Melhor Rating: Trincão, o Merlin dos “guerreiros”
Os 1598 minutos – que fizeram dele o nono jogador mais utilizado no plantel do Sporting de Braga na Liga – não lhe permitem cumprir os dois terços de minutos (mais de 2040) e arrecadar a distinção de Melhor do Ano. Mas o melhor GoalPoint Rating da temporada, um 7.06, ninguém lho tira. Francisco Trincão foi lançado aos poucos por Sá Pinto e “explodiu” com Rúben Amorim, assumindo um protagonismo que nunca mais perdeu nos “guerreiros” do Minho, ao ponto de ter entretanto sido contratado pelo Barcelona, por €35M.
Pelo caminho, três distinções de MVP, cinco presenças nos “onzes” da jornada e Jogador do Mês de Janeiro, então com um incrível rating acumulado de 8.16. Tudo baseado num talento inegável que lhe garantiu golos de belo efeitos e números muito relevantes, ao nível dos melhores da Liga. E isto com apenas 20 anos de idade. Um verdadeiro “mago” entre “guerreiros”.
Um extremo direito puro, Trincão tem, contudo, uma mobilidade e versatilidade que lhe permitem deambular por outros terrenos, sem perder nunca a qualidade, e sempre com os olhos postos na baliza ou em servir os seus companheiros de equipa. Francisco, como já referimos, não foi um indiscutível dos “arsenalistas” desde o arranque do campeonato, mas terminou a Liga com relevantes oito golos e seis assistências. Teve, assim, participação directa em 14 tentos dos minhotos, sendo o quarto jogador de toda a Liga com mais acções para golo por 90 minutos, nada menos que 0,79. Mas o jovem é bem mais do que somente golo, marcado ou assistido.
Trincão foi, no plantel bracarense, o jogador com mais ocasiões flagrantes criadas a cada 90 minutos (0,73), tendo ficado apenas atrás do jogador revelação, Marcus Edwards, entre aqueles que registaram mais dribles eficazes na Liga, nada menos que 3,55, equivalentes a 57,3% de sucesso. Foi também o segundo com mais tentativas de drible no último terço (3,77) e mais êxito nesta zona do terreno (1,86). Entre os extremos, o bracarense foi ainda o segundo com uma maior eficácia nos cruzamentos de bola corrida, tendo acertado 34,9% dos 2,42 tentados, atrás do benfiquista Rafa Silva, que teve sucesso em 45,8% de 1,27 por cada 90 minutos. E foi ainda o terceiro jogador minhoto no registo de passes para finalização, com 1,91.
Como referimos, Trincão foi o Jogador do Mês de Janeiro, e foi precisamente a 29 desse mês que realizou a melhor exibição da temporada quanto a desempenho objectivo. Na visita ao Moreirense, os bracarenses venceram por 2-1 e o jovem arrancou um GoalPoint Rating de 9.2, fruto de uma prestação extraordinária. O novo jogador do Barça fez um golo em dois remates enquadrados (100%), realizou a assistência para o outro tento, criou duas ocasiões flagrantes em dois passes para finalização e um passe de ruptura, e “dinamitou” por completo o último reduto cónego.