Fevereiro trouxe uma alteração à tendência da época no que toca aos prémios mensais. Nos quatro destaques anteriores, apenas por uma vez, em Agosto (Simon Banza), não foi um jogador do Porto o distinguido, com Mehdi Taremi a brilhar em Setembro e Otávio Monteiro a dominar em Outubro/Novembro e Dezembro/Janeiro. Pela primeira vez na Liga bwin 2022/23, o Jogador do Mês joga no líder Benfica e o nome não surpreende ninguém: João Mário. O médio foi o melhor neste período, assentando grande parte do seu sucesso nos golos que marcou, mas também nos que deu a marcar, com algumas outras variáveis em que esteve em destaque.
Ainda assim, a distância para os concorrentes directos foi curta, algo que mostraremos aquando da revelação do “onze” do mês. Até lá, fique a saber os números que destacam o médio-ofensivo benfiquista como o melhor GoalPoint Rating das últimas quatro jornadas, entre a 19ª e a 22ª – só jogadores com mais de 240 minutos disputados, excepto no caso de clubes envolvidos em jogos antecipados ou adiados, como foi o caso de João Mário.
[ O resumo da folha de serviço de João Mário no período em análise ]
O Benfica antecipou o jogo da 20ª jornada com o Paços de Ferreira para 26 de Janeiro, pelo que essa ronda, integrada nas contas do primeiro mês do ano, não entra nestas. Assim, João Mário esteve abrangido por um critério de mais de 180 minutos, algo que não impediu a sua distinção, com um rating de 7.10.
O jogador foi fundamental na sequência de vitórias da “águia”, tendo contributo directo para golos em todas elas. Ao todo, o internacional luso marcou quatro golos em Fevereiro, aumentando assim para 14 o pecúlio da época, o que faz dele, antes da 23ª jornada, o melhor marcador da prova. Além disso fez duas assistências, sendo um de nove jogadores que partilham o máximo deste período.
[ Os 14 golos de João Mário na Liga bwin 2022/23… alguns sobrepostos ]
Um médio-ofensivo por excelência nas mãos de Roger Schmidt, João Mário aproveita a sua inteligência táctica para percorrer os principais canais de ataque e ocupar os espaços bem, embora seja notório que é pelo flanco direito, e por vezes pelo esquerdo, que tem actuado na maior parte das vezes, integrando-se depois como poucos nas áreas contrárias. No mapa em baixo à direita nota-se bem as zonas onde João Mário mais tem realizado conduções aproximativas (linhas tracejadas) e tentado dribles (triângulos azuis), quase sempre nos flancos.
[ Os passes para finalização (à esquerda), as ocasiões flagrantes criadas e as conduções progressivas/dribles/faltas sofridas ]
Entre futebolistas com mais de 180 minutos disputados, João Mário foi, em Fevereiro, o segundo benfiquista em passes para finalização por 90 minutos (2,4), o sétimo entre todos os jogadores da Liga, o terceiro das “águias” em flagrantes criadas (0,7), nono do campeonato, e o líder incontestado da competição nos passes ofensivos valiosos, nada menos que 9,4.
Além dos golos que marca e dá a marcar, o passe é, precisamente, uma das valências em que o médio mais se tem destacado na Liga, e em concreto em Fevereiro. Neste mês foi o segundo jogador da Liga com melhor eficácia nas entregas, nada menos que 91,8% de acerto, ficando apenas atrás do seu colega de equipa, o renascido Chiquinho, mas por muito pouco (89,9%).
[ As acções defensivas (à esquerda) e recuperações de posse de João Mário nesta Liga ]
João Mário é um jogador polivalente, que já no passado actuou a número “8”, e até, embora raras vezes, a “6”, pelo que sabe realizar acções defensivas. Entre jogadores do Benfica é o que tem melhor média de acções defensivas no meio-campo contrário (2,4), sendo que dispara para o segundo valor mais alto da Liga destas acções no terço intermédio (2,0). E no mês em análise chegou a uma média de 8,4 recuperações de posse por 90 minutos.
Os statscards de João Mário em Fevereiro
Se o encontro ante o Paços de Ferreira tivesse decorrido em Fevereiro, teriam sido dois os jogos em que João Mário foi MVP. Como tal não aconteceu, apenas um jogo dos três tem o médio como melhor em campo. Foi no triunfo caseiro do Benfica sobre o Casa Pia por 3-0, jogo no qual teve participação directa em todos os tentos “encarnados”, com dois golos e uma assistência e um rating de grande nível.
A sua participação foi menos vistosa na recepção ao Boavista, ainda assim fez um golo e apresentou bons números, sendo a sua nota é mais baixa devido ao penálti que desperdiçou. No última ronda do mês, abriu o activo ante o Vizela, voltou a mostrar qualidade no passe e uma grande entrega aos momentos defensivos.
[ Um dos dois golos de João Mário ao Casa Pia, na 19ª jornada ]
Como um relógio suíço
[ O StatsCard de João Mário na Liga bwin 22/23 até agora ]
Estes são os números essenciais (e impressionantes) de João Mário na época 2022/23 da Liga bwin. São 14 golos e mais cinco assistências e só em Fevereiro foram quatro tentos e dois passes para golo. Rematador, o médio é uma fonte de serviço para os avançados, integra-se na área como poucos da sua posição e contribui para os equilíbrios defensivos da formação líder do campeonato. A continuar assim estará na corrida para o MVP da época.
Parabéns João!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga bwin.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.