A Turquia é a segunda classificada do Grupo F, ficando atrás de Portugal, mas com os mesmos seis pontos. Os turcos, porém, sentiram dificuldades para bater uma Chéquia que se viu reduzida a dez elementos logo aos 20 minutos. Os golos só surgiram na segunda parte, primeiro pela Turquia, depois pelos checos, e novamente pelos turcos à beira do fim. Chéquia vai para casa.
Adeus checo
Os turcos dominaram o primeiro tempo, muito por culpa da expulsão do checo Antonín Barák, que viu dois amarelos nos primeiros 20 minutos. Com mais bola e mais remates, porém a Turquia não enquadrou disparos na primeira parte e a Chéquia até conseguiu ser mais perigosa. No segundo tempo, Hakan Çalhanoğlu abriu o activo, mas 15 minutos volvidos, e mesmo com dez, Tomáš Souček empatou, um golo que, contudo, não evitava o adeus checo ao EURO 2024. Mesmo no fim, Cenk Tosun fez o 2-1. Agora nos oitavos-de-final, a Turquia vai defrontar a Áustria, no dia 2 de Julho.
[ Turquia naturalmente com mais ligações de passe ]
O Jogo em 5 Factos
Mais um mínimo de acções – Horas antes, Eslováquia e Roménia haviam fixado um novo mínimo de acções com bola (1074). Chéquia e Turquia pediram que lhes segurassem as cervejas e fizeram ainda “pior”, com apenas 1051. Os checos realizaram somente 376, novo mínimo.
O jogo mais indisciplinado – Ainda na senda das más notícias, este foi o jogo com mais cartões mostrados, nada menos que 12, mais quatro que o Geórgia-… Chéquia.
Sem qualidade no passe – A Chéquia disse adeus ao EURO sendo dona, nesta altura, dois dois registos mais baixos de passes certos num jogo. Havia alcançado 152 ante Portugal e agora, com menos um jogador, não passou dos 143.
Chuveirinho checo – A perder e a precisar de ganhar, a Chéquia acumulou 12 cruzamentos de bola corrida e participou em 31 duelos aéreos ofensivos, novo máximo da prova, tendo ganho 52%.
Um lateral muito ofensivo – O lateral-esquerdo turco, somou nada menos que sete conduções progressivas, três super progressivas, foi carregado quatro vezes em falta e realizou cinco passes para finalização. Terminou com um rating de 6.8.
MVP GoalPoint: Alper Yılmaz
O atacante turco não marcou, nem assistiu, mas foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.4. Yilmaz enquadrou os seus dois remates, fez dois passes para finalização e dois de ruptura, ganhou dez de 13 duelos, entre eles seis de dez duelos aéreos.