O XI GoalPoint de Fevereiro 2023 da Liga bwin

-

O mês de Fevereiro baralhou um pouco as contas do nosso Antunes para o “onze” mensal, com jogos antecipados e outros adiados, como foram os casos do Paços de Ferreira-Benfica e do Estoril Praia-Boavista. Porém, nada que impedisse uma equipa recheada de estrelas, com João Mário a cotar-se como o Jogador GoalPoint de Fevereiro, mas com uma concorrência apertada, que quase retirava o benfiquista da liderança.

O “onze” que se segue foi elaborado com os melhores ratings entre as jornadas 19 e 22 e apenas entre futebolistas que cumpriram mais de 240 minutos – excepto nos casos de jogos antecipados ou adiados.

O XI de Fevereiro de 2023 da Liga bwin

GoalPoint-Onze-Mês-Fevereiro-Liga-Bwin-1-202223-infog

Bruno Varela 6.94

O guardião acompanhou a subida de forma dos vimaranenses na Liga, atravessando a melhor fase da época. Bruno Varela é o nosso guarda-redes de Fevereiro, período no qual esteve muito forte entre os postes, registando a percentagem mais elevada de remates enquadrados defendidos (92,3%) e de remates enquadrados na área travados (87,5%). E foi ainda o guardião com maior percentagem de golos evitados (42,2%), correspondendo a 3,7 tentos (defesas – xSaves).

Alexandre Penetra 6.49

Também o Famalicão realizou um mês em crescendo e isso reflecte-se na presença de dois dos seus jogadores neste “onze”. Um deles é Alexandre Penetra, o lateral-direito que nesta fase fez um golo, foi o quarto lateral em eficácia de passe (81,7%) e o segundo com mais desarmes (17).

Paulo Oliveira 6.42

Boa época está a fazer Paulo Oliveira pelo Braga. O central foi líder em intercepções (12) durante o mês passado e esteve muito bem no passe, sendo, com João Basso, do Arouca, o recordista do mês em passes progressivos, nada menos que 24, e um dos terceiros em passes super progressivos (4).

Gonçalo Inácio 6.70 

O melhor central do mês. O “leão” foi um dos jogadores que realizaram duas assistências nesta fase, sendo o único central a fazê-lo. Defensivamente o destaque vai para os nove desarmes realizados, terceiro registo entre centrais, e para o facto de ter sido o terceiro da posição com menor percentagem de desarmes falhados, somente 18,2%. Prova de fiabilidade.

Nuno Santos 6.65

O ala leonino tem vivido alguns altos e baixos nesta fase da temporada, ainda assim nada que lhe roube o lugar no lado esquerdo da defesa deste “onze”. Nuno Santos fez um golo e uma assistência em Fevereiro, foi o lateral com mais acções com bola nas áreas contrárias (11), com mais remates (8, todos de bola corrida), o terceiro em acções defensivas no meio-campo contrário (8) e o segundo em intercepções (9).

Santiago Colombatto 6.64

Um dos destaques da época no Famalicão. O médio argentino é garante de trabalho defensivo e integra-se muito bem nos momentos de ataque, tendo registado uma assistência nestas quatro rondas e o máximo (a par de Tiago Gouveira, do Estoril Praia) de passes para finalização entre todas as posições, nada menos que 11.

Alan Ruiz 7.08

O nome que mais perto esteve de destronar João Mário como Jogador do mês. O médio do Arouca renasceu neste seu regresso a Portugal e está em grande forma, tendo feito um golo em Fevereiro – e que golo, na vitória caseira ante o Famalicão. Ruiz foi o médio mais rematador da Liga neste período, sexto entre todas as posições, com 13 disparos.

João Mário 7.10 MVP mensal 👑

E aqui está, o homem do momento, João Mário, Jogador GoalPoint do Mês de Fevereiro. Artigo dedicado neste link.

GoalPoint-João Mário-POM-Fevereiro-2023-2-infog

Pedro Gonçalves 6.82

Aos poucos, o marcador máximo da Liga em 2020/21 está a voltar aos melhores momentos, mesmo que agora ocupando a sua antiga posição de número “8”, mais recuado no terreno, ainda que mudando para zonas mais adiantadas em diversos momentos. “Pote” tem jogado muito e foi um dos jogadores que, em Fevereiro, fizeram dois golos, mas o tal recuo contribuiu para que fosse o segundo médio, atrás do vila-condense Guga, com mais desarmes, nada menos que 13, sendo o sexto entre todas as posições.

David Neres 6.86 

Recuperado dos problemas físicos, o jogador do Benfica tem vindo a crescer aos poucos e o seu impacto no futebol benfiquista tem sido grande nesta fase. Neres – que tal como João Mário entra no critério de mais de 180 minutos, devido ao jogo antecipado do Benfica – fez duas assistências em Fevereiro, fruto de ter sido o segundo jogador da Liga com mais passes para finalização por 90 minutos, nada menos que 3,3, e foi o que mais ocasiões flagrantes criou (1,9).

Alisson Safira 6.93

O “onze” começou e acaba com um jogador do Vitória minhoto. Safira tem estado em grande forma, como se viu no dérbi com o Braga, no qual marcou um golo e sofreu falta para penálti. Em Fevereiro o atacante fez dois tentos, contribuindo para 50% dos golos apontados pela sua equipa consigo em campo, e foi o segundo ponta-de-lança com melhor taxa de conversão de remates em golo (40%).

Menções honrosas

Gonçalo Guedes (Benfica) 7.03

Os 148 minutos disputados pelo reforço de Inverno do Benfica não lhe permitem entrar no “onze”, mas rating para isso tinha.

Alexander Bah (Benfica) 7.02

Outro caso em que o tempo de utilização impede a entrada de um benfiquista. Bah (178) ficou a dois minutos de ocupar a vaga do lado direito, num mês em que marcou um golo.

Gonçalo Ramos (Benfica) 6.92

O atacante “encarnado” esteve lesionado algum tempo, pelo que só completou 157 minutos no mês findo, no qual fez também um golo.

Francisco Trincão (Sporting) 6.85

O tento que marcou na derradeira jornada de Fevereiro deixam água na boca para as próximas rondas. Mais uma vez, os minutos impedem-no de integrar o “onze”, tendo, também ele, apontado um golo neste período.

Hidemasa Morita (Sporting) 6.84

O mesmo acontece com Morita, que caso tivesse jogado mais (esteve lesionado) teria roubado o lugar a Colombatto.

Kosuke Nakamura (Portimonense) 6.72

O guardião do Portimonense, titular nos 33 Magníficos da primeira volta, fica de fora da equipa de Fevereiro apenas porque Bruno Varela esteve uns furos acima.

Adrián Butzke (Paços de Ferreira) 6.66

O atacante espanhol tem sido importante na subida de forma do Paços de Ferreira, que volta a acreditar na possibilidade de manutenção. Butzke fez dois golos em Fevereiro, mas viu-se tapado por Safira e Neres.

Tomás Araújo (Gil Vicente) 6.40

Grande época está a fazer o central emprestado pelo Benfica ao Gil Vicente, tendo sido mesmo o MVP no triunfo minhoto no Dragão. Só a concorrência forte ao lugar o impedem de entrar no “onze”.

Parabéns aos eleitos!
Descobre os anteriores “onzes” do mês GoalPoint neste link.

Nota metodológica: O “onze” foi elaborado de acordo com o GoalPoint Rating médio dos jogadores que cumpriram mais de 240 minutos na Liga bwin, no período em questão, excepto nos casos de jogos antecipados ou adiados.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.