Os Melhores da Liga NOS 2017/18 👑

-

2. Ricardo Pereira, coração de “dragão”, o melhor português

O melhor jogador luso do campeonato é do FC Porto. Trata-se de Ricardo Pereira, lateral-direito que regressou esta temporada aos “dragões” para arrasar por completo no seu flanco, quer como defesa, ou como médio, embora tenha sido no sector mais recuado que deixou uma marca mais vincada do seu futebol. A defender ou a atacar, Ricardo foi sempre extremamente competente, demonstrando uma regularidade assinalável, ao ponto de ser uma das pedras fundamentais da conquista do título por parte da equipa de Sérgio Conceição. No global, foi o quarto melhor jogador da Liga NOS.

GoalPoint-Melhor-Jogador-Português-Liga-NOS-201718-Ricardo-Pereira-Porto-infog
Clique para ampliar

Para se ter uma ideia da importância de Ricardo Pereira na equipa portista, de realçar o facto de ter sido o segundo atleta dos “dragões” com mais ocasiões flagrantes criadas, 14 (0,56 por 90 minutos, o quarto valor mais alto da Liga), atrás apenas das 17 de Alex Telles (0,58). O jogador com mais destas acções na Liga foi o bracarense Jefferson, com 18 (0,69). E registou quatro assistências, para além de ser o defesa com mais dribles completos em toda a Liga, nada menos que 51. No entanto, a sua influência é transversal a todo o futebol portista.

A defender, Ricardo também mostrou imensa qualidade. No que toca aos totais da Liga, o “dragão” somou 99 desarmes, sendo o terceiro jogador com valores absolutos e por 90 minutos (3,93) mais altos, atrás dos 124 (3,94) do maritimista Bebeto e das 101 do benfiquista Fejsa (que, porém, regista “apenas” 3,80 por 90 minutos). Na influência global, o jogador surge mesmo como o quarto jogador com mais acções com bola por 90 minutos (79,4) em toda a Liga, como pode conferir na peça de “20 tops” individuais.

Ao longo de 2017/18, Ricardo Pereira foi por duas vezes eleito Jogador do Mês, em Outubro/Novembro e em Abril, nas quatro vezes em que integrou os “onzes” do mês. E foi, por meio do nosso GoalPoint Rating, eleito quatro vezes o melhor em campo nas partidas do Porto, integrando o “onze” da jornada em seis ocasiões.

GoalPoint-Porto-Pacos-LIGA-NOS-201718-MVP
Clique para ampliar

O rating de 9.4, à nona jornada, na goleada portista ao Paços de Ferreira, foi o ponto alto de uma temporada para recordar de Ricardo Perreira, sendo a terceira nota mais alta de 2017/18. Nessa partida, o lateral fez um golo, duas assistências, criou três ocasiões flagrantes em quatro passes para finalização e ainda somou quatro desarmes.

Na próxima página: O Jogador do Ano

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.