla de centrais, no lugar de Coates (começou no banco), o jovem defesa acertou 66 de 71 passes, fez sete recuperações de posse e subiu para ganhar dois de três duelos aéreos ofensivos.

Hjulmand 5.8

Jogo difícil para o dinamarquês, que foi driblado três vezes e somou somente cinco acções defensivas.

Gonçalo Inácio 5.7

O central Dono do máximo de passes certos (89) e realizados (102), realizou nove passes progressivos, acumulou o máximo de acções com bola (120), fez sete recuperações de posse e três bloqueios de passe/cruzamento. Pecou nos passes de risco falhados (7).

Pedro Gonçalves 3.5

Excelente na movimentação, mal na definição. “Pote” desperdiçou três ocasiões flagrantes, embora uma com notória falta de sorte.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.