“Outra vez? Têm comissão, só pode!”. O hate vem aí mas é mesmo assim, o Antunes está habituado. Após ter sido o Jogador do Ano GoalPoint de 2021/22, o Jogador do Mês de Outubro/Novembro de 2022 e o Jogador da 1ª volta 2022/23, Otávio Monteiro manteve a bitola e registou o melhor rating parcial dos meses de Dezembro de 2022 e Janeiro de 2023 e contra factos não há argumentos. Os analytics são à prova de clubite, com o médio portista a manter um registo acima de todos os outros na Liga bwin, isto num período em que os “dragões” foram a equipa que mais pontos somou na prova. O rating é sagrado e o mais giro… é que é sempre passível de ser explicado.
OBRIGADO ANTUNES 🙏
Hoje é dia de anunciar o MVP #GoalPointRatings da #Ligabwin 22/23 de Dezembro/Janeiro…
… e o Antunes já tem o destino traçado#RatersGonnaRate #RIPAntunes #JogadorDoMês pic.twitter.com/0BtNqfRwDM— GoalPoint (@_Goalpoint) February 3, 2023
O internacional luso foi o melhor num período que compreende cinco jornadas, da 14ª à 18ª, e entre jogadores que jogaram mais de 300 minutos nesta fase. Otávio terminou com um GoalPoint Rating acumulado de 7.62, um pouco acima de um jogador que, a ganhar, teria causado uma grande surpresa…, mas que seria também merecido. Nome que daremos a conhecer quando anunciarmos o melhor “onze” deste período.
[ A folha de serviço resumida de Otávio, no período em análise ]
Cinco são as jornadas em análise, com a primeira a ser jogada no final de Dezembro, mês que teve uma só ronda do campeonato nacional devido ao Qatar 2022. Até ao final de Janeiro, Otávio esteve em cinco jogos, disputando 420 minutos, e foi sempre o motor do FC Porto, com golos, assistências, uma grande preponderância no passe, em especial para remate e progressivos, e só por uma vez com nota mais tímida.
Sendo um jogador com tanto peso ofensivo quanto defensivo, com qualidade assinalável na construção, não espanta que tenha estado um pouco por todo o lado e nas principais acções dos “azuis-e-brancos”, algo que, aliás, tem sido a sua imagem de marca esta temporada, tal como já o referimos no artigo sobre a primeira volta.
[ Os acções com bola de Otávio entre as jornadas 14 e 18 ]
Esse facto é bem perceptível no mapa acima, que mostra as acções com bola de Otávio nos cinco jogos em análise. O portista foi o segundo médio da Liga bwin com mais acções em termos absolutos (395), atrás de Florentino Luís (397), do Benfica, e líder entre médios ofensivos. Na média por 90 minutos foi o sexto jogador, de todas as posições (84,5), entre os que registaram mais de 300 minutos. Dessas acções, muitas delas foram a servir os colegas, como mostram os números seguintes.
[ Os passes para finalização (à esquerda), passes progressivos (ao centro) e super progressivos (à direita) de Otávio neste período ]
Entre a 14ª e a 18ª jornadas, Otávio acumulou 12 passes para finalização, que é “só” o segundo registo mais alto, atrás dos 15 de Morlaye Sylla, do Arouca, e Guga Rodrigues, do Rio Ave, e quarto em média por 90 minutos (2,6). Desses 12, três foram para ocasião flagrante, o terceiro registo absoluto mais elevado desta fase.
Contudo, o “dragão” não teve rival noutro pormenor das entregas. Otávio terminou este período como líder em passes progressivos – que permitem aproximação à baliza de pelo menos 25% e no mínimo de oito metros -, nada menos que 45, e registou também a média mais alta por 90 minutos (9,6). Igualmente nos passes super progressivos (17) foi o jogador mais dominador, com mais seis que a concorrência e com uma média de 3,6 (máximo entre jogadores com mais de 300 minutos).
[ As acções defensivas de Otávio nestas cinco jornadas ]
Uma das características de Otávio, como já o escrevemos diversas vezes nestas páginas, é a sua entrega ao trabalho defensivo. Entre jogadores com características mais ofensivas, ninguém fez mais desarmes que o portista, nada menos que 13, num total de 23 acções defensivas. Destas últimas, também 13 aconteceram no meio-campo contrário, o quarto valor mais alto, sendo o quinto em média por 90m (2,8) – pode conferir as zonas em que aconteceram no mapa acima.
Três ratings seguidos de 8.0 ou mais? Não é para bebés chorões…
Nestas cinco rondas, Otávio foi MVP em somente um jogo, na recepção (e vitória) do Porto ao Famalicão, na 16ª jornada, e só por uma vez, na visita ao Marítimo, o médio acabou uma partida com rating abaixo de 6.0, com a desculpa de que saiu lesionado ainda cedo, por volta da hora de jogo. Nos três primeiros desafios deste período registou sempre GoalPoint Ratings de 8.0 ou mais elevados, com destaque para o 8.3 precisamente ante o Famalicão.
Os registos mostram dois golos marcados, um ao Arouca e outro ao “Fama”, e outras tantas assistências, também contra o Arouca e na visita ao Vitória de Guimarães. Nestas partidas, importa um olhar mais atento ao encontro com o Casa Pia, que curiosamente terminou empatado sem golos, no único desafio que o Porto não venceu nesta fase. No Jamor, Otávio fez cinco dos seus 12 passes para finalização e 18 dos seus 45 passes progressivos.
[ O tento de Otávio ao Famalicão, na 16ª jornada ]
Mais uma época para recordar
[ O StatsCard de Otávio na Liga bwin 22/23 até agora ]
Este é o retrato da época de Otávio até ao momento na Liga bwin 22/23. Golos, assistências, mas, acima de tudo, muita qualidade no passe, com grande preponderância nas entregas para remate, sem esquecer o excelente trabalho defensivo, como é seu timbre. Um jogador incontornável na estratégia de Sérgio Conceição e que muita falta fará no período em que estará de fora, devido à lesão que contraiu no Funchal (notícias apontam para três semanas de paragem, podendo falhar a visita ao Sporting, a 12 de Fevereiro).
Parabéns Otávio!
Descobre neste link todos os Jogadores do Mês GoalPoint da Liga bwin.
Notas metodológicas:
- O GoalPoint Rating mensal é atribuído com base no desempenho consolidado de cada jogador no somatório dos minutos disputados ao longo do período em análise e não sobre a média de cada rating que lhe é atribuído em cada jogo.
- Os dados estatísticos de cada partida são auditados, até 48 horas após o término do jogo, pela Opta, o nosso provedor e parceiro estatístico. Tal revisão, que visa garantir a qualidade e fiabilidade para fins profissionais (vide mais informação em GoalPoint Pro), tem impacto nos dados de desempenho agregados dos jogadores e, consequentemente, o seu GoalPoint Rating acumulado.