Omês de Novembro voltou a ser de pausa para compromissos internacionais, com duas jornadas de Liga (três no caso da Segunda) pinceladas com jogos de Taças e competições europeias. Feitas as contas do RTG, há novas lideranças nas classificações gerais dos dois campeonatos e dois novos vencedores mensais esta temporada.
Primeira Liga: Seabra (re)encontrou a sua Praia
Vasco Seabra já tinha tido uma passagem pelo Estoril, na altura como técnico dos sub-23, e quatro clubes depois, acabou por voltar ao clube da Linha. O início dificilmente poderia ter sido melhor e, em Novembro, foram três vitórias em três jogos, tirando o clube dos lugares de despromoção. O triunfo no Dragão foi, sem dúvida, o momento de maior destaque, vitória que lhe valeu 371 dos 697 pontos com que fechou o mês, mas houve também goleada ao Casa Pia e vitória na Taça, frente ao Mafra.
Na segunda posição ficou Rui Borges, o novo líder da classificação geral como melhor treinador da Primeira Liga até ao momento. O Moreirense ocupa um surpreendente 5º lugar ao fim de 11 jornadas e venceu os dois jogos que fez em Novembro, contra Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora. Rui Borges subiu cinco lugares na classificação RTG e destronou Petit no topo.
A terceira posição de Novembro foi para José Mota. Também ele venceu os dois jogos que fez para o campeonato, mas a derrota para a Taça da Liga acabou por lhe tirar uns pontinhos que fizeram a diferença em relação a Rui Borges. Ainda assim, o experiente treinador subiu oito lugares na classificação acumulada, ocupando agora a 7ª posição, a mesma que no campeonato.
O já referido Petit teve a pior pontuação do mês, com 537 pontos negativos, e caiu com estrondo da primeira para a sexta posição. A derrota em casa com o Farense foi o ponto mais negativo.
Segunda Liga: Rui Ferreira, o invicto
Na Segunda Liga, o destaque vai para o treinador do Torreense, Rui Ferreira. A equipa de Torres Vedras não perdeu nenhum dos quatro jogos que fez em Novembro e somou duas vitórias fora de casa, frente ao Tondela e ao candidato Marítimo. Rui Ferreira vai fazendo um bom trabalho depois da passagem pelo Feirense, e já é segundo na classificação acumulada, apenas atrás do novo líder.
Tiago Margarido vai de vento em pôpa com o seu Nacional e, não só lidera o campeonato, como lidera o RTG e eliminou o Casa Pia da Taça de Portugal. Já leva mais de 600 pontos de avançado do segundo, recordando que o Nacional terminou a temporada passada na 14ª posição.
Eis o resumo do RTG de Novembro:
Nota metodológica: O RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) mede o desempenho dos treinadores à luz das probabilidades (odds) médias atribuídas pelo mercado de apostas a cada jogo oficial disputado, nas provas nacionais e internacionais em disputa. Para mais informações confira a explicação introdutória dada aquando do lançamento deste ranking, em 2015, neste link.