A Liga NOS 18/19 terminou, pelo que é hora de revelar os melhores segundo os critérios GoalPoint. Se no ano passado anunciámos o jogador revelação, o melhor português e o Jogador do Ano GoalPoint Liga NOS (cujos vencedores pode recordar neste link), desta feita o sortido sofre ligeira alteração metodológica, logo à partida porque todos os destacados partilham a mesma nacionalidade, a portuguesa.

Este ano distinguimos como habitualmente o Melhor Jogador GoalPoint Liga NOS 18/19 escolhido entre os jogadores que disputaram pelo menos dois terços do tempo de jogo da Liga (mais de 2040 minutos), bem como o jogador que obteve o melhor GoalPoint Rating médio em pelo menos metade do tempo de jogo (1530 minutos) – o mesmo critério pelo qual anunciaremos os habituais melhores 33 jogadores da Liga. Por fim nomeamos também o Jogador Revelação, definido pelo melhor rating atribuído a um jogador que tenha disputado a Liga pela primeira vez na sua carreira.

Terminado o enquadramento metodológico, avançamos sem demoras para os “craques” do ano nas três categorias propostas.

Revelação: João, a Félix aposta de Lage

O seu talento nas camadas jovens do Benfica era sobejamente conhecido, pelo que a subida ao plantel principal no arranque da época só apanhou desprevenidos os menos informados. Rui Vitória lançou-o em alguns jogos – marcando inclusive ao Sporting – deixando os primeiros sinais típicos de um jogador de grande futuro. Só que poucos terão pensado que esse futuro chegaria tão depressa. Com Bruno Lage, o jovem assumiu a titularidade indiscutível na frente de ataque, numa dupla de sucesso com Haris Seferovic, tornando-se numa das figuras da equipa e do campeonato, com excelentes exibições e golos, alguns verdadeiramente decisivos.

GoalPoint-Jogador-Revelacao-Liga-NOS-201819-Joao-Felix-Benfica-infog
Clique para ampliar

O avançado terminou a época com o quinto rating mais elevado entre todos os jogadores com mais de 1530 minutos de utilização, sendo o melhor estreante, à frente de Éder Militão, do FC Porto – sétimo melhor rating da prova. O futebol de Félix pauta-se pela excelente técnica individual, controlo de bola, capacidade de ler o jogo e antecipar as jogadas, ocupação dos espaços vazios e frieza nos momentos de finalização, algo que lhe permitiu marcar 15 golos, três deles em jogos cruciais frente aos habituais candidatos ao título – dois fora de casa, em Alvalade e no Dragão. E os números do atacante não mentem.

Com as sete assistências que realizou, João Félix esteve directamente envolvido em 22 golos da formação benfiquista, sendo assim o quarto jogador com mais acções para golo da Liga – algo que ganha maior relevo tendo em conta que a sua utilização apenas se tornou regular a partida da 16ª jornada. Jogador eminentemente de ataque, foi também o quarto com melhor taxa de conversão de remates (entre atletas com um mínimo de 40 tentativas), com 22,4%, atrás dos também benfiquistas Rafa Silva e Seferovic e do “leão” Bas Dost. Mas ninguém foi melhor do que o número 79 das “águias” quando a questão era aproveitar as ocasiões flagrantes de golo (entre os que beneficiaram de um mínimo de dez). Félix fez as redes abanar em 68,8% das vezes em que esteve perante uma oportunidade clara de facturar.

Apenas por uma vez foi premiado com a eleição de melhor em campo, mas ainda assim registou alguns GoalPoint Ratings significativos, sendo que o melhor, um 8.2, aconteceu na recepção ao Marítimo, em partida na qual bisou e fez uma assistência. A consistência na bitola elevada valeu-lhe ainda 13 ratings iguais ou superiores a 6.0, o que é impressionante tendo em conta que só foi titular em 21 jogos.

GoalPoint-Benfica-Marítimo-LIGA-NOS-201819-João-Félix
Clique para ampliar

Destaque, igualmente, para as exibições conseguidas no triunfo benfiquista por 4-2 na visita ao Sporting, na qual o jovem fez um golo e sofreu falta para a grande penalidade convertida por Pizzi. Ou para a prestação no Estádio do Dragão, sendo ele o autor do tento do empate, num jogo que viria a terminar em decisiva vitória para o Benfica – após o golo de Rafa Silva… e também vamos falar dele.

Veja ou reveja o tento de João Félix no Estádio do Dragão, ante o FC Porto:

Na próxima página: o Melhor GoalPoint Rating