O ano de 2023 acabou com um Jogador do Mês de Dezembro fora do âmbito dos “grandes” do futebol luso. Muitos são os craques dos principais candidatos ao título a levarem para casa os galardões mensais que o algoritmo do Antunes sustenta, mas desta feita foi uma das estrelas do sensacional Vitória SC a destacar-se dos demais. Trata-se de Tiago Silva, médio que está já a entrar na “pré-veterania”, mas que arrasou a concorrência. Este é o terceiro jogador dos vimaranenses a ser distinguido mensalmente, depois de Douglas de Jesus em Novembro de 2018 e Ricardo Quaresma em Janeiro de 2021, e sucede ao bracarense Simon Banza, que brilhou em Outubro/Novembro com exactamente o mesmo rating.
O período em análise vai da jornada 12 à 15 do campeonato português e compreende apenas jogadores que disputaram mais de 240 minutos. O jogador dos minhotos fechou Dezembro com um GoalPoint Rating de 7.59. A luta, porém, até foi renhida, mas disso falaremos no XI do mês.
Nestas quatro rondas em análise, Tiago Silva marcou dois golos, ambos de grande penalidade, e fez uma assistência – contribuiu para 60% dos golos da sua equipa consigo em campo -, assumindo um protagonismo crescente no futebol vitoriano, com qualidade a servir os companheiros de equipa, mas também no drible e nos duelos individuais (ganhou 20 de 30), nunca virando a cara à luta e aplicando grande inteligência na forma como lê o jogo.
Um médio-centro por excelência, mas que se adapta também a funções mais defensivas no “miolo”, Tiago registou uma média de 2,6 passes para finalização por 90 minutos, tendo sido o sexto jogador da Liga neste período, e o terceiro médio, com melhor eficácia de passe (91,3%). Também no drible esteve imparável. Todas as suas seis tentativas de ultrapassar adversários tiveram sucesso, sendo o único jogador com mais de cinco com total aproveitamento destes lances.
Um pouco por todo o lado
[ Acções defensivas (à esquerda), dribles e passes para finalização (à direita) de Tiago Silva em Dezembro ]
As acções defensivas (mapa de cima à esquerda) mostram um jogador que organiza o jogo da sua equipa, mas que recua bastante para ajudar nas tarefas defensivas, registando apreciáveis 1,9 desarmes e 1,9 intercepções a cada 90 minutos, mas também 7,8 recuperações de posse.
Duas vezes melhor em campo
Em crescendo. Foi assim que Tiago Silva viveu o mês de Dezembro. Nos dois primeiros jogos conseguiu exibições bem positivas, com GoalPoint Ratings de 6.1 e 6.2 e destaque para 100% de acerto nos 29 passes que realizou na recepção ao Sporting, jogo no qual também marcou um golo, de penálti. Mas a seguir veio ainda melhor.
No empate 1-1 no Bessa, com o Boavista, Tiago foi o melhor em campo, com 7.0, uma assistência em quatro passes para finalização e terminou o ano com uma grande partida, 7.6 e o tento decisivo frente ao Rio Ave, além de mais três dribles completos.
Uma época para recordar
O médio vimaranense está a realizar uma época extremamente regular, como se pode constatar no statscard acima (já com os dados do empate 1-1 em Braga, este sábado). Com três golos e quatro assistências em 13 jogos e 896 minutos na Primeira Liga, está em todo o lado no terreno (constatável no heatmap), organiza jogo, dribla, defende. Em suma, o cérebro de quase todo o futebol da formação da Cidade Berço.
Parabéns Tiago Silva!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga eleitos no passado.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.