O que aprendemos na jornada 28 da Liga 23/24

-

A 28ª jornada voltou a confirmar a capacidade invulgar do Sporting em marcar acima dos Golos Esperados (xGoals) e a evitar que outros criem perigo, ampliou a vantagem de Rafik Guitane na arte de serpentear, relembrou a qualidade de Bruma no drible e mostrou um Porto paradoxalmente macio e com tendência para ver cartões escusados.

1. Sporting nos antípodas dos Golos Esperados (xG)

A sobreprodução neste tipo de variável costuma ter oscilações e nem sempre se mantém por longos períodos, mas o Sporting é, desde bem cedo na época, um “case study” no que toca aos Golos Esperados (xG), a favor e contra. O triunfo no dérbi voltou a confirmar a tendência, com os “leões” a marcarem dois golos em apenas um golo esperado. A persistência nesta competência coloca o Sporting entre os melhores a criar mas também entre os mais competentes a evitar Expected Goals.

Nas principais Ligas europeias (Top 5 – Primeira Liga), o emblema de Alvalade mantém-se, por larga margem, como a equipa com mais golos marcados acima dos xG, nada menos que 19 (79 em 59,71), e a quarta com menos xG permitidos por partida, com 0,81, sendo que lidera no campeonato luso.

2. Guitane, a serpente da Liga

O jogo que fechou a ronda 28 não teve golos, mas teve dribladores. Rafik Guitane não foi de modas e voltou a mostrar que é um dos melhores da Liga neste detalhe, ao tentar 13 vezes o drible, com sucesso em oito, máximo da jornada. O argelino é mesmo o jogador com mais dribles eficazes no campeonato, e destacadíssimo. São 90 no total, mais 32 que o segundo, Viktor Gyökeres.

[ Os dribles de Guitane (a azul os eficazes) na Liga 23/24 ]

GoalPoint-Rafik-Guitane-Estoril-Dribles-Primeira-Liga-J28-202324

3. Bruma também serpenteia como poucos

Já o referimos anteriormente, numa peça dedicada ao extremo do Braga. Bruma “só” tem 51 dribles eficazes, mas isso é porque tem menos minutos que Guitane, muito por culpa de uma fase em que esteve de fora por lesão. Na média por 90 minutos, o internacional luso é o que apresenta melhores números, com 3,6, ligeiramente acima de Guitane (3,5) e com 46,8% de eficácia. Na derrota bracarense em casa com o Arouca, Bruma completou sete de 12 tentativas.

[ Os dribles de Bruma (a azul os eficazes) na Liga 23/24 ]

GoalPoint-Bruma-Brama-Dribles-Primeira-Liga-J28-202324

4. Porto suave

Todos somos apreciadores da suavidade de um bom vinho do Porto, mas no que toca à equipa “azul-e-branca”, os seus adeptos (e treinador) talvez não estejam tão satisfeitos com essa característica. Na derrota caseira contra o Vitória SC, a segunda consecutiva na Liga, os “dragões” realizaram apenas seis faltas, cinco no meio-campo adversário. Este foi o registo de infracções mais baixo da época portista.

5. Ó meu amigo, era escusado

Ainda o FC Porto e o desaire com os vimaranenses. O “dragão” terminou o jogo com dez elementos, por expulsão de Pepe, e tornou-se na equipa da Liga com mais cartões vermelhos, nada menos que oito. Pior ainda, os da Invicta tornaram-se na formação das principais Ligas europeias (Top 5 – Primeira Liga) com mais cartões escusados (explicação abaixo): 20.

GoalPoint
GoalPointhttps://goalpoint.pt/
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.