O que esperar do futuro de Lionel Messi no Inter Miami

-

Lionel Messi vai jogar para o Inter Miami, na Major League Soccer, a liga norte-americana de futebol profissional. Saiba o que podemos esperar do futuro do campeão.

Lionel Messi, incompatibilizado com os adeptos e a direção do Paris Saint-Germain, abraçou um novo desafio do outro lado do Atlântico, mas longe da sua Argentina natal. O campeão do mundo vai jogar no Inter Miami, na Major League Soccer (MLS), o campeonato de futebol profissional dos Estados Unidos. O que esperar de Messi nos próximos tempos, neste contexto de “reforma dourada” a que os campeonatos extra europeus com músculo financeiro são associados?

Candidato ao título? Por agora, não

A temporada desportiva da MLS coincide com o ano civil, como acontece na NBA e ao contrário do futebol europeu. Isso significa que o caminho do Inter Miami esta época já está, em grande parte, percorrido.

Acontece que o novo clube de Messi encontra-se, no momento em que este artigo é redigido, no último lugar da Conferência Este do futebol profissional norte-americano, com apenas cinco vitórias em 21 jogos. As odds da Betano Portugal para o vencedor do campeonato são claras; é praticamente impossível a Messi vir a ser campeão da MLS esta temporada.

Mas a aventura americana de “La Pulga” está apenas no início.

Inter Miami: saiba mais sobre o clube de… David Beckham!

O Inter Miami é um dos projetos empresariais de David Beckham, um dos melhores futebolistas ingleses de todos os tempos e uma das maiores estrelas do futebol mundial na viragem do milénio, contemporâneo de Luís Figo e Ronaldo “Fenómeno”.

Fundado em 2018, o Inter Miami começou a participar na MLS em 2020, tendo Beckham como presidente, fundador e um dos sócios acionistas. Nas duas primeiras épocas (2020 e 2021) terminou em 10.º e 11.º da Conferência Este, mas na época passada terminou no 6.º lugar e qualificou-se para os playoffs, perdendo contra o New York City FC por 3-0.

Foi neste clube que o compatriota de Messi, Gonzalo Higuaín, terminou a carreira, apontando 29 golos nas temporadas de 21 e 22.

A temporada atual é, portanto, um retrocesso relativamente ao curto percurso histórico do clube; espera-se que Messi venha ajudar a inverter a tendência e a projetar o Inter Miami para os primeiros lugares da tabela nos próximos tempos.

O poder da marca Messi é grande, mas certamente que Beckham e os seus sócios não quereriam avançar para esta contratação se o argentino não estivesse disposto a fazer o que faz melhor.

Quais os verdadeiros objetivos de Lionel Messi?

A escolha de Messi contrasta vivamente com a de Cristiano Ronaldo, que optou pela Arábia Saudita. A Forbes referiu que o salário do campeão do mundo estará entre os 50 e os 60 milhões de dólares por época. É bastante inferior aos 220 milhões de dólares (sensivelmente) que CR7 auferirá por época no Al-Nassr.

Contudo, é provável que não seja o dinheiro a mover o argentino. Não só porque não deixa de ser regiamente pago (de longe o mais bem pago na MLS), mas também porque a perspetiva global será diferente.

Especula-se que Ronaldo esteja a “amealhar” não apenas pelo prestígio de ter mais um contrato milionário, mas também para futuras aventuras empresariais, como a compra de um grande clube de futebol – o próprio já aventou esta possibilidade.

No caso de Messi não se conhecem ambições semelhantes. Assim, é provável que tenha preferido simplesmente aliar o clima tropical da Florida americana à menor exigência de jogar num campeonato do calibre da MLS. Quiçá, num futebol menos pressionante e menos duro do ponto de vista defensivo e tático, os seus talentos naturais tenham mais espaço para se mostrar.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected].