O melhor jogo até ao momento deste EURO 2024? Talvez. Turquia e Geórgia presentearam-nos com uma partida de ataque, intensa, veloz, empolgante, com ocasiões e golos de grande categoria. Os turcos acabaram por vencer por 3-1, pois têm mais e melhores argumentos que os georgianos, deixando uma mensagem de aviso a Portugal no Grupo F. Para ver e rever o tento de Arda Güler.
Grande rotação desde o arranque
Jogo electrizante entre duas equipas intensas e com, bons executantes. A Turquia começou melhor, impositiva, atacante e a criar lances de golo. Marcou primeiro, por Mert Müldür (25′), ampliou por Kenan Yıldız, mas este segundo tento foi anulado. A Geórgia foi buscar motivação nesse golo cancelado, reagiu, pegou na iniciativa e empatou num desvio subtil de Georges Mikautadze (32′). E a segunda parte confirmou este como, talvez, o melhor jogo deste EURO 2024, com os turcos a vopltarem à liderança com um golaço de Arda Güler. Já nos descontos, e com o guarda-redes Giorgi Mamardashvili na área contrária, Kerem Aktürkoğlu correu sozinho para a baliza deserta e fixou o 3-1 final.
[ A Turquia jogou no meio-campo georgiano ]
O Jogo em 5 Factos
Jogo com mais ocasiões flagrantes – Um dos “efeitos colaterais” da vertigem que foi este jogo é o número de ocasiões flagrantes que foram surgindo. Ao todo foram 11, mais quatro que o segundo encontro com mais (sete no Polónia-Países Baixos). A Turquia falhou cinco desses lances (máximo), com o benfiquista Orkun Kökçü a “estragar” três.
Mais remates e mais enquadrados – Este jogo teve 36 remates, máximo até ao momento neste EURO, 11 deles com boa direcção, também valor mais alto. A Turquia fixou o registo mais elevado até ao momento (22).
Turcos em linha com o esperado (xG) – A Turquia acumulou 2,7 Expected Goals, o valor mais alto de qualquer selecção até ao momento neste certame, e fizeram três golos. Bate certo.
Demasiadas perdas de posse – Um dos problemas da Geórgia foi as perdas de posse. Só no terço defensivo foram 18, número negativo que mais nenhuma equipa registou até ao momento.
Defender a quanto obrigas – A pressão turca foi intensa e os georgianos foram obrigados a trabalhos extra, contabilizando 75 acções defensivas, também recorde da prova.
MVP GoalPoint: Arda Güler
Tanto que jogou o “puto” do Real Madrid. Arda Güler fez um golo estupendo, candidato a melhor do EURO 2024, e espalhou classe, com duas ocasiões flagrantes criadas em cinco passes para finalização, só três passes falhados em 40 e o título de melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.0.