Os Melhores da Liga NOS 2019/20 👑

-

Fim de festa na Liga NOS 2019/20, tempo de balanços e análises ao que ficou para trás, às equipas e aos protagonistas da bola, os jogadores. Longos foram os meses até à conclusão do campeonato, por força da paragem devido ao Covid-19, e durante as 34 jornadas, muitos foram os jogadores que deixaram uma marca forte, pelos seus desempenhos acima da média. É para os melhores da época na Liga portuguesa que olhamos agora, em três categorias, tal como aconteceu na época passada.

Assim, vamos revelar neste artigo o Melhor Jogador GoalPoint Liga NOS 19/20 escolhido entre os que disputaram pelo menos dois terços do tempo de jogo da Liga (mais de 2040 minutos). Vamos destacar, igualmente, o jogador que obteve o melhor GoalPoint Rating médio em pelo menos metade do tempo de jogo (1530 minutos) o mesmo critério pelo qual anunciaremos os habituais melhores 33 jogadores da Liga. Porém, iremos iniciar esta análise pelo o Jogador Revelação, definido pelo melhor rating atribuído a um jogador que tenha disputado a Liga NOS pela primeira vez na sua carreira.

🔗 Recorda os eleitos GoalPoint para Melhor Jogador, Melhor Rating e Revelação da Liga NOS 18/19

Vamos aos detalhes do que fizeram estes três jogadores, a começar por um homem que foi “rei” do drible na Liga NOS 2019/20.

Revelação: Edwards, o “mini Messi” inglês

“Quem?” Terá perguntado, provavelmente, a maioria dos adeptos portugueses quando o Vitória de Guimarães foi buscar este jovem extremo inglês, na altura com apenas 20 anos de idade. E no entanto, finda a época qualquer adepto informado de um dos “grandes” gostaria de o ver dar o salto para o seu clube. Marcus Edwards fez a sua formação no Tottenham, com passagens breves, por empréstimo, pelo Norwich City em 17/18, onde fez somente um jogo no Championship, e em 18/19 pelos holandeses do Excelsior. Os “spurs” libertaram o jogador que, no seu país, chegou a ser chamado de “mini Messi”. Os vimaranenses (mais propriamente Carlos Freitas) aproveitaram e contrataram esta promessa, e rapidamente confirmaram o bom negócio.

GoalPoint-Jogador-Revelacao-Liga-NOS-201920-Marcus-Edwards-Vitória-Guimarães-infog
Clique para ampliar

Velocidade, imprevisibilidade, espontaneidade, grande capacidade de drible e faro pelo golo. Foram estas as características que saltaram desde logo à vista nos primeiros jogos de Edwards pelo Vitória e, passado quase um ano, os seus números sustentam quem se entusiasmou com este talento, sendo, para o GoalPoint, o Jogador Revelação da Liga 2019/20, com o GoalPoint Rating mais alto – 6.52 – dos jogadores em estreia no campeonato português e com mais de metade dos minutos jogados (1530).

Edwards terminou a temporada como o terceiro jogador do Vitória mais utilizado na Liga NOS, com 2096 minutos distribuídos por 26 jogos, nos quais fez sete golos e cinco assistências. Mas o valor que o inglês emprestou aos vimaranenses não se limita a estas participações directas em tentos minhotos – foi, aliás, o segundo jogador vitoriano com mais acções para golo, apenas atrás das 13 de Bruno Duarte.

O inglês foi o jogador da Liga portuguesa com mais tentativas de drible (159) e com mais dribles completos acumulados, nada menos que 89 – o segundo foi o maritimista Nanu, com 77 -, correspondendo a uma eficácia de 56% e a 3,82 por 90 minutos. E no último terço do terreno o perigoso Marcus também causou o pânico, tendo sido o jogador com mais tentativas de drible por 90 minutos nesta zona (4,90), e com mais dribles completos (2,32). Esta é a imagem de marca do extremo, que não tem pejo em tentar ultrapassar diversos jogadores em fintas e simulações de corpo que deixam os adversários pregados ao relvado. Ou então há uma solução, derrubá-lo em falta. Edwards foi o terceiro jogador que mais faltas sofreu no último terço do terreno, nada menos que 28, atrás das 32 de Otávio Monteiro, do FC Porto, e das 31 de Mehdi Taremi, do Rio Ave.

Diversos foram os jogos em que Edwards brilhou intensamente, como no Vitória-Portimonense, da 13ª jornada. Mas foi na 20ª que esteve a um nível mais elevado, apesar de não ter sido o MVP dessa partida.

GoalPoint-Famalicão-Vitória-SC-Liga-NOS-201920-2-MVP
Clique para ampliar

Os vimaranenses foram a Famalicão arrancar a maior goleada que se registou esta época, um 7-0 a fazer lembrar tempos idos. João Carlos Teixeira, com um rating de 9.5, foi o melhor em campo, mas Edwards não lhe ficou muito atrás, com um 9.0 que reflectiu dois golos, em dois remates que fez enquadrados (num total de quatro). O inglês ainda acertou uma vez no poste, criou uma ocasião flagrante, fez um passe de ruptura e completou duas de quatro tentativas de drible. Com exibições destas não espantam os quatro prémios MVP da época e as cinco presenças nos “onzes” da jornada.

Veja, em baixo, um dos dois golos que Edwards marcou nesse jogo ao Famalicão

Na próxima página: o Melhor GoalPoint Rating

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR